 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Introdução à avaliação de programas Frances Stillman, EdD Institute for Global Tobacco Control Johns.

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Transcrição da apresentação:

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Introdução à avaliação de programas Frances Stillman, EdD Institute for Global Tobacco Control Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 2 Objetivos Componentes da avaliação do programa Tipos de avaliações Um modelo para planejamento e condução das avaliações de programas

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção A Introdução à avaliação de programas

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 4 Definição de avaliação “Avaliação é aquisição e análise sistemática de informações para fornecer feedback útil sobre algum objeto”* Componentes importantes da avaliação  Um processo sistemático  Coleta e classificação de dados  Julgamento sobre a validade das informações  Uso das informações para tomar decisões *Fonte: Trochim, W. (1999).

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 5 Pesquisa vs. avaliação A avaliação é uma área de metodologia com ligação estreita, porém diferente, da pesquisa social mais tradicional A avaliação utiliza muitas das mesmas metodologias usadas na pesquisa social tradicional Mas como a avaliação acontece dentro de um contexto político e organizacional, ela exige:  Consideração quanto às várias entidades interessadas  Destreza política  Capacidade administrativa  Habilidades de trabalho em grupo  Outras habilidades das quais a pesquisa social, em geral, não depende tanto

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 6 Pesquisa vs. avaliação “A pesquisa busca provar, a avaliação busca melhorar...” — M.Q. Patton

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 7 Vigilância e monitoramento vs. avaliação do programa Vigilância: rastreia doenças ou comportamentos de risco Monitoramento: rastreia as mudanças nos resultados do programa no decorrer do tempo Avaliação: busca entender especificamente o motivo das mudanças

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 8 Por que avaliar seu programa? Monitorar o progresso quanto à meta Demonstrar a eficiência do programa ou da atividade Determinar se os componentes do programa estão produzindo o efeito desejado Justificar a necessidade de verbas e suporte Aprender como melhorar o programa Lembre-se de que a meta da avaliação é melhorar um programa  A avaliação só é útil se o que for constatado for usado para fazer a diferença!

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 9 Os quatro padrões 1.Utilidade: quem precisa das informações; de que informações precisam? 2.Viabilidade: quanto dinheiro, tempo e esforço podemos dedicar a isso? 3.Propriedade: que medidas precisam ser tomadas para que a avaliação seja ética? 4.Precisão: que projeto conduzirá às informações precisas?

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health A fase de desenvolvimento do programa influencia o motivo para uma avaliação do programa 10 Quando deve ser feita a avaliação?

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 11 Tipos de avaliação Formativa  Fortalece ou melhora o programa sendo avaliado Cumulativa  Determina se as expectativas do programa foram atingidas e analisa o desempenho do programa

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 12 Exemplos da pesquisa formativa Análise das necessidades Análise do teor de avaliação Conceitualização estruturada Avaliação da implementação Avaliação do processo

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 13 Tipos de perguntas: avaliação formativa Qual é a definição e o escopo do problema ou da questão?  Ou, Qual é a pergunta? Onde está o problema; qual é o seu tamanho ou gravidade? Como o programa deve ser apresentado para abordar o problema? Qual é o grau de eficiência da apresentação do programa?

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 14 Exemplos da pesquisa cumulativa Avaliações do resultado Avaliação do impacto Avaliação da eficiência de custo e do custo-benefício Análise secundária Meta-análise

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 15 Tipos de perguntas: avaliação cumulativa Que tipo de avaliação é viável? Qual foi o grau de eficiência do programa? Qual é o impacto líquido do programa?

 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 16 Métodos de coleta de informações Questionários, pesquisas e listas de verificação Entrevistas Documentos Observação Estudos de caso