Negligência Imprudência imperícia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Responsabilidade Civil em Medicina- Noçoes
Advertisements

A CONDUTA Conceito de Conduta: Formas de Conduta:
DA RESPONSABILIDADE - DO ENGENHEIRO - DO ARQUITETO
Informações Gerais Ênfase maior a Saúde x Segurança
O elemento subjetivo da responsabilidade civil
RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL NO AT
SUMÁRIO Introdução Responsabilidade Civil e Criminal do Médico
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
Curso de Formação de Soldados Parte 02
Qual a diferença entre Emergência, Urgência e o Pronto Atendimento?
ATESTADO MÉDICO EM MEDICINA DO TRABALHO: DÚVIDAS E POLÊMICAS
Consentimento Esclarecido Recomendações e Atualizações para 2007
Noções de administração em enfermagem II
1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA RESPONSABILIDADE
HISTÓRIA DO SOCORRISMO
Justiça Comum Matéria de Fato: Indenização - erro médico - outras
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
Cons. Dalvélio de Paiva Madruga 1 Encontro Ético Científico de Patos Seminário sobre Erro Médico e Implicações Legais 25 a 26 de Abril de2003 Hotel JK.
CEM DIREITOS DOS MÉDICOS É direito do médico: II - Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada.
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS
GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
RESPONSABILIDADE CIVIL DO
Erro médico Ac. André Aparecido Ac. Carolina Debs Ac. Karla Murta
Profª.: Luciene 8ºP Enfermagem
Principais Normas Regulamentadoras
ACIDENTE DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Responsabilidades Legais do Engenheiro Civil
SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL PARA MÉDICOS,
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Aspectos éticos e legais
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
MOMENCLATURA IMPORTANTES
RESPONSABILIDADE CIVIL DO DENTISTA
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
RESPONSABILIDADE ÉTICA E LEGAL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Responsabilidade civil e criminal nos acidentes do trabalho
Processo do trabalho em enfermagem Turma 301 E Profª Mônica i. Wingert
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Gripe influenza tipo A (H1N1)
RESPONSABILIDADE CIVIL
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO
Assistência ao Pré-natal
Responsabilidade Civil
Prevenção de Acidentes no trabalho.
Teoria e Prática da Argumentação Jurídica
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo Parte 01
AULA 09 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
ATOS ILÍCITOS Os atos ilícitos- produzem obrigações para os agentes.
Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
RESPONSABILIDADES Imperícia Empregado não treinado ou não preparado para tarefa que lhe foi designada. Imprudência Não utilizar equipamentos de proteção.
ACIDENTE Acidente é um acontecimento infeliz, casual ou não, fortuito, imprevisto, que resulta em ferimento, dano, ruína. Acidente do Trabalho: é toda.
Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.
CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM
PROFESSOR: DENIS DE SOUZA LUIZ
Direito Penal III Prof. Osvaldo Emanuel LESÕES CORPORAIS
EPIDEMIOLOGIA MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA MÔNICA FONSECA 2014.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SAS DIRETORIA DE ATENÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede de Urgência e Emergência Princípios organizativos.
COFEN-DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE. DIREITOS
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Transcrição da apresentação:

Negligência Imprudência imperícia Processo do Trabalho na Enfermagem Turma: 301 E Profª Enfª Mônica Imperatriz Wingert

NEGLIGÊNCIA Falta de atenção ou cuidado - Inobservância de deveres e obrigações. Age o Enfermeiro com negligência quando deixa de praticar atos ou não determina atendimento compatível com o recomendado pela ciência médica em relação ao estado médico do paciente.

Exemplo: Acidente de veículos - com lesões e fraturas variadas Exemplo: Acidente de veículos - com lesões e fraturas variadas. É óbvio até para o leigo que é medida de absoluta importância o exame físico e uma anamnese completa para detectar todas as possíveis lesões. Se o Enfermeiro, neste caso, deixa de tomar esta providência estará deixando de empregar "todos os meios" para a cura ou melhora de seu paciente.

Constatando, posteriormente, que o paciente veio a falecer, ou agravar seu estado de saúde, com ou sem sequelas, em razão de ser ter sofrido "Traumatismo Craniano" não tratado por negligência da equipe de saúde, é óbvio, que toda a equipe terá de indenizar o paciente correspondente. Alta Médica prematura - No caso, do médico que dá alta ao paciente que ainda necessita de tratamento hospitalar também pode ser considerado negligente quando em razão de seu ato vem o paciente sofrer danos à saúde, sofrer sequelas ou falecer.

Amputar uma perna quando a outra é que estava doente Amputar uma perna quando a outra é que estava doente. É falta de atenção, cuidado, é ilícito penal e ilícito civil, cabe ação de indenização, independente da ação penal em razão da lesão corporal.

Responsabilidade solidária - Médico cirurgião quando acerta a cirurgia com o paciente ou seus familiares e o anestesista de sua equipe são negligentes, também deverá ser responsabilizado civilmente, mas não criminalmente, porque a sua responsabilidade é contratual, embora a responsabilidade do anestesista também seja de ordem criminal. Independente de ilícito criminal haverá a responsabilidade contratual.

IMPRUDÊNCIA Ato de agir perigosamente, com falta de moderação ou precaução - Temeridade. Praticar cirurgia de risco sem os equipamentos necessários a um atendimento de emergência. Nos hospitais ou clínicas em que não existam equipamentos apropriados não se deve fazer cirurgia com anestesia geral, pois a anestesia em si, já é um elemento de risco.

Fazer um parto sem possuir o aspirador do líquido amniótico, por exemplo. (necessário para retirar o líquido que a criança geralmente aspira). Fazer duas anestesias simultâneas. Alguns médicos anestesistas correm o risco e atendem duas ou mais cirurgias ao mesmo tempo. A simples prática deste expediente já configura ilícito penal. O ilícito civil somente será possível havendo qualquer tipo de dano ao paciente.

Responsabilidade solidária - Importa observar que o ilícito também é ético, merecendo representação junto a CRM e COFEN, e o médico cirurgião e o enfermeiro que aceita fazer uma cirurgia nesta situação também é responsável porque, da mesma forma, assumiu o risco juntamente com o médico anestesista. Portanto, neste caso, pouco importa que o médico anestesista seja da equipe, a responsabilidade civil do cirurgião e do enfermeiro é solidária em razão de tratar-se de ilícito penal e não só contratual.

IMPERÍCIA Falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício de sua profissão, inábil. A imperícia se caracteriza quando o enfermeiro tem todos os sintomas que indicam claramente uma determinada doença e, por falta de prática, prescreve tratamento para outra doença. É imperito ainda o enfermeiro que, equivocadamente, realiza um procedimento que não pode ser revertido, gerando sequelas para o paciente.

São comuns pessoas que se submetem a cirurgias plásticas e têm músculos seccionados e perdem os movimentos da expressão. Há casos em que o paciente submete-se a uma cirurgia de próstata e, devido a uma cisão de um músculo peniano, perde a potência e até o controle da urina. Ou que se submetendo a uma injeção intramuscular profunda e tem seccionado o nervo ciático , com sequelas para o paciente.

Na sala de vacinas e a administração de medicamentos parenterais são situações onde mais se detecta a imperícia na enfermagem, principalmente devido a fraca formação acadêmica oferecida por algumas instituições de ensino. É importante ressaltar que não são todos os tipos de erros que ensejam em indenização civil, porque os próprios tribunais superiores já têm jurisprudência pacificada de que o ser humano, por mais especializado que seja, está sujeito ao erro, à falibilidade.

Negligência-Imperícia-Imprudência Mas o erro grosseiro, aquele que poderia ser evitado com cautela e atenção ou em obediência às normas e técnicas recomendadas, é que pode dar ensejo a indenização civil. Negligência-Imperícia-Imprudência

Importante De acordo com os códigos de ética dos profissionais de saúde, quando estes colocam em risco a saúde dos pacientes, podem ser responsabilizados por imperícia, negligência ou imprudência. FIM!! Conteúdo retirado do site enfermagem.com