Micologia Micologia ou micetologia é a ciência que estuda os fungos. Os micólogos (micologistas ou micetologistas) pesquisam taxonomia, sistemática, morfologia,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que são microrganismos?
Advertisements

REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos
Profa. Denise Esteves Moritz
Professora Francine Mariotti
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET PROFº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
Características e classificações dos fungos.
Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos :
MICOLOGIA, O ESTUDO DOS FUNGOS
Reino Fungi.
Capítulo 3 – tema 2: OS FUNGOS
REINO FUNGI Amanita muscarina.
Profª: Gleice Cristina
1. História Evolutiva dos Fungos
Reino Fungii Penicillium notatum.
fungos Características: São seres eucariontes.
REINO FUNGI.
REINO FUNGI.
Por que devemos estudar estes seres vivos?
Ricardo José Lavitschka
M I C R O G A N S.
Profª Marcia Conceição
Micologia: é o ramo da Biologia que estuda os fungos.
BIOLOGIA -Reino Fungi-
REINO FUNGI Prof. Edilson Soares
Não estudou para a prova, né!?
FUNGOS.
REINO FUNGI OS FUNGOS.
Prof.: Samuel Bitu.
As bactérias.
Professora Fernanda Landim
Candidíase (=candidose, monilíase)
INTRODUÇÃO À MICOLOGIA
Leveduras unicelulares podem ser capsuladas brotamento ou gemulação.
Biologia 2 Cap. 09 Doenças humanas causadas por Fungos
Reino Fungi.
Fungos.
O MUNDO DOS MICRORGANISMOS
Reino Fungi.
- Apresentam as mais variadas formas.
REINO FUNGI.
Fungos.
Professora Maria cecília Monteiro
Caderno 2 Professor Marcello
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Nuno Bouçanova nº20 José Pedro Coelho nº32 11ºF
Professor: Marcelo Correa
Reino Fungi.
Morfologia e ultra-estrutura de fungos
REPRESENTANTES: os fungos
FUNGOS.
FUNGI.
FUNGOS.
Reino Fungi.
Micologia: micoses superficiais e sistêmicas
Cap. 8 e 9 – 1º SÉRIE EM Professora: Alexsandra Ribeiro
REINO FUNGI.
Reino Fungi Rosana Moraes.
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Fungos.
Propriedades Gerais dos Fungos
REINO FUNGI.
Micologia Profa Camila Góes Puk.
Reino Fungi INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP DELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE VIANA DO CASTELO.
Bactérias Aula 1 Professora Natália. A célula bacteriana Micro-organismos unicelulares Procariontes Isoladas ou colônias 4 componentes fundamentais.
REINO FUNGI ZACA/MAUÁ. Características Gerais:  Eucariontes;  Pluricelulares a maioria (hifas dando origem ao micélio);  Exclusivamente heterótrofos.
Reino Fungi Amsterdan Rebouças.
Reino Fungi Rosana Moraes.
REINO DOS FUNGOS.
Transcrição da apresentação:

Micologia Micologia ou micetologia é a ciência que estuda os fungos. Os micólogos (micologistas ou micetologistas) pesquisam taxonomia, sistemática, morfologia, fisiologia, bioquímica, utilidades, e os efeitos benéficos e maléficos das espécies de fungos, que podem ser parasitas, saprófitos ou decompositores

São seres aclorofilados, ao contrário das plantas, e necessitam absorver substâncias orgânicas para sobreviverem. Além disto, existe a presença de substâncias quitinosas na parede celular da maior parte das espécies fúngicas e, por também serem capazes de depositar glicogênio, as células dos fungos se assemelham com células animais.

Os fungos apresentam-se formados por hifas, filamentos longos e ramificado, que em conjunto com outras hifas, formam o talo de um fungo denominado micélio. Porém, fungos microscópicos como as leveduras que são seres unicelulares, não formam hifas e crescem diretamente de esporos em esporângios multinucleados.

São delimitados exteriormente por uma membrana rígida que contém hemicelulose e quitina e se reproduzem por diferentes processos podendo ser sexuais, assexuais . Possuem comportamentos variados e podem ser parasitas, simbiontes ou sapróbicos.  Além disto, são seres ubíquos, encontrados na água, no solo, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral.

A micologia estuda os fungos em diversas áreas: Na indústria, onde os fungos, principalmente as leveduras, são usados como fermentos na indústria panificadora, láctea e também na produção de bebidas alcoólicas. Na medicina, com a descoberta da penicilina, um poderoso antibiótico natural produzido por um fungo e descoberto em 1928 por Alexander Fleming,

Na alimentação os fungos são utilizados na fabricação de vários produtos alimentares como queijos, pães, etc. Os cogumelos comestíveis, como os champignons, são muito apreciados e fonte de proteínas, sendo considerados alimentos saudáveis e nutritivos. As trufas também são bastante consumidas e caracterizadas pelo sabor intenso e aroma característico.

Na agricultura os fungos podem atuar de forma benéfica associando-se com raízes de algumas plantas, formando assim, as micorrizas, que aumentam a capacidade de absorção de água pelas plantas. Podem também causar efeito negativo, provocando infecções como a ferrugem negra do trigo ou até mesmo o apodrecimento da madeira.

Aproximadamente 100 espécies de fungos causam infecções nos humanos Aproximadamente 100 espécies de fungos causam infecções nos humanos. Chamamos essas infecções de micoses. As frieiras, também conhecidas como pé de atleta, aparecem em regiões úmidas do corpo, como virilha e entre os dedos dos pés e das mãos. Geralmente se apresentam como fissuras, descamações e feridas localizadas entre os dedos, provocando muita coceira.

Principais doenças causadas por fungos Tinea do corpo: micose superficial da pele, caracterizada por machas arredondadas com presença de coceira.   - Tinea da cabeça: micose superficial que se desenvolve no couro cabeludo, formando falhas no cabelo. Contagiosa, é muito comum em crianças. - Tinea da virilha: micose superficial que causa bastante coceira. Atinge pernas e virilhas.

Pitiríase versicolor: micose superficial que atinge principalmente áreas com grande oleosidade. Formam manchas brancas com presença de descamação.  - Candidíase: doença causada por fungos que pode afetar tanto a pele quanto as membranas mucosas. Dependendo da região afetada ela poderá ser classificada como candidíase oral, intertrigo, vaginal, onicomicose ou paroníquia.

Candidiase Interna A candidiase interna é uma infecção, normalmente cronica, provocada pela Candida albicans, uma espécie de fungo que habita naturalmente na superfície cutânea e nas mucosas dos animais de sangue quente, incluindo o ser humano, mesmo que em condições normais não origine problemas. Todavia, perante algumas circunstâncias, por exemplo, condições de excessiva humidade e calor, em caso de diabetes mellitus mal controlada ou após a administração prolongada de antibióticos, estes fungos podem provocar uma infecção superficial.

Histoplasmose A histoplasmose é uma doença infecciosa provocada pelo Histoplasma capsulatum, um fungo habitualmente presente nos solos e, sobretudo, em lugares contaminados com excrementos de aves, como os galinheiros e pombais, ou de morcegos, em especial nas grutas onde habitam. O contágio efetua-se através da absorção de esporos de H. capsulatum, uma espécie de sementes resistentes às condições adversas do meio externo que, ao encontrarem uma situação mais favorável, germinam de forma a originarem novos fungos.

Esporotricose A esporotricose é uma doença infecciosa provocada pelo Sporotrix schenkii, um fungo que vive, sobretudo, nos vegetais e nos solos, nomeadamente nas regiões úmidas e quentes. Dado que o contágio se costuma efetuar através de feridas cutâneas provocadas por espinhos e objetos cortantes contaminados, as pessoas mais afetadas são os trabalhadores rurais, jardineiros e floristas, embora também se possa realizar através da absorção dos esporos do fungo.

Aspergilose A aspergilose é um problema provocado por vários tipos de fungos do genero Aspergillus que se encontram disseminados nos solos e presentes no ar, alimentos, matérias orgânicas em decomposição e também em construções rurais sobretudo nas áreas úmidas, embora alguns também pertençam à flora normal da mucosa respiratória.

A aspergilose alérgica é uma reação de hipersensibilidade desencadeada pelo contato frequente dos fungos com as mucosas respiratórias, afetando essencialmente os trabalhadores rurais com antecedentes de alergias. As suas manifestações mais comuns são episódios de obstrução brônquica semelhantes aos provocados pela asma, ou seja, sensação de Falta de ar e dificuldade em respirar, ataques de tosse e, por vezes, febre e mal-estar geral.

O aspergiloma é um tumor pulmonar de crescimento progressivo proporcionado pela proliferação de fungos e tecido fibroso em cavidades anomalas anteriormente existentes, normalmente como sequela de tuberculose, abscessos ou quistos pulmonares. A lesão costuma evoluir de forma assintomática até adquirir um volume considerável, altura cm que se manifesta através de tosse, expectoração mucosa ou sanguinolenta, hemorragias nasais e, por vezes, febre e mal-estar geral

Criptococose A criptococose é uma doença infecciosa cronica provocada pelo Cryptococcus neoformans, um fungo bastante comum nos solos e presente, sobretudo, nos excrementos dos pombos e outras aves, onde consegue sobreviver durante vários anos. O contágio efetua-se através da inalação de partículas de pós contaminadas com os fungos arrastados pelas correntes de ar.