Educação formal e não-formal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Advertisements

Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O Currículo na Educação Infantil
Metodologia de Pesquisa
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
cenários e perspectivas.
I- Concepção de Educação
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
OBJETIVO GERAL - ARTE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA, CARACTERIZANDO UM MODO PRÓPRIO DE ORDENAR E DAR SENTIDO.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
GESTÃO ESCOLAR.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Os níveis básicos da leitura
Perfil do Profissional
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
ORGANIZAÇÃO Conceitos
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Definições situacionais.
Gerenciamento de Sala de Aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Mitos e Trabalho Infantil
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
A Escola Necessária. A Tecnologia chegou na escola!
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
A importância do jornal comunitário como porta voz da sociedade que o produz Autora: Amanda Galdini Pós Graduada no Master in Business Communication em.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Carla Tatiani Teixeira
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Introdução às Humanidades e às Ciências Sociais
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
A educação como processo social
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
cenários e perspectivas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
A palavra “Fundamentos” é utilizada no escotismo para referir-se aos elementos básicos em que se fundamenta o movimento; ou seja, seu Propósito, Princípios.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
Roni Ivan Rocha de Oliveira Maria Luíza de Araújo Gastal
Transcrição da apresentação:

Educação formal e não-formal Fonte: TRILLA, J.; GHANEM, E.; ARANTES, V.A.; Educação Formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008, p. 29-39.

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. Coombs (1975, p. 27) argumenta que: Educação Formal: Compreende “o ‘sistema educacional’ altamente institucionalizado , cronologicamente graduado e hierarquicamente estruturado que vai dos primeiros anos da escola primária até os últimos da universidade.”

COOMBS, 1975, p.27. Educação não-formal: É definido por... “...toda atividade organizada, sistemática, educativa, realizada fora do marco do sistema oficial para facilitar determinados tipos de aprendizagem a subgrupos específicos da população, tanto adultos como infantis”

COOMBS, 1975, p.27. Educação informal é definida por... “Um processo, que dura a vida inteira, em que pessoas adquirem e acumulam conhecimentos, habilidades, atitudes e modos de discernimento por meio das experiências diárias e de sua relação com o meio.”

UNIVERSO: EDUCAÇÃO

Exemplos... Ler um romance por puro prazer. Estudar um livro didático ou para realizar uma avaliação. Relações familiares, amizades e literatura infantil.

Caracterização: Intencionalidade; Caráter metódico ou sistemático; ............... Critério de diferenciação e de especificidade do processo educativo

Caracterização da Ed. Informal O processo de educação informal ocorre indiferenciada e subordinadamente a outros processos sociais, quando está indissociavelmente mesclado a outras realidades culturais [...] carece de contorno nítido. Ex. Educação parental.

Critério metodológico Educação Formal: escolar, institucionalizada, regrada, hierarquizado,... Educação não-formal: não escolar, rompe com a definição espacial e temporal da escola;

Trânsito... EDUCAÇÃO: Não-formal  torna-se formal.