Antropologia Visual Livro: Dados Visuais para Pesquisa Qualitativa Marcus Banks Rebeca Meireles Brito (Bolsista FUNCAP) Seminário do GPESC 15.03.11
Por que Imagens? Larga possibilidade da utilização das imagens; Auxiliam outras metodologias; Abragem o conhecimento sociológico do estudo; “Restringir-se a uma única metodologia ou área de investigação é tão sociologicamente limitador quanto ignorar deliberadamente uma metodologia ou uma área.” (p. 18) Valor das imagens; Materialidade das imagens e do contexto; Realismo.
Metodologias Visuais Criação de Imagens pelo Pesquisador Social Documentar e Analisar 2) Criação de Imagens pelos Sujeitos da Pesquisa Visão do Nativo Objetivo Visual RESSALVA: Não anulam as metodologias mais usuais (Entrevistas, levantamentos, coleta de histórias de vida etc.), pois são COLABORATIVAS.
Projeto – Pesquisa Visual 1) Formular Problema 2) Considerar o Objeto adequado 3) Escolher Métodos compatíveis Pesquisa Visual + Exploratória - Confirmatória
Uso Inicial de Filme em Pesq. Social Uso recente de Filme e Fotografia Precursor – A. C. Haddon (Biólogo e Antropólogo) – 1898 – Ilhas do Estreito de Torres. 1901 – Baldwin Spencer – Danças aborígenes na Austrália. Uso recente de Filme e Fotografia Positivismo Interpretativismo Novas tecnologias Representação visual do desconhecido
Abordagens dos Estudos Culturais Significado da Imagem – Significado do Contexto Constitutivos “Vários analistas mostram que o contexto no qual uma imagem é encontrada (o que eu chamo de parte de sua narrativa externa) não é apenas algo a ser levado em conta posteriormente [...]” (p. 60). Poder – Imagem Produção do Conhecimento “Como a Antropologia e a sociologia, os estudos culturais se preocupam não apenas com quem está olhando (ou observando, ou controlando a circulação de imagens, ou seja o que for), mas com a quem a sociedade dá o poder de olhar e ser olhado e como o ato de olhar produz conhecimento que, por sua vez, constitui a sociedade.” (p. 61).
Criação de Filmes e Análise Apresentação de Filme e Vídeo “Depois de revelar suas motivações ao criar o filme e revelar sua presença como parte da ação, o próximo passo do cineasta é fazer com que os próprios sujeitos do filme forneçam o contexto mais amplo de suas vidas e o processo de filmagem. Uma técnica comum é pedir a um sujeito de pesquisa sendo filmado para ‘mostrar o local’ – a fim de descrever o ambiente físico imediato” (p.102). Apresentação de Filme e Vídeo Promovem divulgação de uma disciplina – A um público leigo Público de um filme etnográfico – Jean Rouch ( Antropólogo e cineasta etnográfico) Ética
Experiência no Grupo de Pesquisa em Educação e Saúde Coletiva – Filmagens