Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Advertisements

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Custos ... afinal, o que é isto?
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Administração Financeira III
ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Processo Administrativo
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
CUSTOS.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Aula 08 Revisão para AV1.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Orçamento Empresarial
PROJETO DE MELHORIA NAS ENTREGAS, ESTOQUES, CUSTOS, RENTABILIDADE.
Gerenciamento dos Custos do Projeto
Função da Administração:
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Administração de Logística e Materiais
Orçamento de Produção.
Planejamento Financeiro Orçamentário
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
CONTABILIDADE GERENCIAL
Controle Orçamentário
Planejamento Organizacional Integrado
Análise do fluxo de caixa da empresa
Gerenciamento de Custos
Função Planejamento GUI I
ORÇAMENTO CONTÍNUO Prof. Alessandro.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Técnico Contabilidade
Logística Integrada Engenharia de Produção
Controle Orçamentário Gerencial
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Técnico Contabilidade
Lei orçamentária anual - loa
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ORÇAMENTO É uma poderosa ferramenta de planejamento, gestão e controle que envolve todos os setores da instituição. RECEITA DESPESA.
ORÇAMENTO POR ATIVIDADES
Cadeia de Valor.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Prof. Welington Rocha1 EAC 512 – Controladoria TEMA: 5 Controle Orçamentário São Paulo, abril de 2006.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Etapas do processo orçamentário
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO Profº Adalberto J. Tavares Vieira Universidade do Estado de Santa.
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
Controladoria.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Atualização Didática Professor: Osvaldo Malta Callegari Estagiária: Franciele Apdª Cecato.
Orçamento.
Transcrição da apresentação:

Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos

O que é orçamento? O orçamento é uma expressão quantitativa formal que parte do comportamento passado e olha para as possíveis mudanças futuras quantificando, em termos econômicos e financeros, as atividades da empresa. Trata-se de uma previsão, uma meta de acordo com a qual serão tomadas as decisões.

Para que serve? Dar forma pormenorizada ao plano estratégico Auxiliar a coordenação das várias atividades da organização Definir responsabilidades dos executivos, autorizar os limites de gastos que eles podem fazer e informá-los do desempenho que deles se espera Obter o Reconhecimento de que o orçamento é o instrumento de avaliação do real desempenho dos executivos

Como funciona? Simulação Cálculo de Probabilidade Variações para contingência

Onde esta inserido? PLANEJAMENTO: (2012) CONTROLE: 2013 PLANO ESTRATÉGICO PLANO OPERACIONAL ORÇAMENTO CONTROLE: 2013 EXECUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS ANÁLISE DOS DESVIOS MEDIDAS CORRETIVAS

Função do Controle Compreende a aferição do desempenho (em relação a um padrão) e a correção dos desvios que assegure a consecução de objetivos, de acordo com o plano da organização

Vantagens do Sistema Orçamentário Introduz o hábito do exame prévio e minucioso de informações antes da tomada de decisão, contribuindo para que sejam mais rápidas e acertadas (eficiência e efetividade); Estimula a participação de todos os membros da administração na fixação dos objetivos; Exige quantificação das previsões;

É fundamental: Envolvimento administrativo: “comprar” a idéia. Adaptação organizacional: Equipe capaz de absorver mudanças. Orientação para objetivos: Em todas as áreas.

PROCESSO DE ELABORAÇÃO Determinação de parâmetros Proposta orçamentária inicial Alterações decorrentes de fatores externos Alterações decorrentes das práticas e políticas da empresas Negociação Aprovação e revisão

Classificação dos Orçamentos 1- Orçamento geral a) Orçamento operacional (1) Orçamento de vendas (2) Orçamento de produção (para firmas industriais) (a) Materiais usados e comprados (b) Mão-de-obra direta (c) Despesas indiretas de fabricação (d) Variações dos níveis de estoque (3) Orçamento do custo dos produtos vendidos (com. e industriais) (4) Orçamentos de despesas de vendas (5) Orçamentos de despesas administrativas b) Orçamento financeiro (1) Orçamento de caixa: receitas e despesas de caixa (2) Orçamento de balanços (3) Orçamento do demonstrativo das variações da posição financeira ou orçamento do demonstrativo de origens e aplicações dos recursos

Classificação dos Orçamentos 2 – Relatórios especiais de orçamento a) Relatórios de desempenho (Comparações de resultados com planos) b) Orçamentos de capital (expectativas a longo prazo para projetos específicos

Orçamentos Operacionais Receitas Projeção das quantidades estimadas de vendas x Preços esperados das vendas. Incertas. Fundamentadas sobre condições que o executivo de vendas não pode ser responsabilizado.

Orçamentos Operacionais Custo de produção e de mercadoria vendida orçado. Elaborado com custos-padrão de matérias-primas e de mão-de-obra. Custo da mercadoria vendida que é orçado é o custo-padrão dos produtos a serem vendidos

Orçamentos Operacionais Despesas de marketing Na prática, muitas despesas de marketing podem ser contratadas, e começam a vigorar antes do início do ano orçado. Despesas de logística comportam-se mais como custos de produção que de marketing, apesar de ser responsabilidade desta área.

Orçamentos Operacionais Despesas gerais e Administrativas. Despesas consideradas discricionárias, e como seus valores não dependem de autorização superior tomam muita atenção e podem gerar acalorados debates.

Orçamentos Operacionais Despesas de pesquisa e desenvolvimento. Valor normal de vendas é ajustado à inflação ou adicionar gastos planejados para cada projeto. Despender uma porcentagem baseada em médias de longo prazo. Despender (gastar, empregar, desembolsar) dispêndio (gasto, despesa)

Orçamentos Operacionais Outros: Orçamento de investimento Balanço orçado Demonstração do fluxo de caixa orçado Administração por objetivos

Controle Orçamentário É um sistema estabelecido em uma empresa de confronto e comparação entre os planos realistas e definidos formalmente (valores previstos) e os resultados reais atingidos em determinado período.

Controle Orçamentário Pra que serve? Fase de Planejamento: Técnica pra forçar a administração, em todos os níveis, a prestar séria atenção Fase de Execução: Torna a função administrativa de execução mais eficiente, pois baseia-se em planos e objetivos definidos formalmente. Fase de Controle: “A comparação dos resultados reais com os objetivos, planos, políticas e padrões pré-determinados constitui-se na medida da eficácia do controle durante um determinado período passado e deverá levar a maior eficiência futura do controle.” Welsh G. (71)

Controle Orçamentário Aplicação: “O planejamento e controle orçamentário não deve ser dispensado em nenhuma empresa, independentemente das circunstâncias ou condições especiais.” Welsh G. (71) “Os sistemas orçamentários são usados de diferentes formas nas empresas, com variáveis referentes ao contexto corporativo.” Merchant (81)

Controle Orçamentário Pelas variáveis ao contexto corporativo entende-se: tamanho, diversificação e grau de descentralização. Características das maiores, mais diversificadas e mais descentralizadas: Maior participação da média e baixa Gerência. Maior importância atribuída ao acompanhamento orçamentário. Meios de comunicação mais formal. Sofisticação tecnológica.

Controle Orçamentário Processo de Planejamento e Controle orçamentário. Projeção do volume de vendas. Planejamento do volume de produção. Utilização dos fatores de produção. Projeção dos custos e despesas. Projeção dos resultados financeiros e econômicos.

Abordagem Procedimental

www.sc.senac.br