IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Matemática para todos Educação Básica
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Discutindo práticas em Matemática
2º encontro – Professores Maio de 2012
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ENCCEJA MATEMÁTICA.
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Programa Ler e Escrever
Currículo por Competências e Habilidades.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Caderno Interfaces Curriculares
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Em busca de uma compreensão
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Leitura de Textos Científicos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Número e Estruturas Aditivas
Prof.ª Irislane Figueiredo
Problemas quanto à maturidade dos alunos que chegam à universidade (caso CTC/PUC-Rio) Marcos A. da Silveira Julho de 2005.
O aluno elaborando conceitos
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 - Introdução à Modelagem Matemática
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Profª. Taís Linassi Ruwer
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
Matemática em Ambiente Computacional
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Conceitos e Procedimentos
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Rita Prates e Sueli Araujo
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
PROVA BRASIL 2015.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA 6º ANO

IV ENCONTRO Desenvolver a prática dos docentes no envolvimento das habilidades de pensamento exigidas no processo da produção de texto matemático a fim de incentivar o aluno na leitura, interpretação e compreensão de textos matemáticos (o que eu aprendi...)

NARRATIVAS

Clássicos: Malba Tahan, Lewis Carroll e Monteiro Lobato Algumas Narrativas

Matemático francês pouco conhecido na história da Matemática, mas que contribuiu muito para o desenvolvimento da "matemática moderna" que estudamos hoje em dia Galois escreveu cinco trabalhos pequenos e três memórias. No total, sua obra matemática tem 60 páginas. Em vida, apenas os artigos curtos foram publicados. Depois de sua morte, a mãe repassou para um amigo do jovem, Auguste Chevalier, vários manuscritos e três cartas. Duas eram sobre política, mas uma continha o resumo das memórias que ele havia escrito e foi publicada na revista Revue Encyclopédique, em setembro de 1832. Apenas em 1846 todos os trabalhos foram publicados no Journal de Mathématiques Pures et Appliquées.

“Galois foi genial e fez uma verdadeira revolução conceitual”, diz o matemático Ubiratan D’Ambrosio, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estudioso do tema. “A originalidade maior foi fazer uma abstração pura. Ele considera um conjunto de objetos, não faz referência à natureza deles e define uma lei de composição, semelhante a uma tabuada, para esses objetos. Fala de suas propriedades e assim introduz o conceito de grupo”, explica. Com o tempo, essa teoria deu origem a conceitos ligados a estruturas abstratas, como corpos, anéis e outras. “Uma nova álgebra emergiu da teoria de grupos”, afirma D’Ambrosio.

A narrativa não é só contar história é problematizar e fazer com que o aluno pense como se fosse parte integrante da história.

A matemática, encarada assim, aparece-nos como um organismo vivo, impregnado de condição humana (...) aparece-nos, enfim, como um grande capítulo da vida humana social. Caraça, B. Conceitos Fundamentais da Matemática

MATHEMA – Raciocínio ou pensamento “MATEMÁTICA É A ARTE DE RACIOCINAR” Epistemologicamente: M A T H E M A + T H I C A MATHEMA – Raciocínio ou pensamento THICA – Técnica ou arte Logo: “MATEMÁTICA É A ARTE DE RACIOCINAR”

Competências e Habilidades

Números Relações Geometria p. 39

NÚMEROS GEOMETRIA RELAÇÕES Equivalência/ ordem Simbolização / operações NÚMEROS GEOMETRIA Percepção / concepção Construção / representação Medidas /aproximações Proporcionalidade / interdependência RELAÇÕES

Quais são as competências pessoais? São 3 pares de competências que constituem 3 eixos norteadores da ação educacional Eixo EXPRESSÃO / COMPREENSÃO A leitura de um texto, de uma tabela, de um gráfico até a compreensão de fenômenos históricos, sociais, econômicos, naturais, bem como a produção de registros, de trabalhos orais e/ou escritos, elaboração de resumos, de sínteses e de mapas.

Eixo ARGUMENTAÇÃO / DECISÃO Construção de acordos e a capacidade de elaboração de sínteses de leituras e de argumentações, tendo em vista a tomada de decisões, a proposição e a realização de ações efetivas, justificativas de procedimentos, demonstrações. Ir além dos diagnósticos e intervir na realidade de modo responsável e solidário.

Eixo CONTEXTUALIZAÇÃO e ABSTRAÇÃO Capacidade de contextualização dos conteúdos estudados na escola, de enraizamento, na realidade imediata, nos universos de significações - sobretudo no mundo do trabalho. De imaginar situações fictícias, de projetar situações ainda não existentes.

Algumas Ideias principais da Matemática Equivalência Ordem Proporcionalidade Medida Aproximação

Resolução de problema: um caminho essencial para aprender Matemática Célia Carolino Pires

Socialização

Resolução de Problemas A Resolução de problemas possibilita o desenvolvimento de capacidades, tais como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos, além de estimular formas de raciocínio como intuição, dedução e estimativa.

Quais são as informações apresentadas? Quais os dados que temos? Qual a pergunta a ser respondida? Como pode ser encontrada a solução? Como podemos saber se a solução está correta?

Resolva cada situação apresentada Resolva cada situação apresentada. Antes de resolvê-las, para cada uma, responda:

FRAÇÃO EM AÇÃO

O que eu aprendi ...