AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;

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Transcrição da apresentação:

AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal; Características das empresas; As empresas como sistema aberto; Conceito de Sistema – tipos e representações; Os níveis das empresas – racionalidade; O papel da empresa.

ORGANIZAÇÃO CONCEITO: “[...] a organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar”. (CURY, 2000)

ORGANIZAÇÃO CONCEITO: “... a organização é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas etc.).”(MEIRELES, 2003)

ORGANIZAÇÃO CONCEITO: “As organizações são organismos sociais que além de produzirem bens e/ou serviços, são responsáveis pela construção de um mundo melhor. “

EMPRESAS ESTRUTURA: “Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.” Stoner, 1992.

NÍVEIS DA ESTRUTURA

ESTRATÉGICO Nível Estratégico: Corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus diretores. Neste nível o administrador deve pensar muito mais a empresa ao invés de executar.

TÁTICO Nível Tático: Nível gerencial de uma organização. É responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa, para as pessoas que se encontram na base poderem desenvolver as atividades com qualidade superior. Deve atuar como um multiplicador para assegurar o alinhamento estratégico entre todos os níveis.

OPERACIONAL Nível Operacional: Representa o “chão da fábrica”. É o nível responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários.

ORGANIZAÇÃO FORMAL Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.

Conceito de Organograma Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Os organogramas mostram como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.

Tipos de Estrutura Formal TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ⇒ Funcional. ⇒ Clientes. ⇒ Produtos. ⇒ Territorial. ⇒ Por projetos.

TIPOS DE ESTRUTURA FORMAL Estrutura Funcional

Tipos de Estrutura Formal Por Clientes:

Tipos de Estrutura Formal Por Produtos ou Serviços:

Tipos de Estrutura Formal Territorial:

Tipos de Estrutura Formal Por Projeto:

CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS São altamente burocratizadas; Está sujeita a controle; Estruturada; Ênfase na estrutura; Líder Formal.

ORGANIZAÇÕES INFORMAIS “Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.”

ORGANIZAÇÕES INFORMAIS São relacionamentos não-documentados e não-reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.

CARACTERÍSITCAS DAS ORGANIZAÇÕES INFORMAIS Está nas pessoas; Sempre existirão; Na maioria das vezes a autoridade flui na horizontal; É instável;

CARACTERÍSTICA DAS ORGANIZAÇÕES INFORMAIS Não está sujeita a controle; Está sujeita aos sentimentos; Líder Informal; Desenvolve sistemas e canais de comunicação.

VANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL Proporciona maior rapidez no processo; Complementa e estrutura formal; Reduz a carga de comunicação dos chefes; Motiva e integra as pessoas na empresa.

DESVANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL Propicia Fofocas – rádio peão; Dificuldade de controle; Perda de tempo e rendimento; Desentendimentos desnecessários.

A ESTRUTURA INFORMAL SERÁ BEM UTILIZADA QUANDO... Os objetivos da empresa forem idênticos aos objetivos dos indivíduos; Existir habilidade das pessoas em lidar com a estrutura informal.

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS As empresas são orientadas para o lucro; As empresas precisam assumir riscos analisados; As empresas modernas precisam buscar forma de gestão mais flexíveis; As empresas estão em constante mudança assim como o mercado.

ESTUDOS DE CASO CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS FAMILIARES; CARACTERÍSTICAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS