Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Advertisements

Contexto da Informação
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
Gestão e Governança de TI Parte 06
PETI Planejamento Estratégico de TI
Governança de TI COBIT x ITIL
COMO SER PREFEITO.
Control Objectives for Information and related Technology
Infraestrutura de tecnologia da informação
Prefeitura de Santo André
A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS
Apresentação Institucional 2008/04
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Marcelo Ribeiro Moreno
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
GTI Claudia Salles Haddad
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Infraestrutura de tecnologia da informação
TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
Cobit Governança em TI.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Professor: Ernesto Junior
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
4 – Políticas de Segurança
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Soluções inovadoras em governança de TI
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
Governança de TI – Uma Visão Executiva Versão
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerenciamento das Informações
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
ITIL com COBIT.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Portfólio de Serviços TI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
Ricardo de Andrade Kratz
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu Eduardo Lopes Jonker

Biguaçu Área: 374.45 km² (fonte: IBGE/2010) População:63.440 (estimativa - fonte: IBGE/2013) PIB:R$ 1.063.994.310,00 (fonte: IBGE/2011) Coeficiente FPM:2.4 (fonte: TCU/2014) Índice ICMS: 0.8856004 (fonte: SEF-SC/2014)

Modelo OSI

ORGANOGRAMA Governança ( Gestão) Segurança da Informação ( Gestão da segurança) Desenvolvimento ( Banco de Dados, Programação e Desenvolvimento WEB) Infraestrutura ( Hardware, software, rede e etc)

PETI É um processo dinâmico e interativo para estruturar de forma estratégica, tática e operacional as informações organizacionais, a tecnologia de informação e comunicação (TIC) e seus recursos para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos.

Planejamento 2014/2016 O Plano propõe-se, a partir da análise da situação atual, a gerar projetos e ações coerentes, coordenados e harmônicos, visando alcançar uma situação desejável, dentro do seu prazo de vigência

Normativas do PETI A norma de Governança Corporativa de TI, ABNT NBR ISO/IEC-38500:2009. “Governança de TI é o sistema pelo qual a atual e a futura utilização da TI são dirigidas e controladas.

Objetivos do PETI O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) tem por objetivo assegurar que as metas e objetivos da TI estejam fortemente vinculados às metas e objetivos do negócio/estratégia da Instituição e, portanto, alinhado com seu Planejamento Estratégico.

Objetivos Específicos 1) Avaliar o estado atual e uso futuro da TI; 2) Direcionar a preparação e implementação de planos, normas, políticas com o uso de Portarias Normativas para garantir que o uso da TI dê suporte ao alcance dos objetivos estratégicos da Instituição; e 3) Monitorar a conformidade com as políticas e normas internas e externas e a execução dos planejamentos.

ESCOPO • Nível estratégico • Médio / longo prazo • Definição de objetivos, indicadores e estratégias para a área de TI • Criação de Portfólio de Programas: principais projetos com metas e prioridades

Metodologia Balanced Scorecard - BSC • Práticas de governança de TI, ITIL e COBIT Matriz 5W2H Matriz SWOT

Estrutura de Governança de TI

COBIT COBIT®, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas apresentado como framework, teste dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI).

Balanced Scorecard (BSC)  Metodologia de medição e gestão de desempenho. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infraestrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI e os softwares de ERP  como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio.

ITIL  ITIL™ (Information Technology Infrastructure Library) é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente. A metodologia foi criada pela secretaria de comércio (Office of Government Commerce, OGC) do governo Inglês.

KPI é a sigla que corresponde a Key Performance Indicator, uma técnica de gestão conhecida em português como Indicador-chave de Desempenho. Esses indicadores determinam se é preciso tomar atitudes diferentes que melhorem os resultados atuais.

A TI nas Instituições TI bem empregada e alinhada ao negócio oferece diferenciais competitivos na eficiência e eficácia, com maior produtividade e menores perdas Considerada a principal responsável pelo aumento das receitas e novas linhas de negócio Mudança de visão, “TI fazendo parte do negócio” para “o próprio negócio sendo TI”

A TI no ambiente Público A TI representa grandes diferenciais a Administração Pública Aumento das receitas, com fiscalizações eficientes Diminuição de gastos, com processos otimizados, e solução eficiente de problemas públicos (Ralos) Aumento da eficiência e da eficácia nos processos da Administração publica Projetos mais assertivos com melhores resultados

Instrução Normativa da contratação de TI Instrução Normativa N 4º de 2008: - Planejamento como Ferramenta de governança -Alinhamento do Planejamento da TI com as áreas fins. Revisão da IN 4 de 2010 - Maior definição das sanções administrativas - Maior detalhamento da seleção de fornecedores - Criação da equipe de planejamento da contratação -Escopo expandido para bens e serviços Revisão da IN 4 de 2014 - Aproximou-se mais da legislação - Foco renovado ao Planejamento Estratégico - Processo de contratação embasado no PETI -Pagamento por métrica de resultados

Situação Atual de Biguaçu

Situação Atual TI dividida (3 áreas) Ausência de planejamento estratégico nas aquisições de TI Ausência de orçamento especifico para a TI Falta de incentivos para os profissionais da TI (Treinamentos, cargo especifico para profissionais de TI) Local inapropriado de trabalho, profissionais dividindo o mesmo espaço com os servidores Ausência de processos estruturados na área de TI Grau de dependência muito alto com o talento individual de cada colaborador; Ainda existe um longo caminho para a TI, mas o passo mais importante já foi feito, que é o comprometimento da Alta Gestão;

Ciclo PDCA

Nos processos de Planejamento e Organização existe um baixo nível de maturidade, ocasionados principalmente pela falta de um comitê de TI, plano de gerenciamento de capacidade e orçamento para a TI. Nos processos que tangem a aquisição e implantação existe um nível maior de Maturidade.

Nos processos de Entrega e Suporte existe um baixo nível de maturidade, principalmente por conta do quadro limitado de servidores que atuam na TI Nos processos de Monitoramento e Avaliação existe um baixo grau de maturidade principalmente pela cultura de avaliação.

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico PETI Missão, Visão e Valores Mapa Estratégico Organograma Projetos Estruturantes

Coordenador de Governança de TI Prefeito Municipal Comitê de TI de Biguaçu Sec. Planejamento Sec. Saúde Sec. Adm Sec. Fazenda Compras TI TI Fazendária EMP CPD Coordenador de Governança de TI

Projetos para a TI

Projetos para a Administração Pública Prefeitura BI BCM/BPM Obras Digitais Monitoramento de Recursos Hídricos Inclusão Digital INTRANET Cidade Digital Cidadão Biometria Sensoriamento e Monitoramento Internet Aberta Cidade Interativa CzRM Programas Sociais digitais Monitoramento da Saúde

Muito Obrigado