Reflexões sobre Didática da História Ensino de História: fundamentos e métodos Circe M.F.Bittencourt Disciplina Didática- 2º ano de História Profa. Cidinha.

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Transcrição da apresentação:

Reflexões sobre Didática da História Ensino de História: fundamentos e métodos Circe M.F.Bittencourt Disciplina Didática- 2º ano de História Profa. Cidinha Amaral - 2007 História nas atuais propostas curriculares Renovações curriculares Propostas Curriculares de História: características gerais Objetivos do Ensino de História PCNs de História – Ensino Fundamental e Ensino Médio

Mudanças no ensino de História Década de 70 – métodos e técnicas – simplificação dos conteúdos Década de 80 – discussão de novas perspectivas Década de 90 – PCNs

Renovações Curriculares Fenômeno internacional Interferência estrangeira: França, Modelos portugueses, espanhóis, Mercosul Reformulações década de 90: atender às demandas da nova ordem mundial – lógica do mercado – homogeneização Educação da sociedade - sociedade do conhecimento – movimento migratório – centro urbanos – público escolar heterogêneo – currículos flexíveis. Contradição: homogeneização X diferenciação Reformulações década de 80: atendimento ÁS CAMADAS POPULARES – formação política Propostas MEC – ATENDIMENTO AO MODELO Neo- liberal PCNs – orientação internacional – César Coll – construtivismo

O que são conteúdos escolares? O que é aprendizagem? Foco: Aprendizagem - não mais , exclusivamente- o ensino Como conceber Currículo: Currículo formal Currículo real Currículo oculto Currículo Avaliado – medidas do domínio

CONTEÚDOS ESCOLARES Importantes? Necessários? Quais conteúdos? Década de 80- “Pedagogia dos conteúdos” – apropriação pelas camadas populares dos conteúdos das “escolas da elite”. “Educação Popular” – Paulo Freire – conteúdos significativos – leitura de mundo – interesses das classes populares.

CONTEÚDOS ESCOLARES Conteúdos explícitos – conceitos, fatos, teorias Conteúdos procedimentais, atitudinais: valores, competências, habilidades Comparar, leitura e interpretações de tabelas, gráficos, mapas, interpretações de textos Formas de apresentação: escrita, oral, debates, atividades em grupo, teatro, etc. Ampliação da concepção de conteúdos escolares

Métodos e Novas Tecnologias Articulação ente conteúdo e método Articulação às novas tecnologias – cultura das mídias Televisão – oceano de imagens Cultura da imagem – necessidade de domínio da cultura letrada Suportes eletrônicos - sujeitos com novas habilidades e capacidades de entender o mundo Resistência e ingenuidade

Métodos e Novas Tecnologias Novas formas de apreensão: oralidade, sons, visual – linguagem escrita em segundo plano Fragmentação – Perigos Cultura de Massa – alienante e submissa : cuidados Necessidade de crítica profunda Desigualdades das condições de trabalho e da realidade educacional brasileira – uso do computador – exclusão social e cultural – alunos e professores COMPROMISSO PEDAGÓGICO: ALERTA ÀS CONTRIBUIÇÕES E AOS PROBLEMAS

Propostas Curriculares de História: características gerais Alterações nas formulações técnicas dos textos curriculares – Legitimação junto aos professores Redefinição do papel do professor – maior autonomia ?? Apresentação detalhada dos pressupostos teóricos e metodológicos do conhecimento histórico Fundamentação pedagógica baseada no construtivismo: aluno sujeito ativo no processo de aprendizagem Aluno possui um Conhecimento Prévio – deve ser integrado ao processo de aprendizagem Introdução dos estudos históricos a partir das séries iniciais do ensino fundamental

Parâmetros Curriculares para as séries iniciais Conceitos básicos de cultura, organização social e do trabalho Noções de tempo e espaço histórico Antes e Depois Conceito de geração e de duração História Local , história do lugar – articulação entre o mais ´próximo e a história nacional, regional, mundial. Partir de um problema situado no tempo: PRESENTE Problematização – do local – história do cotidiano. ARTICULÃÇÕES : entre local, nacional e geral Diferenças e Semelhanças: antes e depois

Parâmetros Curriculares de 5ª a 8ª série( 6º ao 9º ano) Disciplina – professor especialista História Social ou Sóciocultural Foco nos Conceitos Cultura, Trabalho, organização social, relações de poder e representações Cultura X Civilização Visão da história como processo: temas e conceitos Diferenças entre História acadêmica e História escolar: Métodos de ensino

História para o ensino médio Ensino Médio- proposta da Lei 9394/96 – educação geral formativa, não propedêutica Preparação para o exercício da cidadania Organização por temas Aprofundar os conceitos Não pretende formar “um historiador” Busca autonomia intelectual História social e cultural – diferentes sujeitos no fazer histórico Superação da visão histórica – de inspiração marxista-estruturalista Incorpora história neomarxista – E. Thompson Carlo Ginzburg, nova história francesa Ainda, na prática, Preocupação com o programa dos exames vestibulares Áreas de conhecimento – ciências humanas e suas tecnologias

Objetivos do ensino de História Por que estudar História? Estuda-se História para compreender o presente e criar os projetos do futuro - Não se limita a isso Objetivos centrais: contribuição da constituição de IDENTIDADE Formação da cidadania- cidadão político – cidadão crítico Formação Política – Formação Intelectual – pensamento crítico: desenvolvimento da capacidade de observar e descrever, estabelecer relações entre presente – passado-presente. Fazer comparações e identificar semelhanças e diferenças entre a diversidade de acontecimentos no presente e no passado. Formação Humana – não formação das “humanidades”- “educação enciclopédica”

Temas para o ensino de História Eixos Temáticos – História Temática 1986 – S. de Educação de São Paulo – rompia com os grandes períodos históricos 1990 – S. de Educação Município de São Paulo: Temas Geradores – Paulo Freire- secretário de educação – estudo da realidade Tarefa difícil: desafio romper com a História linear

Diferenciando alguns conceitos História Temática: pesquisa histórica – produção acadêmica História ensinada por eixos temáticos – série de temas geradores - delimitação de conceitos básicos – flexibilidade – garantir domínio de conceitos básicos Projeto Educacional com maior flexibilidade – não é possível ensinar toda a história da humanidade

Seleção temática dos PCNs Articulados aos temas transversais: meio ambiente, ética, pluralidade cultural, saúde, educação sexual, trabalho e consumo. Desafio para o professor de História Livros Didáticos