CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Advertisements

POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
OS TRÊS PORQUINHOS.
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Relatório de Proposta de Projeto
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Iniciação Científica º Série/EM.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Colégio Estadual Augusto Meyer
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Ambiente da biblioteca
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Abril 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

CRONOGRAMA DO MÊS DE MAIO DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 06/05 – Confecção do painel – releitura da obra de Romero Brito . 2ª semana 13/05 – Finalização do painel – releitura da obra de Romero Brito. 3ª semana 23/05 – leitura dos textos “A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento.” “A utilização da literatura no processo de alfabetização de crianças de 5 a 6 anos: A ótica Docente”. Continuidade da elaboração do projeto “A importância da literatura na alfabetização”. 4ª semana 27/05 – Construção do portfólio mensal. 30/05 – Encontro mensal com bolsistas, supervisores e coordenadora.

INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de maio, tem como objetivo apresentar as ações das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre práticas de letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo a fundamentação para elaboração do projeto “A importância da literatura na alfabetização” e a confecção do painel para a biblioteca. Quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever. Ao aprender a ler nos preparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos (FREIRE, 1997, P. 25). A partir das leituras realizadas foi possível organizarmos nosso trabalho para melhor atender as necessidade do CEI em relação a Literatura Infantil e dar suporte ao grupo de professores.

Processo de Investigação Nosso processo de investigação e pesquisa constituiu-se de textos e aportes teóricos para a elaboração dos objetivos, metodologias e estratégias de ação do projeto a ser trabalhado com a orientação da supervisora, entre eles: A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. A utilização da literatura no processo de alfabetização de crianças de 5 a 6 anos: A ótica Docente. Observando que o ambiente da biblioteca infantil precisa ser acolhedor e receptivo para as crianças, com cores e desenhos coloridos, viu-se a necessidade da confecção de um painel para a sala de entrada da biblioteca, usando como inspiração uma obra do artista brasileiro Romero Britto.

Pelas obras de Romero Britto serem coloridas e chamativas, foi decidido fazer uma releitura de uma de suas obras. As bolsistas e a supervisora uniram algumas cartolinas e juntamente com uma imagem da obra original, iniciaram o desenho e a pintura. O espaço da biblioteca infantil deve ser um convite para a criança, deixá-la a vontade e estimular sua permanecia nesse local.

A biblioteca infantil é um espaço lúdico por excelência, pois é o lugar de brincar com os livros e com as letras, do faz de conta, do contar e ouvir histórias . É o local onde se pode dançar, desenhar e ouvir músicas, ela deve ser um convite a brincadeiras, viajar no mundo da imaginação (MELO; NEVES; 2005, p.02 ).

Análise dos Resultados Alcançados Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo: letramento, alfabetização e literatura; Detectando a importância de um ambiente lúdico na biblioteca infantil, foi realizado a confecção de um painel, com a releitura de uma das obras de Romero Britto, visto que suas obras são coloridas e chamam atenção por sua combinação de cores e tons. Para esse ambiente, um painel assim chamará a atenção das crianças e tornará o ambiente propício à pratica de leitura e o desenrolar de diversas atividades já propostas no projeto. Por meio do lúdico podemos conseguir uma educação de qualidade, que possa ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, especialmente às da faixa etária de 0 a 6 anos de idade, considerada essa fase importante para o desenvolvimento futuro do ser humano (BENITEZ, 2008).

Após a realização das leituras iniciou-se a elaboração dos objetivos, metodologias e estratégias do projeto de intervenção, que será utilizado para a alfabetização e letramento no espaço da biblioteca, com as turmas do Pré Escolar. Houve também a elaboração do portfólio do mês de maio, com as ações realizadas no mês.

Neste momento foi observado a importância do lúdico no espaço que receberá as crianças, tendo em vista a elaboração do painel. Com o painel na sala de entrada, as crianças se sentirão mais acolhidas nesse espaço. Com a conclusão do projeto, serão definidas as ações e estratégias que serão desenvolvidas nesse espaço, incentivando a leitura e alfabetizando.

Referências: BENITEZ, Priscila. Escola para pais: repaginando a relação família-escola. Psicopedagogia Online, 2008. FREITAS, Andreza Gonçalves. A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/1589/1461 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996 MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. A importância da biblioteca infantil. Disponível em: http:<//brapci.ufpr.br> Acesso em: 16 de out. 2014. VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; LARSON, Sandra Holavati. A utilização da literatura no processo de alfabetização de crianças de 5 a 6 anos: A ótica docente. http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2004.