PENICILINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Micróbios Inofensivos
Advertisements

O que são microrganismos?
II Curso de Antimicrobianos do Hospital Regional da Asa Sul
Antibióticos e Resistência aos Antibióticos
Bioprocessos Aula 2.
Bioprocessos Programa de Graduação em Biotecnologia 2013/1.
TESTE DE SUSCEPTIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS (TSA) OU ANTIBIOGRAMA
ANTIBIÓTICOS b-LACTÂMICOS: penicilinas
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET PROFº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
Biotecnologia Prof.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
Características e classificações dos fungos.
REINO FUNGI Amanita muscarina.
Profª: Gleice Cristina
1. História Evolutiva dos Fungos
Reino Fungii Penicillium notatum.
Uso Racional de Antimicrobianos
fungos Características: São seres eucariontes.
ELEMENTOS DE MICROBIOLOGIA Perigos Microbiológicos
REINO FUNGI.
Reino Monera Características Gerais
Por que devemos estudar estes seres vivos?
Ricardo José Lavitschka
Reino Monera Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS
Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
M I C R O G A N S.
Produção de alimentos e sustentabilidade
o REINO das MONERAs Cap. 24 (páginas 244 a 250)
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
FUNGOS.
 NOÇÕES SOBRE O EMPREGO DE ANTIBIÓTICOS
Introdução a Bioprocessos
Professora Fernanda Landim
INTRODUÇÃO À MICOLOGIA
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Engenharia Genética.
Fungos.
O MUNDO DOS MICRORGANISMOS
REINO FUNGI Amanita muscaria.
Reino Fungi.
Química Pablo Felipe Profª. Carol
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Fungos e Bactérias.
Profa. Debora S. Marini 2015 – 7° ano
Reino Fungi.
PROBIÓTICOS Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Conservantes e Determinação de sua Eficácia.
Anel β-Lactâmico CH O=C N.
" Enquanto os antibióticos constituem um recurso natural renovável limitado, a possibilidade das bactérias tornarem-se resistentes é, aparentemente, ilimitada.”
Os Micróbios.
Agentes Antimicrobianos e antibióticos
ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS
REPRESENTANTES: os fungos
FUNGOS.
B IOLOGIA – R EINO F UNGI Prof. Marcel Klug. 1. A PENICILINA Há aproximadamente 90 anos atrás, no laboratório St. Mary, em Londres, o pesquisador Alexander.
Cap. 8 e 9 – 1º SÉRIE EM Professora: Alexsandra Ribeiro
FUNDAMENTOS DO CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO
ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS: PENICILINAS E CEFALOSPORINAS
MODULAÇÃO DA RESISTÊNCIA AS DROGAS POR DERIVADOS DO ÁCIDO SELENOGLICÓLICO EM STAPHYLOCOCCUS AUREUS Prof. Dr. Petrônio Filgueiras de Athayde Filho.
Patrícia de Lima Martins
Universidade Campos de Andrade Fármácia Revisão Microbiologia
NATRUCAN Informações Técnicas. O que é? É uma formulação patenteada que combina surfactantes naturais e ácidos orgânicos. Funciona na presença de matéria.
Microbiologia Aula prática /2016 MJC.
Introdução a antibioticoterapia
SÍNTESE DE ANTIBIÓTICOS -LACTÂMICOS
Colégio Qui-mimo Fungos Apodrecem Quase Tudo Guanambi/BA.
Corrosão Provocada por Microrganismos
REINO DOS FUNGOS.
Transcrição da apresentação:

PENICILINA

INTRODUÇÃO Antibióticos-Produtos de enorme importância na área da saúde Produtos secundários do metabolismo que, em contato com outros microrganismos, podem inibir o crescimento do mesmo Aproximadamente 8000 substâncias com atividades antimicrobianas Espécies bacterianas resistentes aos diferentes antibióticos

123 tipos são produzidos por fermentação A palavra antibiótico vem do grego e significa contra a vida Principais grupos de antibióticos (penicilina, cefalosporina, tetraciclina e eritromicina) 123 tipos são produzidos por fermentação As bactérias produzem cerca de 950 antibióticos.

Principal antibióticos: a penicilina, onde há uma grande produção Descoberta que possibilitasse a cura de várias doenças A Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha Antibiótico mais usado em todo o mundo.

História da penicilina A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium chrysogenum (ou P. notatum). Foi descoberta em 15 de setembro de 1928, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso.

Como a descoberta aconteceu Em suas pesquisas, Fleming fazia o que os cientistas chamam de cultura o fungo que tinha causado o mofo estava secretando uma substância que matava as bactérias Fleming identificou esse fungo como Penicillium notatum

Penicillium chrysogenum O Penicillium é um gênero de fungos, o comum bolor do pão, que cresce em matéria orgânica biodegradável, especialmente no solo e outros ambientes úmidos e escuros. Além da penicilina, outras espécies de penicillium tem valor econômico, especialmente na produção de queijos e vinho.

Estrutura geral das penicilinas As penicilinas contêm um anel activo, o anel beta-lactâmico, que partilham com as cefalosporinas.

Mecanismo de ação da Penicilina O principal mecanismo de resistência de bactérias á penicilina baseia-se na produção por elas de enzimas Outro mecanismo é a inativação de enzimas *autolíticas na parede celular * autolíticas: resultado a lise celular

Usos terapêuticos Tipos de penicilina: Penicilina G: geralmente injetável Penicilina V: via oral

Efeitos indesejáveis Raramente pode causar reações alérgicas Choque anafilático em indivíduos susceptíveis Febre e edema da laringe Risco de asfixia Depleção da flora intestinal

As etapas de produção da penicilina consistem basicamente em: 1. Preparação do inoculo. 2. Preparação e esterilização do meio. 3. Inoculação do meio no fermentador. 4. Aeração forçada com ar estéril durante a incubação. 5. Após a fermentação há a remoção do micélio formado 6. Extração e purificação da penicilina.

PROCESSO FERMENTATIVO

Esquema de controle de eficiência do processo

Fármacos derivados Existem muitos antibióticos derivados por métodos químicos industriais da penicilina, constituindo as penicilinas semi-sintéticas: Amoxicilina, Ampicilina e Pivampicilina têm maior espectro de ação, e são eficazes contra mais tipos de organismos. Flucloxacilina Carbenacilina, Aziocilina, Ticarcilina são eficazes contra espécies de Pseudomonas, especialmente a P.aeruginosa, que são importantes patogênios do meio hospitalar.

Bibliografia Universidade de Brasília http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/antibioticos/antibioticos.html#mecanismos Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Penicillin-core.png http://pt.wikipedia.org/wiki/Antibiotico http://www.dq.fct.unl.pt/qoa/qpn1/2002/penicilina/produção1.htm

Bibliografia http://www.dq.fct.unl.pt/qoa/qpn1/2002/penicilina/produção1.htm http://www.infoescola.com/farmacologia/penicilina/ SHREVE,R.N; BRINK,J.A; Indústria de Processos Químicos, 4 ed, Guanabara Koogan,1997