Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como Preparar Seminários
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
O conteúdo.
OS TRÊS PORQUINHOS.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
AULA 6 Como Estudar.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
em sistemas escolares e não escolares
Marco Doutrinal e Marco Operativo
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Metodologia do Ensino de Arte
Curso sobre Revista.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Planejamento da Rotina Semanal
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Histórias em Quadrinhos
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Cristiane Jonas Francisconi
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Equipe responsável pela produção
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Os sentimentos de cada um
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção Artes PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora : Aline Melo Co-produtora: Danielle Santos Validadora: Barbara Santos Co-validadora: Lêda Aristides Revisor: Alessandro Brandão Coordenadora: Heloisa Mesquita Disciplina Ano Aula número Artes 7º 8 Tema da Aula Digital Textos visuais e textos sonoros

Competências e Habilidades envolvidas Artes PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Analisar as diversas produções imagéticas, sendo capaz de perceber nelas a relação com o momento histórico vivido pela sociedade; Compreender a importância das artes na experiência social; Estimular o pensamento crítico e reflexivo; Absorver as mensagens contidas em diversas expressões artísticas; Desenvolver a capacidade criativa e reflexiva a partir das artes visuais. Desenvolver as capacidades de concentração, percepção, observação e imaginação do educando, tornando-o melhor integrador do mundo ao seu redor . Possibilitar a percepção sobre a integração de campos diversos, como a sonoridade e a visualidade. Referencial teórico Multieducação - SME (série Temas em Debate) http://educoprof.blogspot.com http://educoaline.blogspot.com http://pt.wikipedia.org/wiki http://www.infoescola.com/artes

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Artes PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5 a 7

Artes Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade A partir do textos e das informações passadas, relembre o que já foi aprendido pelos alunos na aula anterior. Destaque para os elementos textuais que podem acumular denotação artística. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Aproveite o objeto para realizar esse rápido resumo do que já foi visto na aula anterior. http://educoprof.blogspot.com/2012/02/conhecendo-mais-o-texto-dramatico.html Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Organize os conteúdos que serão aplicados de maneira que atenda ao seu planejamento e ao perfil de sua turma. Faça uma apresentação inicial do que será visto e, caso seja necessário, adicione outros pontos que gostaria de abordar, buscando aproveitar o que já será apresentado aqui. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade há uma introdução sobre o assunto, que será estudado nesta aula a partir da pergunta-desafio. É importante que o aluno reflita sobre o que é um texto e descubra que o texto é uma forma de transmitir ideias – e que isso pode ser feito de diversas maneiras. Utilize as diversas perguntas propostas aqui como uma forma coletiva de discussão. Descubra o que os alunos pensam sobre o assunto e faça registros para retomar ao final da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem proposta traz uma brincadeira. Ajude os alunos a perceberem a brincadeira. Ela lança uma pergunta, mas que já é, na verdade a resposta do problema. “QUAL é uma palavra de 4 letras?” A própria palavra QUAL. “Sendo uma de 5 letras”, ele está remetendo à própria palavra SENDO. E assim por diante. Estimule o desafio. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Reflita com seus alunos sobre a importância dos conhecimentos que envolvem a produção textual. Questione sobre as formas de Arte que eles conhecem e como estas aparecem atuando na sociedade. Aproveite para destacar os elementos artísticos que podem ser combinados e que podem interagir com outras formas. Aponte as principais funções desses elementos que sejam válidas na vida dos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade A questão se relaciona a conhecimentos pré-estabelecidos ou adquiridos através de pesquisa. Portanto, explore as imagens já oferecidas até aqui e as perguntas feitas nas atividades anteriores. Faça levantamento verbal do que os alunos já são capazes de pensar e expor sozinhos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A turma pode ser divida em grupos para a troca de conhecimentos prévios.

Artes Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade A questão se relaciona a conhecimentos pré-estabelecidos ou adquiridos através de pesquisa. Portanto, estimule a pesquisa e, principalmente a reflexão em torno do tema proposto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula: A turma pode ser divida em grupos para a troca de conhecimentos prévios.

Artes Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explore a atividade 3 e a pergunta-desafio. Relembre as discussões em torno da mesma e se preciso, solicite uma pesquisa. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula: A turma pode ser divida em grupos para a troca de conhecimentos prévios.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Artes SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 11 Checagem ATIVIDADE 12 a 15

Artes Atividade 8: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade pede a experimentação do som que ela coloca disponível. Discuta sobre as sensações que ele provoca e sobre as imagens que vem à cabeça quando há a execução dele. Aproveite o momento para relembrar exercícios de teatro que trabalham o som unido às sensações. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Cuide para que os alunos de fato ouçam de olhos fechados e interajam com a proposta. http://www.youtube.com/watch?v=bW08CvCx1q8&feature=youtu.be Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 9: Entendendo o que é um texto sonoro Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade é uma introdução que busca situar o aluno quanto ao que será estudado na aula. O link deve funcionar como exemplos de mensagens transmitidas através do som. Aprofunde o tema de acordo com o perfil da sua turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Explore o texto e amplie o assunto. Peça que a imagem da atividade seja observada enquanto o aluno houve o som. Peça que fechem os olhos e imagem outras imagens de natureza que poderiam acontecer esse som. Solicite que desenhem o que imaginaram. http://mp3skull.com/mp3/sons_da_natureza_chuva_e_trov_o.html Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 10: Descobrindo mais! 7º ano Orientações práticas de aplicação dessa atividade Deixe que, neste primeiro momento, os alunos observem e trabalhem livremente, expressando suas observações. Recolha essas observações e gere uma discussão, caso ache necessário. Guarde-as para retomar mais a frente, quando o tema for melhor contextualizado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Estimule a exploração do vídeo. Proponha a criação de novas imagens. http://www.youtube.com/watch?v=CEuFjLoaVWA&feature=youtu.be Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 11: As imagens falam! Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule a observação das imagens. Peça que os alunos reflitam sobre as mensagens que as mesmas carregam. Faça a discussão do tema. Proponha a confecção de cartazes com imagens que sejam capazes de, sozinhas, passarem uma mensagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O quiz número 2 envolve conhecimentos que os alunos devem ter adquirido nas atividades já apresentadas, portanto, caso eles sintam dificuldades em realizar esta questão, peça que retomem as atividades e reativem a discussão em grupo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Pode ser individual ou em dupla.

Artes Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explore a temática; lembre que imagens e sons são capazes de expressar mensagens, porém a questão trata dos sons. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula: Pode ser individual ou em dupla.

Artes Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explore os conceitos referente à Arte e lembre o que foi visto sobre os textos sonoros. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula: Pode ser individual ou em dupla.

Artes Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Relembre os conceitos estudados nos textos propostos e nas discussões iniciadas a partir da pergunta-desafio. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Pode ser individual ou em dupla.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Artes TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 16 a 21 Checagem ATIVIDADE 22 a 26

Artes Atividade 16: Vamos entender mais! Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule a discussão e incentive a pesquisa. É importante que os alunos percebam que as artes e as demais criações e produções do indivíduo se relacionam com o período em que se encontram. Proponha a brincadeira do telefone sem fio. Escolher uma frase para que os alunos passem de um para o outro, cochichando no ouvido e verificando, ao final, como a frase chegou no último aluno do círculo. Fazer o "aparelho" de telefone, usando dois copos (esses de guaraná natural servem – são fáceis de achar e funcionam na brincadeira) e um barbante esticado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 17: Há alguns séculos atrás... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Comece mostrando que o som e as imagens trabalham em conjunto em diversas formas de Arte e de comunicação. Proponha uma apresentação de hip hop ou rap, junto à dança, assim eles poderão acompanhar a música como mensagem, aliada à apresentação visual. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Trabalhe mostrando o teatro, mas estenda a possibilidade de combinações em outras formas artísticas. http://www.youtube.com/watch?v=tvMFPSH32gE&feature=youtu.be Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 18: Ampliando o conhecimento Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule a leitura e a percepção de como funcionava o trovadorismo e como é um jogral. Os alunos devem perceber que o jogral é uma forma musical de passar uma história, um fato ou uma ideia. Proponha a criação de um jogral, com temática simples, criada pelos próprios alunos, para que eles compreendam as diversas formas de se passar uma mensagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://educoaline.blogspot.com/2010/12/jogral.html http://idademedia.wetpaint.com/page/Trovadores Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 19: Ainda sobre a Idade Média... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule a discussão e a percepção de como funcionava o uso dos diversos meios visuais pela Igreja, como meio de divulgar seus propósitos. Os alunos devem perceber que as imagens são capazes de passar uma história, um fato ou uma ideia. Proponha a criação de um desenho que passe uma ideia e faça uma brincadeira: cada aluno/grupo deve mostrar o seu desenho e a turma deve perceber qual mensagem ele quer passar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 20:Agora é com você! Orientações práticas de aplicação dessa atividade Auxilie a compreensão do texto argumentativo e na elaboração do texto. Adeque a atividade de acordo com o perfil da sua turma – determine a temática, estipule o número de linhas etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://educoprof.blogspot.com/2011/06/conhecendo-mais-texto-dissertativo.html Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 21: Praticando mais! Orientações práticas de aplicação dessa atividade Auxilie organizando os grupos e a brincadeira. Você pode também modificar a brincadeira ou incluir novas regras, como permitir sons ou adicionar novas situações no jogo. Ao final, retome a ideia central de que imagens, gestos, sons podem contar uma história, passar uma mensagem, ou seja, podem funcionar como textos, mesmo tendo formatos e exigindo habilidades diferentes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 22: Educoquiz 3 – O que você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Sugira a discussão sobre o que foi visto até aqui. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Pode ser individual ou em dupla.

Artes Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule a troca de ideias e informações entre os alunos. Proponha a volta às atividades 17, 18 e 19 em caso de dúvidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: Individual ou em dupla

Artes Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule a troca de ideias e informações entre os alunos. Solicite uma pesquisa, caso seja necessário. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula: Individual ou em dupla

Artes Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule a troca de ideias e informações entre os alunos. Peça que eles observem com atenção e voltem à atividade 18, no caso de dúvidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Individual ou em dupla

Artes Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule a troca de ideias e informações entre os alunos. Oriente-os a primeiro descobrirem o elemento que está na questão. Depois, levante o questionamento se esse elemento – a imagem – está comunicando alguma coisa. Para que, em seguida, a resposta possa ser dada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Individual ou em dupla

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Artes QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADES 27 e 28

Artes Atividade 27: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos em relação à tradução das palavras. Se tiver dificuldades use o tradutor do google ou um dicionário inglês-português. Utilize o vídeo todo ou baixe, através do programa Real player e “corte” de acordo com as palavras que queira usar. Trabalhe a percepção dos alunos, ajude-os a perceber a combinação dos sons com a movimentação das letras/palavras e no que essa combinação ajuda a passar a ideia contida na palavra. Perceba se eles conseguem criar suposições de porque um determinado som ou visual faz parte da apresentação de uma determinada apalavra. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.youtube.com/watch?v=0APfLPTum1U&feature=youtu.be Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Em grupo ou individual

Artes Atividade 28: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor oriente a atividade. Sugira um tema para cada grupo fazer sua apresentação. Pode ser sobre artistas, esportes, músicas ou outro assunto que você considere interessante. Determine o material a ser utilizado e forneça o que for necessário. Defina como será a apresentação em termos de tempo e possibilidades. Acompanhe a produção e proponha uma exposição ao final. Analise os trabalhos e discutam mais sobre a possibilidade de imagens e sons funcionarem como textos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Em grupo ou individual

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Artes QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 29 Resumo ATIVIDADE 30 Próximo tema ATIVIDADE 31

Artes Atividade 29: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno pode aproveitar, para essa atividade, as reflexões feitas durante a aula. Oriente-o a revisar as atividades que fez no decorrer da aula. Pode ser feito em grupo. A sugestão é para que seja feito um cartaz com um esquema que apresente as 10 palavras relacionadas ao assunto (o título + as 9 palavras sugeridas pelo aluno), porém, essa sugestão pode ser flexibilizada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 30: Educossíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Faça a leitura do resumo junto com a turma e solucione possíveis dúvidas. Analisando os resumos dos alunos, veja quais foram os pontos lembrados e fixados por eles, acrescentando as informações que faltaram. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: A escolher

Artes Atividade 31: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Faça uma breve revisão do que foi trabalhado e incentive o aluno a prosseguir com as pesquisas de conteúdos. Estimule a reflexão sobre as possibilidades deixadas por essa aula e reúna as mesmas para uma discussão coletiva. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A escolher ou em círculo para facilitar o debate.

Artes PARA IR ALÉM PARA CASA Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Divida a turma em grupos e peça que eles criem textos sonoros e textos visuais. Há a possibilidade de escolher um texto para cada dois grupos e pedir que cada grupo passe o mesmo texto para um formato – sonoro ou visual – e apresentem. Discuta como é a recepção do texto em cada formato, se ela acontece igual. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Encontram-se no decorrer da aula.