SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Multiplicação e Divisão com Números Decimais
ROSANE PRIGOL DOS SANTOS
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
Matemática no dia-a-dia...
5ª SÉRIE DO Ensino Fundamental
5ª SÉRIE Do Ensino Fundamental
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO SOCIALIZANDO CONHECIMENTOS OBJETIVO GERAL
O uso dos softwares nas escolas
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TECNOLOGIA AUTOR: JAIRTON MAURO RECH.
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Pederneiras- São Paulo
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
VIVENCIANDO VALORES DO COMÉRCIO
A Matemática da cesta básica
Capacitação dos professores
Objetivos Desenvolver estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações. Possibilitar o exercício de capacidades mentais como memória, dedução,
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Objeto de Aprendizagem
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
III Encontro de Boas Práticas
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
A Matemática da cesta básica
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
SILVANA BERBEL FERNANDES
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PROJETO DESCOBRINDO SERES VIVOS..
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
UME FERNANDO COSTA A MATEMÁTICA NO COTIDIANO
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
Situações problemas envolvendo o sistema monetário
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Atividade complementar 05
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
Proposta de atividade, esboço inicial
PROFª MARIA DO SOCORRO MOURA PROFª SONIA MARIA BARROS ALMEIDA
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Escola Ademar Marques Curvo
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental PLANO DE TRABALHO SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental

11ª Semana da Educação Professoras: Márcia Hiromi Higa E.M. Anahy Navarro Trovão Maria Cristina Moreira E.M. Paulo Shigueo Yamauti Maria José Brasil E.M. Profª. Maria Clotilde Vera Lucia Cesário E.M. Domingos Soares de Oliveira

OBJETIVOS: POSSIBILITAR A VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES ENVOLVENDO O SISTEMA MONETÁRIO. RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES. DESENVOLVER RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO. UTILIZAR O COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO.

ESTRATÉGIAS: PESQUISA DE PREÇOS DE PRODUTOS UTLIZANDO: ENCARTES DE SUPERMERCADOS. DIGITAR LISTA DE PRODUTOS DE INTERESSE DO ALUNO (WORD) PESQUISA DE PREÇOS E COMPARAÇÃO DO VALOR (EXCEL) MONTAR GRÁFICO DE PREÇOS (EXCEL)

ATIVIDADE EXTRA – CLASSE: VISITA NAS FEIRAS LIVRES, SUPERMERCADOS E COMÉRCIO EM GERAL. DIGITAR LISTA DE PREÇOS DOS PRODUTOS MAIS BARATOS (EXCEL) CRIAR SITUAÇÕES DE VIVENCIAS DENTRO DA SALA DE AULA: SIMULANDO UM SUPERMERCADO.

UTILIZAÇÃO DE SITES DE JOGOS PEDAGÓGICOS: www. pakids. com UTILIZAÇÃO DE SITES DE JOGOS PEDAGÓGICOS: www.pakids.com.br/jogos/jogos index.html - Vamos comprar material. ATIVIDADES PROPOSTAS NA UTILIZAÇÃO DO SITE: CRIAR LISTA DE COMPRAS, CALCULAR O GASTO COM O VALOR DETERMINADO, TROCO, PREENCHIMENTO DE CHEQUE

TEMPO DE DURAÇÃO: 15 DIAS APROXIMADAMENTE PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

MATERIAL: ENCARTES DE SUPERMERCADOS EMBALAGENS DE PRODUTOS DE SUPERMERCADOS COMPUTADOR DINHEIRO (BRINQUEDO)

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE O EDUCANDO: IDENTIFICA O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO E SEU USO NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO.