Tecnologia da Informação para Valor de Negócio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Prof. Alberto Martins Júnior
BENCHMARKING.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Contexto da Informação
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Sistema de Informação Gerencial
Engenharia de Software
PETI Planejamento Estratégico de TI
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Engenharia de Software
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Control Objectives for Information and related Technology
Como Desenvolver Sistemas de Informação
As decisões estratégicas da Logística
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Gestão de Projetos.
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Fundamentos de Engenharia de SW
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Atividade: Unidade 02 Grupo: 14B Subgrupo: 14B – 2 Helen Ribeiro – 09/ Márcia Ferreira – 07/53840.
Engenharia de Requisitos
Gildo de Almeida Leonel
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Introdução O dia da mentira na Intel
Desde o atendimento de cabeamento estruturado, gerenciamento de redes, atendimento ao usuário e estrutura de rede local, manutenção em impressoras.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Administração 2°semestre - Aula 1
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
ITIL - Introdução Prof. Fabiano Sabha.
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Equipe Prof. Henrique Freitas
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Integração.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Capítulo 12: Avaliação de Projetos de SAD. Escopo da avaliação de SAD As atividades de avaliação devem ser mensuradas de acordo com o tamanho, complexidade.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Gestão da Tecnologia da Informação
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Disciplina: Controladoria
© 2005 AT&T, Todos os direitos reservados Junho/2005 Como gerir a complexidade das Redes WANs Globais Alex Costa e Silva Gerente Geral – Brasil.
Gerenciamento das Informações
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Evolução Histórica Pré-História
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Prof. José Augusto T. de Lima Jr. Disciplina – Sistemas de Informação no Serviço Público TCO – Total Coast of Ownership Custo total.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 10. SIE CRM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Tecnologia da Informação para Valor de Negócio

Gerenciando TI para o valor do Negócio Contribuição dada pelos investimentos em TI Escolha dos melhores investimentos em TI Construir capacidade TI para entregar e sustentar vantagens competitivas

Geral Dada a maneira em que a TI está relacionada à empresa é crítico que sejam aplicadas práticas sistemáticas quando lidar com funções TI. Métodos estruturados para gerenciamento de TI estão emergindo durante o tempo nesta complexa disciplina.

Capability Maturity Framework (CMF) Ad Hoc Repetível Definido Gerenciado Otimizado

Valores obtidos através de investimentos TI Sugestões???

Valores obtidos através de investimentos TI Automatização e otimização de processos existentes para aumento da produtividade, velocidade ou qualidade Re-engenharia de processos para aumento da produtividade e eficiência Transformar a empresa com novos processos Inserir TI em produtos e serviços oferecendo produtos e serviços melhores e de maior valor

Valor da TI TI não possui valor intrínseco mas acoplada aos processos de negócio pode alcançar impactos dramáticos. Sugestões???

Valor da TI Processamento de informações gerenciais Controles Coordenação Comunicação Conhecimento Aumento da produtividade Redução de custos Coleta, armazenamento, processamento e disseminação de informação

Valores obtidos através de investimentos TI Sugestões???

Metodologia do Índice de Valor de Negócio Desenvolvido pela Intel para verificar o potencial de investimentos futuros, comparar opções e priorizar investimentos baseado no ambiente de negócios corrente.

Metodologia do Índice de Valor de Negócio Considera: Valor de negócio – Mede o impacto corporativo do projeto na estratégia da empresa e em suas prioridades Eficiência TI – Mede como o investimento vai utilizar ou melhorar a infra-estrutura existente Atratividade financeira – Mede o nível de investimento e o valor presente do projeto

Metodologia do Índice de Valor de Negócio Soluções TI geralmente movem-se através de pipelines com estágios como conceito, requisitos, prototipação, implantação, ...

Seqüência típica de fases no ciclo de vida de um projeto

Relações entre o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto Muitos projetos estão ligados ao trabalho em andamento da organização executora. Algumas organizações aprovam formalmente os projetos somente após o término de um estudo de viabilidade, um plano preliminar ou alguma outra forma equivalente de análise

Relações entre o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto As motivações que criam o estímulo para um projeto são normalmente chamadas de problemas, oportunidades ou necessidades de negócios.

Relações entre o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto É necessário ter cuidado para distinguir o ciclo de vida do projeto do ciclo de vida do produto. Por exemplo, um projeto realizado para apresentar ao mercado um novo computador de mesa é apenas um aspecto do ciclo de vida do produto.

Relação entre o produto e os ciclos de vida do projeto

Relação entre as partes interessadas e o projeto

Competências e Capacidade O que aumenta a competitividade em organizações TI é desenvolver e implantar soluções que endereçam problemas de negócio.

Competências e Capacidade O negócio ganha vantagens competitivas quando inventam e implementam aplicações estratégicas mais rapidamente, com mais funcionalidades e com custos menores que seus concorrentes.

Competências e Capacidade Sugestões???

Negócio TI Prover produtos e serviços que suportam diretamente os processos de negócio, clientes e fornecedores Diminuição de custos Automação Aumento da produtividade Aumento da força de trabalho Criação de valor de negócio

Valor TI Pode ser descrita como tendo três processos: Inovação – Imaginar a solução Entrega da solução – Construir a solução Provisionamento de serviço/produto – entregar e dar suporte a solução

Governança TI Qual a aplicação fim da TI na empresa Quais recursos TI são compartilhados e qual será a seqüência de investimentos futuros Quanto a TI investirá e quando Quais aplicações de negócio são necessárias e em qual prioridade Quanto a TI pode gastar e quando

Estratégias para redução de custos Renegociar com fornecedores Trocar fornecedores Ajustar Acordos de Nível de Serviço Realizar re-engenharia de processos de negócios Rastrear gastos Considerar alternativas de Outsourcing Trocar recursos para localização de custos mais baixos Substituir tecnologias/sistemas ultrapassados Gerenciar portfólio TI Minimizar custos operacionais com TI

Custo Total de Propriedade (TCO – Total Cost of Ownership) Introduzido pelo Gartner Group É uma medida e aproximação para gerenciar e reduzir custos Tem mostrado que a manutenção é o componente de maior custo de soluções É fundamental para o gerenciamento do valor de negócio TI Envolve pessoas, processos e tecnologia Envolve suporte ao usuário final, suporte TI, hardware e software

Retorno do Investimento (ROI – Return of investiment) A aprovação de qualquer investimento TI deveria ser baseado em caso de negócio A avaliação quantitativa do caso de negócio é o retorno de investimento ROI é utilizado para auxiliar nas decisões de investimento em TI ROI é a métrica mais utilizada para justificar investimentos em TI

Obrigado!