Gestão do Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Contabilidade Sistemas de Informação
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Gestão de pessoas em organizações públicas:
POR QUE PLANEJAR!.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
  ORGANIZAÇÕES.
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Desenvolvimento organizacional
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Profª. Janaina Pena Camargo
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Coaching lcz.
O uso de novas mídias nas escolas
Modelo de Excelência em Gestão
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
I - Capacitação para o Conhecimento e Aprendizado Organizacional. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 1.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Margarete Teresinha Fabbris de Oliveira Santos Vanusa Sampaio Pedroso
Gestão por Competências
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores

Gabriel Bastos Machado
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Planejamento e estratégia
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
A Administração e suas perspectivas
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Uma onda de reorganizações
A Liderança e seus Conceitos
Mentoring Coaching.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Avaliação de Desempenho
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Comportamento Organizacional
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento

Criação de Conhecimentos na Empresa Gestão do Conhecimento Criação de Conhecimentos na Empresa Uma organização de negócios vai além do mero processamento de dados, informações e conhecimentos, pois também tem a capacidade de criar conhecimentos quando surgem necessidades. Na verdade, o conhecimento é criado por indivíduos, mas estes podem ser apoiado e estimulados intencionalmente pela organização, que proporciona a infraestrutura necessária, os contextos e desafios.

Gestão do Conhecimento Os conhecimentos e ideias coletados externamente são largamente disseminados dentro da organização, passando a fazer parte da base de conhecimentos da empresa. Esse novo conhecimento passa a ser incorporado aos produtos, tecnologias e serviços oferecidos pela empresa, sendo nesse sentido devolvido ao ambiente externo. A utilidade caracterizada pelo uso de novos conhecimentos é o que promove o sucesso das organizações em geral, e uma condição muito importante é a existência do trabalhador do conhecimento, um indivíduo que sabe alocar o conhecimento para uso produtivo.

Gestão do Conhecimento Criação de crescimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas. (NONAKA eTAKEUCHI, 1997) É a recriação da empresa e dos seus integrantes em um processo de autorrenovação.

Gestão do Conhecimento Assim, constatamos que, na sociedade do conhecimento, uma das funções mais nobres das organizações no processo de criação do conhecimento é fornecer o contexto apropriado para facilitação das atividades em grupo e para criação e acúmulo de conhecimento em nível individual. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997)

Gestão do Conhecimento As cinco condições que podem capacitar as organizações na criação do conhecimento são: Intenção – o direcionamento que a própria organização estabelecerá para o processo de criação de conhecimento, e que deve se tornar um compromisso de todos os colaboradores, fazendo com que os conhecimentos adquiridos tenham mais valor. Autonomia – sendo que todos os membros de uma organização devem agir de forma autônoma, ampliando assim a chance de introdução de oportunidades inesperadas e a motivação dos indivíduos.

Gestão do Conhecimento Flutuação e o Caos Criativo – correspondem à abertura a novas interações entre a organização e o ambiente externo, criando oportunidades de reconsiderar o próprio pensamento e as perspectivas fundamentais, questionando assim a validade das atitudes básicas em relação ao mundo (flutuação). Situações assim podem precipitar um colapso dentro da organização, a partir do qual o novo conhecimento é criado, contanto que haja reflexão sobre as ações empreendidas.

Gestão do Conhecimento Redundância – consiste em informações que transcendem as necessidades operacionais imediatas da organização. Trata-se da superposição intencional de informações, fazendo com que um conceito criado por um indivíduo seja compartilhado entre outros que talvez não precisem imediatamente do mesmo. Variedade de Requisitos – é alcançada quando todos os colaboradores de uma organização têm o acesso mais rápido possível à mais ampla gama de informações necessárias, passando pelo menor número possível de etapas. Essa condição é muito facilitada pelo uso generalizado de tecnologias de informação e comunicação.

Gestão do Conhecimento Sistema de Gestão Para a implantação de uma gestão com eficácia, se faz necessária a implantação, ou alinhamento, de um sistema. E O QUE É SISTEMA? Sistema, é o conjunto de partes interagentes e interdependentes, que forma um todo unitário com determinado objetivos e efetuam determinada função. Destacam-se algumas peculiaridades nos sistemas, onde as principais são a existências de subsistemas e suprassistemas.

DIFERENCIAÇÃO DE SISTEMAS Gestão do Conhecimento DIFERENCIAÇÃO DE SISTEMAS

Existe um sistema totalmente fechado? Gestão do Conhecimento Existe um sistema totalmente fechado?

ESQUEMA CONCEITUAL DE UM SISTEMA Gestão do Conhecimento ESQUEMA CONCEITUAL DE UM SISTEMA

Estilo gerencial promotor do conhecimento Gestão do Conhecimento Estilo gerencial promotor do conhecimento O funcionamento de uma organização depende em grande medida da postura de seus dirigentes diante das situações de decisão, de comando e de conflitos, o que caracteriza o seu estilo gerencial.

Gestão do Conhecimento Define-se estilo gerencial como “uma característica própria e determinada pela personalidade e formação do líder, ou seja, são os tipos de comportamento adotados pelo líder em relação aos seus subordinados, isto é, a maneira como o líder orienta sua conduta.” (ROMANI E DAZZI, 2002, p. 48)

Gestão do Conhecimento A flexibilidade é muito importante aos líderes, para que variem o estilo de acordo com as características da organização em que estiverem trabalhando. Em geral, o estilo gerencial poderá variar conforme a caracterização do líder e o contexto organizacional no qual se encontra, e isto chama-se Desenvolvimento Gerencial.

Desenvolvimento Gerencial Gestão do Conhecimento Desenvolvimento Gerencial Desenvolvimento Gerencial (DG) está relacionado às iniciativas que empresas e organizações têm empreendido a fim de apoiar o crescimento pessoal e profissional dos ocupantes dos chamados cargos de liderança, desde coordenadores e supervisores até executivos ou dirigentes situados na primeira linha de poder.

Gestão do Conhecimento O desafio de DG: mudanças por meio das lideranças Nada muito simples quando a intenção é provocar mudanças relevantes em práticas e comportamentos. A seguir algumas ideias que podem facilitar a dinâmica de mudanças: Abrir janelas A busca de oxigênio que possa gerar novas percepções, quebrar resistências de aprendizagem e fortalecer visão crítica descontaminada por parte das lideranças. Fortalecer alianças As resistências às mudanças são substituídas gradualmente pela confiança conjunta das pessoas. O poder do conhecimento Saber significa avançar os campos de conquista, descobrir novas fronteiras, desvendar possibilidades.

Gestão do Conhecimento Competências a serem desenvolvidas pelo DG A competência de moldar o futuro O simples fato de ampliar tão fortemente a imaginação acerca do futuro desperta nas pessoas um senso de apropriação sobre suas possibilidades. A competência de gerar significado A questão é que para a força de trabalho das organizações, o fundamental é definir propósito, sentido e significado. A competência de gerar a prontidão Promover movimentos de transformação capazes de gerar senso de urgência, e agilidade de respostas às ameaças e as oportunidades do ambiente de negócio.

Gestão do Conhecimento Senge (1990) afirma que nas organizações do conhecimento os líderes são projetistas, regentes e professores. Eles são responsáveis por construir organizações onde as pessoas expandem continuamente suas capacidades de entender complexidades, esclarecer visões e aperfeiçoar modelos mentais compartilhados, ou seja, são responsáveis pela aprendizagem.

Gestão do Conhecimento Um novo estilo gerencial, que favoreça a gestão do conhecimento, caracterizaria o líder como projetista, professor e regente do grupo. Como projetista ele desenha as ideias básicas e valores da organização; Como professor, ajuda os colaboradores a adquirirem visões precisas e ricas, enxergando oportunidades de ação com base em técnicas de explicitação de seus modelos mentais; Como regente, o líder deve transmitir entusiasmo que, aliado ao seu próprio conhecimento, leva os colaboradores a alcançar a missão organizacional.

Gestão do Conhecimento O líder tem, em grande medida, a responsabilidade de gerencias os conhecimentos junto com os seus colaboradores. Para tanto, ele deve saber quais conhecimentos são imprescindíveis aos negócios da organização, quais são apenas desejáveis, e quais fazem com que os processo e atividades sejam desenvolvidos com o diferencial qualitativo que proporciona vantagem competitiva. Ele deve viabilizar resultados por meio da criação de um ambiente participativo e do estímulo à criação e ao compartilhamento de conhecimentos.