Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Gerenciando TI para o valor do Negócio Contribuição dada pelos investimentos em TI Escolha dos melhores investimentos em TI Construir capacidade TI para entregar e sustentar vantagens competitivas
Geral Dada a maneira em que a TI está relacionada à empresa é crítico que sejam aplicadas práticas sistemáticas quando lidar com funções TI. Métodos estruturados para gerenciamento de TI estão emergindo durante o tempo nesta complexa disciplina.
Capability Maturity Framework (CMF) Ad Hoc Repetível Definido Gerenciado Otimizado
Valores obtidos através de investimentos TI Sugestões???
Valores obtidos através de investimentos TI Automatização e otimização de processos existentes para aumento da produtividade, velocidade ou qualidade Re-engenharia de processos para aumento da produtividade e eficiência Transformar a empresa com novos processos Inserir TI em produtos e serviços oferecendo produtos e serviços melhores e de maior valor
Valor da TI TI não possui valor intrínseco mas acoplada aos processos de negócio pode alcançar impactos dramáticos. Sugestões???
Valor da TI Processamento de informações gerenciais Controles Coordenação Comunicação Conhecimento Aumento da produtividade Redução de custos Coleta, armazenamento, processamento e disseminação de informação
Valores obtidos através de investimentos TI Sugestões???
Metodologia do Índice de Valor de Negócio Desenvolvido pela Intel para verificar o potencial de investimentos futuros, comparar opções e priorizar investimentos baseado no ambiente de negócios corrente.
Metodologia do Índice de Valor de Negócio Considera: Valor de negócio – Mede o impacto corporativo do projeto na estratégia da empresa e em suas prioridades Eficiência TI – Mede como o investimento vai utilizar ou melhorar a infra-estrutura existente Atratividade financeira – Mede o nível de investimento e o valor presente do projeto
Metodologia do Índice de Valor de Negócio Soluções TI geralmente movem-se através de pipelines com estágios como conceito, requisitos, prototipação, implantação, ...
Seqüência típica de fases no ciclo de vida de um projeto
Relações entre o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto Muitos projetos estão ligados ao trabalho em andamento da organização executora. Algumas organizações aprovam formalmente os projetos somente após o término de um estudo de viabilidade, um plano preliminar ou alguma outra forma equivalente de análise
Relações entre o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto As motivações que criam o estímulo para um projeto são normalmente chamadas de problemas, oportunidades ou necessidades de negócios.
Relações entre o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto É necessário ter cuidado para distinguir o ciclo de vida do projeto do ciclo de vida do produto. Por exemplo, um projeto realizado para apresentar ao mercado um novo computador de mesa é apenas um aspecto do ciclo de vida do produto.
Relação entre o produto e os ciclos de vida do projeto
Relação entre as partes interessadas e o projeto
Competências e Capacidade O que aumenta a competitividade em organizações TI é desenvolver e implantar soluções que endereçam problemas de negócio.
Competências e Capacidade O negócio ganha vantagens competitivas quando inventam e implementam aplicações estratégicas mais rapidamente, com mais funcionalidades e com custos menores que seus concorrentes.
Competências e Capacidade Sugestões???
Negócio TI Prover produtos e serviços que suportam diretamente os processos de negócio, clientes e fornecedores Diminuição de custos Automação Aumento da produtividade Aumento da força de trabalho Criação de valor de negócio
Valor TI Pode ser descrita como tendo três processos: Inovação – Imaginar a solução Entrega da solução – Construir a solução Provisionamento de serviço/produto – entregar e dar suporte a solução
Governança TI Qual a aplicação fim da TI na empresa Quais recursos TI são compartilhados e qual será a seqüência de investimentos futuros Quanto a TI investirá e quando Quais aplicações de negócio são necessárias e em qual prioridade Quanto a TI pode gastar e quando
Estratégias para redução de custos Renegociar com fornecedores Trocar fornecedores Ajustar Acordos de Nível de Serviço Realizar re-engenharia de processos de negócios Rastrear gastos Considerar alternativas de Outsourcing Trocar recursos para localização de custos mais baixos Substituir tecnologias/sistemas ultrapassados Gerenciar portfólio TI Minimizar custos operacionais com TI
Custo Total de Propriedade (TCO – Total Cost of Ownership) Introduzido pelo Gartner Group É uma medida e aproximação para gerenciar e reduzir custos Tem mostrado que a manutenção é o componente de maior custo de soluções É fundamental para o gerenciamento do valor de negócio TI Envolve pessoas, processos e tecnologia Envolve suporte ao usuário final, suporte TI, hardware e software
Retorno do Investimento (ROI – Return of investiment) A aprovação de qualquer investimento TI deveria ser baseado em caso de negócio A avaliação quantitativa do caso de negócio é o retorno de investimento ROI é utilizado para auxiliar nas decisões de investimento em TI ROI é a métrica mais utilizada para justificar investimentos em TI
Obrigado!