Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento

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Transcrição da apresentação:

Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento Lígia Márcia Martins

Leontiev: Função, Gênese e Estrutura Atividade: modo ou meio pelo qual o homem se relaciona com a natureza tendo em vista a satisfação de suas necessidades. Cadeia de Ações! Leontiev: Função, Gênese e Estrutura Função: localiza o sujeito na realidade objetiva ao mesmo tempo que a transforma em realidade subjetiva (consciência!) A atividade engendra a formação da consciência e esta, por sua vez, a regula!

b) Gênese da Atividade: Motivo Necessidade: estado carencial b) Gênese da Atividade: Motivo Necessidade: estado carencial. Motivo: estado carencial + objeto. Interesse: força circunstancial exercita pelo objeto sobre o sujeito.

c) Estrutura da Atividade: Atividade - Ações - Operações Motivo (Porquê!) – Fins (Para que!)- Condições (Como!) = Consciência!!!! Atividade complexa: entrelaçamento de Atividade de Auto Atenção + Atividade de Relações Inter Pessoais + Atividade de Produção Social (TRABALHO!)

Atividade = Produto do Desenvolvimento! “A anatomia do homem é uma das chaves da anatomia do macaco” Vigotski: método inverso na análise do desenvolvimento! (Ponto de chegada como referência do ponto de partida!) Operação - Ação - Atividade! Processo Dinâmico

Leontiev: “Atividade Guia” (Principal) Coloca em curso os processos psíquicos. Engendra a formação de novos processos. Estrutura a própria personalidade. Elkonin: Periodização do desenvolvimento: Atividade de Comunicação Emocional Direta Bebê-Adulto Atividade Objetal Manipulatória Atividade de Jogos Simbólicos Atividade de Estudo Atividade de Comunicação Emocional com Coetâneos-Preparação Profissional Atividade de Produção Social (Trabalho).

Atividade Guia: Comunicação Emocional Direta Bebê Adulto (1º ano) Centralidade Relação Bebê – Adulto (mediação do objeto) Linha acessória: objetal manipulatória Reflexos Incondicionados – reflexos Condicionados – Aprendizagem Social Sensação Percepção – Emoção - Ação

Psiquismo do Bebê Formação da Imagem Subjetiva da Realidade. Imagem – captação sensório perceptual (sensorial, empírica, imediata) Linguagem – imagem – palavra Palavra: extensão do objeto (formação da palavra com função denominadora)

Linguagem Pré Intelectual (Pré Linguística) Função primária da linguagem: meio de comunicação; dirigida ‘ao exterior Desenvolvimento: reações vocais reflexas incondicionadas (expressão de estados emocionais) reações vocais reflexas condicionadas: modelagem dos sons reflexos pela linguagem humana (murmúrios e balbucios) Pseudopalavras: não operam como signos

Atividade Guia: Objetal Manipulatória (2 e 3 anos) Centralidade: Relação Criança – Objeto (mediação do adulto) Linha acessória: Jogos Simbólicos Psiquismo da criança: Salto qualitativo (linguagem compreensiva para linguagem própria)

Etapa Linguística Fonética: primórdios da conexão entre linguagem e pensamento Palavra: despontando como signo! Funções: - comunicação - compreensão do mundo Linguagem Intelectual – Pensamento Verbal Palavra: condensa as demandas tanto da linguagem quanto do pensamento

Pensamento: formação dos Equivalentes Funcionais dos Conceitos Significado das Palavras: fonética- semântica Aspecto verbal, exterior x aspecto semântico, significativo Fonética se antecipa à semântica! Significações: mais diretas e imediatas para mais gerais e abstratas (substantivos concretos-verbos-pronomes = objeto-ação-sujeito)

Aprendizagem do uso funcional da palavra: (combinação de palavras culmina no atendimento de desejos!) Articular palavras = articular ideias = Pensar! Fala: organizativa do pensamento Objeto – Imagem – Palavra denominadora Signo (ideias): conceitos e juízos

1 Pensamento Efetivo ou Motor Vívido (2anos) Etapas do Desenvolvimento do pensamento: 1 Pensamento Efetivo ou Motor Vívido (2anos) Pensamento e ação se identificam Processos de análise, síntese e generalização ligados à manipulação de objetos Objeto do Pensamento Efetivo é o ato de realização da ‘tarefa’ Pensamento fundamentalmente sensorial (“prático”)

2 Pensamento Figurativo (3 a 5 anos) Pensamento orientado por imagens objetivas Domínios da fala e da função social do objeto = requalificam a ação com os objetos Pensamento apoiado fundamentalmente na percepção Formas elementares de generalização e abstração Superação do PF em direção ao PA= 6 aos 10 anos

3 Pensamento Abstrato (adolescência-adulto) (empírico e teórico) Superação da condição sensório perceptual Opera por meio de signos, mediado Superação do conhecimento aparente (sensorialmente dado) – descoberta das relações internas essenciais entre as coisas Desenvolve-se por apropriação de conceitos e juízos

Atividade Guia: Jogos Simbólicos (4 a 6 anos) Centralidade: Relação Criança – Adulto (mediação relações sociais) Linha acessória: atividade de estudo Fazer o que os adultos fazem: “faz de conta” Jogos Simbólicos: caráter semiótico, dotação de argumentos e conteúdos, vínculos entre relações lúdicas e relações reais.

1 Caráter Semiótico: Função simbólica: substitutivos lúdicos (liberta a ação do imediatamente dado). Domínio do real: entendimento do mundo Sentimento de pertença social Mobilizam: pensamento (abstração, generalização, etc), percepção, atenção, memória, linguagem, fantasia. 2 Argumentos e Conteúdos: Argumentos: realidade representada Conteúdos: aquilo que a criança destaca da realidade representada.

3 Relações Lúdicas e Relações Reais Relações Lúdicas: à base dos argumentos e conteúdos Relações reais: organização da brincadeira (contexto, condições, distribuição dos papéis) Comunicação, ações em comum, compartilhamento, descentrar-se dos próprios atos e ampliação da atenção sobre as ações de outros. Atuação a partir de motivos: auto controle da conduta Consciência infantil embrionária

Atividade Guia: Atividade de Estudo (6 aos 10 anos) Centralidade: Relação Criança – Objeto, mediada pelo adulto Linha acessória: comunicação emocional com coetâneos Não basta fazer o que os adultos fazem... É preciso saber o que os adultos sabem!!! Salto qualitativo: funções elementares – funções superiores!

Formação de Conceitos: Pseudoconceitos Ancorados nos traços visíveis e concretos dos objetos Transformam a imagem sensorial em expressão verbal Estabelecimento embrionário de relações entre pseudoconceitos com vista à formação de um sistema conceitual (supra empírico – “flor”) Superação dos conhecimentos cotidianos (heterogêneos, pragmáticos, espontâneos) em direção aos conhecimentos científicos (homogeneidade, essencialidade, volição, práxis)

Atividade Guia: Comunicação Emocional com Coetâneos- Preparação Profissional (adolescência- jovem adulto) Centralidade: relação com o outro, mediada por objetos. Linha acessória: trabalho social! Funções psíquicas superiores. Domínio primário do pensamento abstrato – trato inicial com o sistema de conceitos.

Atividade Guia – Atividade de Produção Social Trabalho (idade adulta) Domínio sobre si e sobre a natureza: Práxis!

Ensino – Aprendizagem Aprendizagem: particular para o geral, do concreto para o abstrato, do conhecimento cotidiano para o não cotidiano (“de baixo para cima”) Ensino: geral para o particular, do abstrato para o concreto, do conhecimento não cotidiano para o cotidiano (“de cima para baixo”). Referência básica da Aprendizagem = Apropriação de conhecimentos não cotidianos (científicos) Referência básica do Ensino = Objetivação de conhecimentos científicos já realizados por quem ensina.