O que é marketing “Função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado” American Marketing Association
O que é marketing público Melhorar o desempenho do setor público através do aproveitamento de oportunidades para aprimorar o atendimento das necessidades do cidadão.
Objetivo específico do marketing “O marketing é a melhor plataforma de planejamento para uma agência pública que queira atender às necessidades do cidadão e que queira entregar valor real. A preocupação central do marketing é a produção de resultados que o mercado-alvo valoriza. No setor privado o mantra do marketing é a valorização e a satisfação do cliente. No setor público a manda do marketing é a valorização e a satisfação do cidadão”. Philip Kotler e Nancy Lee – Marketing no Setor Público
Objetivo gerais Marketing Público Agregar valor de eficiência de gestão pública Ser reconhecido como de confiança Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços Mostrar a competência dos funcionários públicos Aprimorar relacionamento com a comunidade Divulgar e agregar valor aos serviços públicos Conhecer as necessidades dos cidadãos
Como contratar publicidade e marketing Publicidade – Lei 12.232 e 8.666 (Serviços de publicidade é o conjunto de atividades com o objetivo de promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir idéias ou informar o público em geral). Assessoria de Comunicação (consultoria, assessoria de imprensa e relações públicas) – Lei 8.666
Como contratar publicidade e marketing Organização de Eventos – Lei 8.666 Comunicação de caráter educacional e de utilidade pública Divulgação de ações do poder público - impessoal
Limitações da nova lei 12.232 Só permite atividades de publicidade e propaganda Não pode assessoria de imprensa, eventos festivos e atividades relacionadas. Pode fazer pesquisa de opinião para avaliar resultados de campanhas publicitárias. Só pode contratar por critérios de técnica e preço ou apenas técnica.
Vantagem de contratar agências Controle das verbas de acordo com a lei (elimina risco de investir mais do que é permitido) Profissionalismo nas atividades de comunicação e marketing Melhor desempenho na relação custoxbenefício (ações corporativas e integradas).
O que pode ser feito Campanhas de Publicidade e Propaganda (mídias de rádio, TV, jornais, outdoor, internet etc) Pesquisas de opinião para mensurar os resultados das campanhas e satisfação dos turistas Programas informativos de rádio e TV (TVs fechadas e abertas)
Restrições em ano de eleição Investimentos na média dos últimos três anos (soma tudo e divide por 36). O resultado vale para cada um dos seis primeiro meses de ano de eleição. Nos três meses anteriores à eleição (julho, agosto e setembro) somente informações institucionais.
Restrições em ano de eleição Sai do ar tudo o que envolve diretamente os gestores públicos A partir das convenções e definição de candidaturas, os candidatos oficiais não aparecem mais nem no rádio, jornal ou TV.
4 Ps do Marketing Produto – atender necessidades e dedejos público consumido Preço – justo pelo valor e benefícios que oferece Praça – disponibilizar no momento adequado para consumo Promoção – divulgação eficiente para despertar interesse no consumidor
O que é marketing turístico Processo administrativo através do qual empresas e outras organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciar suas necessidades, desejos e motivações, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima de demanda. Mário Carlos Beni – Livro Análise Estrutural do Turismo
7 Ps do Marketing Turístico Propósito – finalidade e segmentação Programação – roteiros e atrações Possibilidades – produtos adequados para públicos específicos Percepção – características para formação de imagem Peculiaridades – características únicas Promessa – comprometimento de satisfação Papel – o que cada um faz Márcio Carapeto – professor da Escola de Turismo e Hotelaria
7 Ps do Marketing do Turismo Papel – o que cada um faz
Etapas do Marketing do Turismo Pesquisa de mercado – descobrir o que o turista deseja. Planejamento do produto – produtos adequados Publicidade e promoção – informar o turista Canais de distribuição – onde comprar serviços Definição de preço – adequado ao perfil de consumo Mario Carlos Beni – Análise Estrutural do Turismo
Diferenciais do produto no MKT do Turismo Não é um bem de consumo Não é tangível – difícil percepção Forte fator pessoal – de pessoa pra pessoa Pouco controle de oferta e demanda Consumo coletivo
Diferenciais do produto no MKT do Turismo Cada produto tem mensagem diferente Interferências política Dificuldade distribuição – todos vendem
Compostos do produto Turismo Privados – vendas, transporte, hospedagem, equipamentos Públicos - destinos, atrativos, equipamentos, divulgação Sociais – comunidades, órgãos oficiais, governo, empresas, público, consumidor.
Estratégias gerais da comunicação e do marketing Focar a comunicação na qualidade e não só na quantidade Promover ações de benchmarketing para os servidores públicos
Estratégias gerais da comunicação e do marketing Criar agenda positiva para aprimorar a imagem do governo Diagnosticar os vários estágios do processo da comunicação e do marketing Definir o que é prioridade, corporativo e estratégico
Ferramentas de Divulgação Publicidade e Propaganda Internet e Midias Sociais Pesquisas de Opinião e Satisfação Assessoria de Imprensa Relações Públicas para ações promocionais Tours de Promoção Eventos de Lançamento de novos produtos
O que pode ser feito Internet e intranet (sites, e-mail marketing, transmissão ao vivo ) Publicações (jornais, folders, malas diretas e manuais) Eventos – gerais e dirigidos Marketing de relacionamento – lideranças e comunidade
O que pode ser feito Midias sociais – You Tube, Facebook, Twitter etc) Audiovisuais institucionais Assessoria de Imprensa (local, regional e nacional) Relações Públicas (relacionamento institucional com comunidade e poderes constituídos)
Estratégias para assessoria de imprensa Divulgar ações por meio de releases diários, semanais ou conforme a necessidade e a importância do fato Convidar jornalistas especializados para visitar destinos turísticos. Estreitar o relacionamento entre imprensa, governantes e gestores públicos do turismo Media Training com os gestores e governantes que falam com a imprensa.
Estratégias para assessoria de imprensa Planejar pautas positivas e pró-ativas (não ficar só nos assuntos do dia-a-dia) Comunicação de Crise - preparar assessores para situações emergenciais Elaboração de jornais e informativos gerais
Estratégias para assessoria de imprensa Atualização diária do site (nada é mais velho do que notícia velha no site) Criar kit básico de imprensa (textos e fotos)
Estratégia para cerimoniais Avaliação dos roteiros e produções atuais Aperfeiçoamento por meio de treinamento Criar formatos mais populares Formatos diferentes para cada tipo de evento Maior participação da comunidade Maior participação das lideranças sociais
Persuadir não é enganar O marketing trabalha com a persuasão Não significa enganação Mostra o que é realidade Enganar resulta em frustração e abandono Não vender o que não pode entregar
Contatos: Mário Sérgio Brum Fone: 47 30285850 Mário Sérgio Brum Fone: 47 30285850 Email: mariosergio@criacomcomunica.com.br