Etapas do VT de Pesquisa de Marketing 1.Definição do problema ✔ o Discussão com TD; o Entrevista com Especialistas; o Dados Secundários o Pesquisa Qualitativa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

Prof. Rogério Sorvillo.
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Metodologia Científica
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Segmentação de mercado
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
Pesquisa em Marketing.
ESCOLA TÉCNICA ALBERT EINSTEIN.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Webquest: História Professora: Fernanda
Definição e critérios de elaboração
Orlando Nastri Neto Versão 1.0 Julho de 2012
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
Venda Nova do Imigrante
Pesquisa: Resultados do EMIEP
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
O processo de pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado e comportamento
PLANEJAMENTO DE VENDAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Parte II – Plano de Negócios
Módulo 1.7 Definir requisitos do cliente
Usuários da Informação
COACHING NA NEGOCIAÇÃO
Publicidade e propaganda
METODOLOGIAS DE PESQUISA
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Pesquisa de Mercado Carlos Freire –
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
PESQUISA DE MARKETING – Conceito e Processo
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional
Estatística Descritiva
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Perguntas Você gostaria que um novo shopping, nos padrões do Independência Shopping, fosse aberto em Juiz de Fora? Sim ou não Você compraria em um shopping.
Pesquisa de Mercado Desenvolvendo uma abordagem.
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
PÚBLICO ALVO Prof. Alessandro.
SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Canais de Humor na Internet Diogo Silva Guilherme Versiani Juliano Xavier Luiz Temponi.
Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
Conceitos de amostragem
Disciplina de Núcleo Livre/2007 Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Profª: Maria Margarida Machado ATIVIDADE DE PESQUISA – 20/03/08 TEMA: Sujeitos.
TRABALHO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF “ Dr Airton Policarpo”
Estatística Básica usando o
Carlos Freire E-commerce. Passo a Passo de Vendas Fonte: Agendor.
Dia das Crianças. METODOLOGIA Foram entrevistados 400 pais com filhos de até 10 anos nos locais de compra de Porto Alegre, sendo: 60% na rua - Centro,
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
Outubro de 2014 Slide 1 NATAL Uso do 13º salário.
METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
Transcrição da apresentação:

Etapas do VT de Pesquisa de Marketing 1.Definição do problema ✔ o Discussão com TD; o Entrevista com Especialistas; o Dados Secundários o Pesquisa Qualitativa o Definição do problema de decisão gerencial e de pesquisa de Marketing; 2.Abordagem ✔ o Hipóteses o Informações 3.Concepção da pesquisa Entrega 29/05 (ver slide 2) o Tipo de pesquisa o Perguntas com respostas possíveis o Característica da amostra o Tamanho da amostra 4.Coleta de Dados ✗ o Não será realizada! 5.Análise de Dados 29/05 o Faremos em sala de aula com dados aleatórios! 6.Apresentação dos resultados ✗ o Não será cobrado!

Etapas do VT de Pesquisa de Marketing Para a aula do dia 29/05/15, os alunos deverão finalizar a etapa CONCEPÇÃO DA PESQUISA, entregando o seguinte: o Tipo de Pesquisa; o 5 perguntas fechadas com as respostas possíveis Nota 1: seguir os critérios dados na matéria; Nota 2: as perguntas devem ser feitas a fim de se obter as informações da Etapa 2 ( Abordagem), para facilitar, são dados exemplos, feitos em sala de aula, no slide 3. o Caracteristicas da amostra, exemplo: Sexo; Região da residência; Faixa salarial; Escolaridade; o Tamanho da amostra (calcularemos em sala de aula)

2 Abordagem (Slide 3) o Informações (lembre-se, estas ajudarão a fazer a etapa Concepção da Pesquisa, o aluno deverá escolher as que se encaixam na pesquisa) Renda Local da Residência Idade Sexo Escolaridade Frequência ao Shopping Quem chega de ônibus na rodoviária compraria no shopping? Quantos reais você gastaria no shopping por visita? o O que você mais gosta de comprar? o Quais produtos você adquire no Shopping? o Nota: pode-se dividir em segmentos e depois perguntar detalhes de cada segmento. Tipo de veiculo / meio de condução. Qual a faixa de gasto em uma ida no shopping? Quantas vezes você vai no shopping?