TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Advertisements

A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
Aldemar Araujo Castro A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde Maceió 2006.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
COMO ELABORAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Fibromyalgic rheumatoid arthritis and disease assessment Rheumatology 2010;49: Laurindo Rocha Clube de revista IAMSPE – 14/10/10.
Testes de Hipótese Dr Hermano Alexandre Doutorando em Saúde Coletiva
Avaliação de Testes Diagnósticos
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
João Luiz Barbosa Nunes
Distúrbios alimentares !
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Estatística Médica na WEB um Manual para uso de estudantes, investigadores e profissionais de Saúde Armando Teixeira Pinto, Ana Ferreira, Gareth Parry.
Incapacidade física e participação social em pessoas acometidas pela hanseníase após alta da poliquimioterapia Igor Eli Balassiano Natalia Regina.
Etapa Estatística Planejamento Análise Estatística Efeito de sequência
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
Teste de Hipótese.
Distúrbios alimentares
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DOENÇA VASCULAR ENCEFÁLICA NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (HNSC) Mariana Cardoso de Lima (1), Amanda Conciani Corso (1),
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Transtornos de Adaptação
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Presença de outros fumantes no domicílio reduz sucesso no tratamento do tabagismo? Presença de outros fumantes o domicílio reduz sucesso no tratamento.
Estudo retrospectivo para análise da resolutividade e do impacto econômico do tratamento de pacientes com hepatite crônica pelo vírus C no município de.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Ciências Médicas e da Saúde.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Lídia Andrade Lourinho
BENEFÍCIOS DA TÉCNICA DE MEDITAÇÃO PASSIVA EM ALUNOS DO CURSINHO POPULAR MAFALDA (SP) ALANA ALESSI DA CUNHA¹ FLÁVIA ALVES RIBEIRO MONCLÙS ROMANEK² VIVIANE.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
PESQUISA EM PSICOLOGIA
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Msc. Claudia Grisi Mouraria
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
Perfil da utilização de medicamentos de pacientes estomizados em um município de médio porte mineiro Bianca Augusta Pereira de Paula¹; Juliano Teixeira.
ESQUIZOFRENIA Infantil
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
Título do Trabalho: GRAU DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS PLÁSTICAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO.
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Contribuição da criança no estoque domiciliar de medicamentos Ciências da Saúde. Gabriela Colonetti Beckhauser (Bolsista de Iniciação Científica- PUIC)
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol, Fabiana 2 ; Jornada, Luciano Kurtz Aluna do Curso de Medicina da Unisul. 2. Farmacêutica Bioquímica. Especialista em Farmácia Clínica e Farmacoterapia. Mestre em Saúde Coletiva. 3. Médico Psiquiatra. Mestre em Ciências da Saúde. INTRODUÇÃO Os transtornos alimentares (TA) são caracterizados por padrão de comportamento alimentar perturbado, tendo recentemente aumentado suas freqüências e importância entre adolescentes e mulheres jovens. OBJETIVOS Detectar sintomas de Anorexia Nervosa (AN) e Bulimia Nervosa (BN) entre estudantes da área da saúde em universidade do sul do Brasil. MÉTODOS Estudo epidemiológico com delineamento transversal, em que foram estudadas 214 universitárias de cursos da área da saúde, matriculadas no ano de 2007, em universidade do sul do Brasil. Foi avaliada a freqüência de padrões alimentares anormais, de acordo com os escores das versões em português do Eating Attitudes Test (EAT) e Bulimic Investigatory Test Edimburgh (BITE). Os critérios de inclusão foram: gênero feminino, idade igual ou superior a 18 anos, presentes no dia da aplicação do questionário e concordando em participar do estudo. A coleta de dados foi realizada em sala de aula após assinatura do termo de consentimento e com preenchimento do questionário auto-aplicável. Os dados foram analisados no programa SPSS 15.0 e apresentados sob a forma estatística descritiva, intervalos de confiança, testes t e ANOVA, com erro α=5%. RESULTADOS As estudantes tinham entre 18 e 47 anos com média de 21(dp±9,93) anos. O IMC variou entre 16,2 e 38,3 com média de 21,1(dp±2,59). Dessas 7,9% estavam com IMC abaixo do normal, 85,5% normal, 4,7% pré-obesas, 1% obesidade grau I ou grau II. Na pontuação do EAT 22,4% (IC=17,7-27,1%) se enquadraram com padrão alimentar anormal. Já o BITE indicou que 9,8% (IC=6,5-13,1%) encontram-se no grupo com grande possibilidade de bulimia e e 36,9% (IC=31,5-42,3%) com necessidade de avaliação clínica. Avaliando-se a presença ou não de BN segundo a pontuação obtida no BITE, foi encontrado maior IMC tanto no grupo que necessitaria de entrevista para confirmação diagnóstica quanto daquelas com BN segundo o teste. A avaliação de BN ou AN segundo a pontuação obtida no EAT-26 também mostrou maior IMC entre aquelas com TA segundo o teste. Estes dados são apresentados na tabela 1. Tabela1: Comparação entre presença de TA segundo testes BITE e EAT-26 e média do IMC em estudantes da área da saúde em universidade do sul do Brasil, *post hoc: IMC não< IMC entrevista = IMC sim CONCLUSÃO Embora os resultados só sugiram a presença de TA, necessitando entrevistas com profissionais da área para diagnóstico, encontrou-se predominância de quadros bulímicos. Na população estudada 28,9% têm tendência à bulimia, 4,6% somente anorexia, e 8,8% a ambas. Apoio Financeiro: Unisul ESCORESIMCTESTENSN Presença de TA – BITE*ANOVA Não20, 3213 Necessidade de entrevista21,9679 Sim22,22F=12,8p<0,00121 Presença de TA – EAT - 26T-Teste Não20,83165 Sim22,12T=2,6p=0,01248