S EMINÁRIOS DE P ESQUISA II Docentes: Ana Carolina Sartorato Beleza Ana Maria Souza Pinto Claudia Ridel Juzwiak Cristina dos Santos Cardoso de Sá Elke.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
NORMALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Metodologia Científica
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
(Metodologia Científica)
Pesquisa em Marketing.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
PROJETO DE PESQUISA: aluno “bicho carpinteiro” medicalização do corpo na infância ANA PAULA A. AGUIAR.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Projeto de Intervenção
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Metodologia da Pesquisa em Ciência da Computação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
ARTIGO CIENTIFICO.
PROJETO DE PESQUISA Planejamento da Pesquisa Caminhos que serão percorridos * O que pesquisar * Por que pesquisar (Justificativa)
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Acadêmicas: Bruna Daniela Kalschne, Francieli Selzler
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
Faculdade de Educação de Costa Rica
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO
Metodologia da Pesquisa Científica
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Dom Pedrito Bacharelado em Enologia Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg Eng.º Agrônomo.
TCC1 Professora Michelle Luz.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
1 Aula – 9 Planejamento  OBJETIVO DA AULA: Entender a importância do Cronograma na Pesquisa Científica Conhecer o processo de Universo.
1 DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (DCG) PROJETOS SOCIAIS I Profª Drª Claudete Izabel Funguetto, Engª Agrônoma
Quantitativo-Qualitativo: o que precisamos saber sobre os métodos?
FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS
Pesquisa ao Alcance de Todos (PAT-2009) 2ª Oficina de Elaboração de Projetos: Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa do projeto Coordenadores:
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Orientações para escrever um Artigo Científico
Profª . Deyse Karla de Oliveira Martins
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO NA EAD: ESTUDO DE CASO DA VISÃO DO ENSINO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO Eduardo Penna Gouvea Orientador Prof. Alexandre Souza da Silva Polo de Osasco/SP.
EMBRIOLOGIA COMPARADA
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
Plano de aula cronograma
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
Projeto Integrador 4º p. Ed. Física
DISCIPLINA: Redação científica
Trabalho de Conclusão de Curso
Aula 1 Apresentação da disciplina e metodologia de trabalho semestral SAÚDE E SANEAMENTO AMBIENTAL Profa. Msc. Larissa Bassani.
METODOLOGIA.
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. 1 INTRODUÇÃO (3 páginas) 2 OBJETIVOS 2.1 GERAL 2.2 ESPECÍFICOS 3) REVISÃO DA LITERATURA E/OU REFERENCIAL TEÓRICO (10.
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
REFERENCIAL TEÓRICO -TEXTO CIENTÍFICO -PASSOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; ORDENAÇÃO E LEITURA PONTUAL CRONOLÓGICA. -DEFINIÇÃO DOS CAPÍTULOS -ELABORAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

S EMINÁRIOS DE P ESQUISA II Docentes: Ana Carolina Sartorato Beleza Ana Maria Souza Pinto Claudia Ridel Juzwiak Cristina dos Santos Cardoso de Sá Elke Stedefeldt Ricardo Luís Fernandes Guerra Sidnei José Casetto Docente referência: Rogério Cruz de Oliveira

E MENTA : Desenho metodológico da pesquisa. Discussão do tipo de pesquisa, abordagem, definição de sujeitos, instrumentos de coleta de dados, procedimentos e previsão de análise de dados.

O BJETIVOS : Refletir sobre o desenho metodológico da pesquisa; Definir o método da pesquisa, incluindo o tipo da pesquisa, abordagem, a definição dos sujeitos, dos instrumentos e dos procedimentos, e a previsão de análise dos dados; Demonstrar um salto qualitativo em relação à intenção da pesquisa.

C RONOGRAMA : DataHorárioAtividade 22/11Manhã Livre 22/1114 – 18 Aula teórica 29/11 Até 23:59 Envio dos projetos para o grupo 06/128 – 12 Apresentação e discussão dos projetos 06/1214 – 18 Apresentação e discussão dos projetos. Encerramento da disciplina 07/01/2013 Até 23:59 Entrega do projeto reformulado 08/01/2013 à 14/01/2013 Até 23:59 Entrega do projeto reformulado em situação de atraso. N2: 0 – 4 pontos.

E STRATÉGIA : 1 - Aula teórica; 2 - Apresentação/arguição do projeto: 2.1 – alunos divididos em três grupos; 2.2 – 10 minutos de apresentação e 30 minutos de discussão (total de 40 minutos). * PROJETO DE PESQUISA ENTREGUE DE ACORDO COM O ROTEIRO.

A VALIAÇÃO : 3 MOMENTOS N1: projeto de pesquisa e apresentação (0-3): será solicitado ao aluno a entrega e apresentação de seu projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa será avaliado pelos seguintes critérios: redação, formatação, diálogo com a literatura, coerência textual, clareza do tema/objeto/problema/objetivo(s) e delineamento do método.

A VALIAÇÃO : 3 MOMENTOS N2: projeto de pesquisa reformulado (0-6): após a apresentação do projeto de pesquisa, o aluno deverá entregar o mesmo reformulado a partir das considerações da banca. O projeto de pesquisa reformulado será avaliado pelos mesmos critérios já descritos. Juntamente com o projeto, deverá ser entregue uma Carta contendo as justificativas das reformulações realizadas e/ou das opções que foram mantidas. Esse critério busca verificar se houve um salto qualitativo na intenção da pesquisa.

A VALIAÇÃO : 3 MOMENTOS N3: participação (0-1): nesse item serão observados os aspectos de frequência, pontualidade e atenção dispensada às atividades desenvolvidas na disciplina.

N OTA FINAL NOTA FINAL: N1 + N2 + N3 A nota final será convertida em conceito, de acordo com o parâmetro abaixo: A: 9,0 – 10,0 B: 8,9 – 7,0 C: 6,9 – 5,0 D: < 5,0

B IBLIOGRAFIA BÁSICA MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Metodologia do trabalho científico. 7.ed. São Paulo: Atlas, MINAYO, M.C.S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

B IBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4.ed. São Paulo / Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, PESCUMA, D.; CASTILHO, A.P.F. Projeto de pesquisa: o que é? Como fazer?. São Paulo: Olho d’água, ROTHER E.D.; BRAGA, M.E.R. Como elaborar sua tese: estrutura e referências. São Paulo: BC Gráfica, SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.