Auditoria Inspeção x Como devemos nos comportar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE QUALIDADE IMPLANTAÇÃO: 5S EM ESCOLA PÚBLICAS
Advertisements

Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Ação Corretiva NBR ISO/IEC 17025:
5's Os Passos do.
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Método "5s".
Os 5 Sensos da Qualidade.
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
5 Ss Por Carlos Reis.
Facilitador: Adilson Barroso Manaus, Julho de 2007.
O que é Origem Significado Aplicações Prática
Instrutor: Objetivos:.
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
Auditoria da Qualidade
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
PROGRAMA 5 S Os 5 Sensos da Qualidade.
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
5S´s Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Instrutor: Objetivos:.
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
Rastreabilidade de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
5S’s Princípios e regras.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ObjetivoObjetivo Capacitar profissionais de laboratórios a implantar a NBR ISO/IEC e BPLC.
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
INDICADORES DA QUALIDADE NIT DICLA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC ANÁLISE CRÍTICA DOS PEDIDOS, PROPOSTAS E CONTRATOS.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Gestão da Qualidade em Serviços
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
PROGRAMA.
Vídeo Motivacional.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
4°S - SEIKETSU: Asseio/Higiene/Saúde
5S Qualidade de vida a partir do ambiente de trabalho.
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
* 16/7/96 Os 5 Sensos da Qualidade *.
Os 5 Sensos da Qualidade Facilitador: Cidneimar R. Silva Itajubá 23 de Janeiro de 2016.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Transcrição da apresentação:

Auditoria Inspeção x Como devemos nos comportar? Qual a diferença entre a avaliação da REBLAS e uma inspeção da VISA? Auditoria x Inspeção Como devemos nos comportar?

Tendência de congruência entre Normas da Qualidade e a Legislação: -Tratamento de reclamações de clientes, (CDC do Ministério da Justiça e ISO 17025). -Acomodações e meio ambiente, (Resolução 701/RJ e ISO 17025). -Ensaio de proficiência, (Resolução 1213/RJ e NIT/DICLA 083). -Manutenção preventiva de equipamentos, -Confidencialidade e propriedades dos clientes, (CVS 01/SP e ISO 17025).

Programa 5 S : Primeiros e perpétuos passos para qualidade O 5S ou Programa 5S como também é conhecido, é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas. Tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991 através da Fundação Christiano Ottoni.

DESCRIÇÃO DOS 5S :

Significado do Senso de Utilização: Ter senso de utilização é identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades. Observe que "guardar" constitui instinto natural das pessoas. Portanto, o Senso de Utilização pressupõe que além de identificar os excessos e/ou desperdícios, estejamos também preocupados em identificar "o porquê do excesso" de modo que medidas preventivas possam ser adotadas para evitar que o acúmulo destes excessos voltem a ocorrer. Na terminologia da Qualidade, denominamos esta ação de "bloqueio das causas".

Significado do Senso de Ordenação: Ter Senso de Ordenação é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio (Consumo dos itens mais velhos primeiro), facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item. Popularmente significa "cada coisa no seu devido lugar". Na dimensão mais ampla, ter Senso de Ordenação é distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, à família, aos amigos. É ainda não misturar suas preferências profissionais com as pessoais, ter postura coerente, serenidade nas suas decisões, valorizar e elogiar os atos bons, incentivar as pessoas e não somente criticá-las.

Significado do Senso de Limpeza: Ter Senso de Limpeza é eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar, mas o ato de "não sujar" . Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra (bloqueio das causas). No conceito amplo, ter Senso de Limpeza é procurar ser honesto ao expressar, ser transparente, sem segundas intenções com os amigos, com a família, com os subordinados, com os vizinhos, etc...

Significado do Senso de Asseio: Ter Senso de Asseio significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, etc...), zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão. Significa ainda ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, sejam sociais, familiares ou profissionais, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações.

Significado do Senso de Autodisciplina: Ter Senso de Autodisciplina é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o "querer de fato", "ter vontade de“. Não se trata puro e simplesmente de uma obediência cega, submissa, "atitude de cordeiro" como pode parecer. É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros. Ter Senso de Autodisciplina significa ainda desenvolver o autocontrole, ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e a vontade alheias.

+ IMPLANTAÇÃO DOS 5S - PLANEJAMENTO P UTILIZAÇÃO ORDENAÇÃO LIMPEZA ASSEIO AUTO-DISCIPLINA Identificar o que é necessário para execução da tarefas e por que necessitamos daquilo. Definir onde e como dispor os itens necessários para a execução das tarefas. Identificar as fontes de sujeira, identificar causas, limpar e planejar a eliminação das fontes. Identificar os fatores higiênicos de risco nos locais de trabalho e planejar ações para eliminá-los. Identificar não-conformidades nos padrões existentes e as oportunidade de melhorias para os 4 outros sensos.

IMPLANTAÇÃO DOS 5S - IMPLANTAÇÃO C D UTILIZAÇÃO ORDENAÇÃO LIMPEZA ASSEIO AUTO-DISCIPLINA Prover o que é necessário para execução das tarefas e descartar aquilo julgado desnecessário ou em excesso. Guardar, acondicionar e sinalizar de acordo com as definições feitas na fase anterior. Eliminar as fontes de sujeira. Eliminar os riscos do ambiente de trabalho ou atenuar seus efeitos. Eliminar as não-conformidades encontradas na fase anterior.

Promover ações de bloqueio contra reincidência. IMPLANTAÇÃO DOS 5S - MANUTENÇÃO A UTILIZAÇÃO ORDENAÇÃO LIMPEZA ASSEIO AUTO-DISCIPLINA Consolidar os ganhos obtidos na fase de implantação de forma a garantir que os avanços e ganhos serão mantidos. Padronizar as ações de bloqueio que se mostraram eficazes na eliminação das causas. Promover ações de bloqueio contra reincidência.

5S 5S 5S

Objetivo Capacitar profissionais de laboratórios a implantar a NBR ISO/IEC 17025 e BPLC para a obtenção da habilitação na REBLAS.

INMETRO NIT DICLA 083:00 - BPLC Normas NBR ISO/IEC 17025: 2001 INMETRO NIT DICLA 083:00 - BPLC

Compromisso Horário Troca de experiência Participação ativa Tempo para Exercícios Dúvidas Específicas

Material Complementar Terminologia NBR ISO9000/Dez2000 Material Complementar

Qualidade Grau no qual um conjunto de caraterísticas inerentes satisfaz a requisitos. Inerente significa a existência de uma característica permanente. Requisito Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória.

Política da Qualidade Gestão da Qualidade Intenções e diretrizes globais de uma organização relativas à qualidade, totalmente expressas pela Alta Administração. Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no mais alto nível. A direção e controle, no que diz respeito à qualidade, geralmente incluem o estabelecimento da política da qualidade, dos objetivos, do planejamento da qualidade, do controle da qualidade, da garantia da qualidade e da melhoria da qualidade. Gestão da Qualidade

A gestão da qualidade é responsabilidade de todos os níveis da administração, mas tem que ser liderada pela Alta Administração.

Atendimento a um requisito. Conformidade Atendimento a um requisito. Não-conformidade Não-atendimento a um requisito.

Correção (Disposição): Ação para eliminar uma não-conforme identificada. Uma correção pode ser feita em conjunto com uma ação corretiva. Ação Corretiva: Ação implementada para eliminar as causas de não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva: Ação implementada para eliminar as causas de uma potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.