GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional O que é GameF61? É um simulador empresarial elaborado na linguagem delphi4.0 derivado de alguns jogos já existentes e de considerações de pesquisas efetuadas. Autor: Dr. Rogério Orlandeli
Desenvolvimento do Jogo O que é GameF61: É um simulador empresarial elaborado na linguagem delphi4.0 derivado de alguns jogos já existentes e de considerações de pesquisas efetuadas.
Ilustrando o Programa Implementa decisões (exceto quando inviáveis). Com as decisões simulam operações internas das empresas, suas interações com as outras e com a economia como um todo. O computador prepara vários relatórios e gráficos baseados nas simulações. Mantém rastros (demorados impactos futuros decorrentes de decisões passadas). Os custos principais são controlados pelas decisões de orçamento. O aumento dos preços é controlado por um índice de preço (calculado com base na inflação).
Ilustrando o Programa Os custos principais são controlados pelas decisões de orçamento. O aumento dos preços é controlado por um índice de preço (calculado com base na inflação). Existe dinheiro disponível para eventuais gastos mas, caso a empresa gaste além de seu caixa os juros são severos.
Ilustrando o Programa - O jogo fornece um rank final baseado na taxa de retorno sob investimento - Cada operação de gerenciamento feito pelas empresas é seguido por decisões trimestrais.
Decisões Administrativas Preço de venda dos produtos; Orçamento de Marketing; R&D Orç. (pesquisa e desenvolvimento) ; Planta e orçamento de manutenção; Dividendo por parte de ação.
Decisões Logísticas Programação do volume de produção; Compra de matéria prima em unidades; Modo de transporte de matéria prima; Escolha do lote de venda do produto acabado; Vender o estoque remanescente em liquidação.
O Mercado e Fatores Econômicos
Potencial de Mercado das Empresas Demanda Sazonal Inflação Lote de venda Despesas com marketing Preço por Unidade
Potencial de Mercado da Indústria Índice Sazanol Índice Econômico Índice de preço Potencial de Mercado da Industria
Potencial de Mercado da Empresa e da Indústria Total do potencial de mercado da empresa Total de vendas da empresa Estoque de produto acabado da empresa Potencial de mercado da indústria Total de vendas da indústria
Exemplificando os Efeitos
Exemplificando os Efeitos
Exemplificando os Efeitos
Relatórios no Jogo Relatório Trimestral Relatório anual Gráficos nos Relatórios
Descrição da aplicação do jogo Administrador X Aluno
Descrição da aplicação do jogo Programa Administrador X Programa Aluno
Classificação do Jogo O jogo se encaixa na categoria de Jogos gerais, o modelo leva em conta as principais funções empresariais como um todo.
Aplicação Teste do Jogo Sala de Aula Pós-Graduação. Pequenos grupos. Varias áreas do conhecimento.
Análise da aplicação Dificuldade em se apresentar o jogo; Simulação “teste” ; Estudo mais aprofundado de causa e efeito; Clima de competição; Avaliação dos “fatores” ou “decisões tomadas” .
Considerações Finais Facilita a aprendizagem; Oferece estímulo emocional; Explora a personalidade humana de vencer e vencer; Respostas imediatas; Conseqüências hipotéticas; Teste de hipóteses.
Pensar, registrar e verificar se as etapas estão sendo cumpridas PLANO DE NEGÓCIOS (o empreendedor...) Empreender Correr riscos calculados Estabelecer Metas Planejar e Monitorar Pensar, registrar e verificar se as etapas estão sendo cumpridas
Conclusões Toda a decisão tomada no âmbito operacional da produção tem que ter como pano de fundo a estratégia da organização.
Ciclo de Administração de Materiais Conceitos introdutórios Ciclo de Administração de Materiais Clientes Transporte Qual demanda? Expedição Quais de fornecedores? Armazenagem do produto acabado Quando e Quanto comprar de matéria-prima Movimentação interna Transporte Recebimento e armazenagem Adaptado de Martins, 2004
Definição da produção Alguns pontos a serem analisados: mercado/Inflação e deflação; Volume de vendas X Potencial de mercado; Estoque de Produto acabado x Potencial de mercado; Gráfico de percentual de vendas; Métodos de Previsão (Vendas/lucros): Indicadores Econômicos; Média; Média Móvel; Regressão linear;
Estudo de Caso: Dado o relatório mensal de uma empresa hipotética: Preço de venda por unidade R$ 25,60 Estoque de produto acabado 500 unidades Recursos de cash (dinheiro disponível) R$ 1.022.000,00 Capacidade produtiva 104640 unidades Potencial de mercado (previsão de demanda) 109.720 unidades Custo total de produção por unidade R$12,00 Qual a produção ideal para que não reste estoques? Com os fatores produtivos disponíveis é possível suprir a demanda prevista? Se não, qual o(s) problema(s)?