UNIBERO Módulo: Negociações Internacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

P A percepção dos riscos é homogênea?
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Participação no Capital de Conhecimento Michel Authier Diretor científico e fundador da Trivium-SA Quarta-feira 7/11/2007 Brasília Por um Serviço Publico.
DEMOCRACIA.
2.4 Relações de ciência com a cultura A ciência constitui também história de um certo fracasso. [ JAPIASSU, 1999] JUSTIFICATIVA DE JAPIASSU: Ao longo do.
Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar.
Estratégias e Táticas de Negociação
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
Ministério da Saúde Elementos Conceituais Importantes para a Construção da Agenda de Compromissos Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS FlorianópolisJunho/2005.
Administração por Objetivos (APO)
Técnicas de Negociação
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
NEGOCIAÇÃO Grupo Excelência em Negociação Home Page:
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
Orientações para a dissertação
SELECIONANDO CLIENTES
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
Prof. Msc. Magali de Macedo
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
CONFLITO INTERPESSOAL
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Da Gestão do Erro a Gestão do Risco
Experimentação Algorítmica
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO
O ILUMINISMO.
6. MÉTRICAS / CONTROLES 22 DE MARÇO DE CONTROLES SERVEM PARA : - AVALIAR O DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO. - ANALISAR O AMBIENTE EXTERNO.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
FEEDBACK.
Planejamento e estratégia
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing Global
Aula 3. As quatro tendências da bioética
DADOS São os fatos em sua forma primária; Tipos: Dados Alfanuméricos;
Técnicas de Negociação
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO - DIP
A GESTÃO DE CONFLITOS.
Algumas dicotomias/pares binários encontrados em Respect and Science Learning Respeito/ Desrespeito Algo valorizado/ Sem valor Algo que se tem ou possui/
Psicopatologia da normalidade. O trabalho consiste em  Procedimentos defensivos contra o sofrimento: articulam a produção do indivíduo às produções do.
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Metodologia: Método Científico.
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
A natureza do desejo - Osho
História do Brasil republicano
Análise do Ambiente Competitivo
Como Administrar na Sociedade Moderna
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Tipos de conhecimento e método científico
Ciclo Motivacional O que é Motivação?
Psicologia e Comunidade
Envelhecimento Tarsila Cunha.
Ética Empresarial e nos Negócios Identidade Ética O que importa é vencer ! Antes de jogar os jogos organizacionais, não suponha que as pessoas são iguais.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

UNIBERO Módulo: Negociações Internacionais Jean Baptiste Duroselle Todo império perecerá Abordagem histórica da diplomacia

Mensageiros mortos Ministério dos Negócios Estrangeiros – séc. XVII Embaixadas e a estruturação progressiva Diplomata concursado: séc. XIX Papel do corpo diplomático: representação, informação e negociação Manutenção generalistas X Inflação dos especialistas Extensão das responsabilidade dos Estados Progresso técnico e cientifico Aceleração da informação Aparecimento das rel. assimétricas Complexidade dos fenômenos economicas Negociação típica é bilateral e envolve esforço intelectual Neg. multilateral = muitas conversações bilaterais oficiosas

- Liga das Nações / ONU – Diferença é a obtenção do VOTO. É precedida de muitas neg. bilaterais. Trabalho corpo-a-corpo / discursos indiv. / psicologia coletiva NEGOCIAÇÕES CONFLITUOSAS Poder responsável por uma unidade política considera certo objeto fora da competencia de sua soberania, como aposta de ganho desejado que merecem correr alguns riscos Estado jamais conhece exatamente natureza da reação PAG.284 Conflito deve existir 2 elementos: ação da unidade política e reação da população.

INÍCIO DE CONFLITO Início por decisão: s/ reação popular, governo reivindica algo, quer prêmio de determinada região ou vantagem. Início pela ocasião: Governo + ½ opinião pública. Desejam objetivos mas sem correr risco. “Ocasião fornecerá os meios para transformar o conflito latente em conflito corrente” Início por contragolpe: Estado A ao tomar decisão, fornece a Estado B a oportunidade de dar início a um conflito / Qualquer decisão de conceder vantagem, autonomia interna, independencia, pode conduzir as elites de outro colonia dar inicio a um conflito Início por maturação: Oposto ao início por decisão. É governo com apoio popular, é mais trabalhado e mais forte. É fenomeno socioecon / ideologico. Trabalho corpo-a-corpo / discursos indiv. / psicologia coletiva NEGOCIAÇÕES CONFLITUOSAS Poder responsável por uma unidade política considera certo objeto fora da competencia de sua soberania, como aposta de ganho desejado que merecem correr alguns riscos Estado jamais conhece exatamente natureza da reação PAG.284 Conflito deve existir 2 elementos: ação da unidade política e reação da população.

PREVENÇÃO DE CONFLITOS Decisão: mais fáceis de ser evitados Ocasião: mais dificeis de ser evitados – ambição pessoal, sentimento de servir ao país. Contragolpe: dificeis de evitar e de prever Maturação: Mais fáceis de dominar, pois derivam de uma lenta evolução Proc. De derivação – desviar a atenção das dificuldades internas voltando para o exteriror OBJETOS DOS CONFLITOS Tipo de contradição existente entre os dois adversários

Quais são as contradições? Qual a posição de cada parceiro em relação ao que causa o conflito? Motivações econ/ideologicas/poder/ motivação nacional “pertencer ao Estado” PAG. 294 ESTRATÉGIA E TÁTICA DO CONFLITO Estratégia – movimentos conjuntos, os planos de campanha. Poder supremo – Objetivos / meios / riscos Tática – movimento dos dois exércitos frente a frente. Todos os nívies TIPOS DE TÁTICAS A espera > não agir diretamente

A negociação> discussão sobre o conflito O recurso a terceiros A réplica > pode ser pela força ou não PAG. 300 SOLUÇÃO DO CONFLITO LIMITADO Solução definitiva? Renunciaremos a todo o inicio de conflito? Como podemos verificar os sinais disso? TEMPO!

O PROBLEMA DA DESCONFIANÇA Ponto de partida é a desconfiança Estado x indivual: trapaça, mentira útil? Desconfiança latente> indivudual> diplomata Desconfiança conjuntural> dois Estados que um conflito separa Desconfiança estrutural / ideologica> socieconomico # SOLUÇÃO DE CONFLITOS Conciliação total? Reconciliação duradoura? (causa grande interesse comum e defesa contra um terceiro)

NEGOCIAÇÃO TÁCITA PAG. 312.