09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.

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Transcrição da apresentação:

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2003  Doutorado: 2011 (expectativa) Apresentador(a): Prof. Breno Augusto D. Pereira Centro de Ciências Sociais e Humanas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa  Corpo docente jovem, produtivo e motivado;  Demanda externa e interna crescente pela área;  Grande parte dos projetos financiados por agências externas de fomento a pesquisa;  Forte Inserção social altamente compatível com a realidade do programa;  Convênios com os melhores PPGs em Administração do país;  Egressos 100% empregados ou realizando doutoramento nas melhores instituições do país;

UFSM Pontos fracos do Programa  Falta de infra-estrutura para o ensino e a pesquisa;  Não há laboratórios para pesquisa;  Poucos convênios internacionais;  Pouca inserção dos docentes em universidades internacionais;  Baixa produção científica indexada no ISI.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Criar o Curso de Doutorado em Administração Projeto já enviado para a Capes. Aumento da carga de trabalho e exigências Mudanças sistemáticas nos critérios de avaliação 1 Criação do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública Projeto já enviado para a Capes. Aumento da carga de trabalho e exigências Falta de clareza sobre os critérios de avaliação de um curso profissionalizante 2 Criação do Mestrado Interinstitucional em Administração – Minter UFSM/UFMA Projeto em Trâmite na UFSM e na UFMA Perda de foco 4 Internacionalização do Programa Realização de parcerias com instituições internacionais Falta de estímulos para os estágios discentes e docentes Não há3

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliação do Corpo Docente Permanente Contratação de mais 05 novos doutores (02 concursos em andamento) Integrar as políticas do Departamento administrativo e o PPGA. Criação de novos PPGs na área de sociais e humanas 1 Contratação de Professor Visitante para a área de Gestão Pública Aguardar edital para contratação de professor visitante na UFSM e Capes Perda de foco.Dificuldade em encontrar profissionais com o perfil requerido. 2 Realização de pós- doutorados Realizar intercâmbios internacionais com esse objetivo Dificuldade na reposição docente. Não há política institucional. Não há.3 Aumentar o número de professores PQs Projetos e currículos enviados ao Cnpq Não háPouco números de PQs na área. 4 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar para 100% o número de projetos financiados Divulgação dos editais de financiamento Não háPrivilégio para os docentes dos cursos melhores avaliados 1 Construção de Laboratórios de pesquisa CT-Infra 2010Concorrência interna na UFSM Maior número de IES requerendo os recursos 2 Maior quantidade de recursos destinado a pesquisa de campo Viabilizar editais internos da UFSM Relatar a importância dos recursos 3 Aumento da participação de docentes internacionais nas pesquisas na UFSM Através dos convênios internacionais e editais específicos Falta de recursosNão há Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a participação da produção de alto impacto A1 e A2 – Foco do Programa Criação dos laboratórios e pesquisas internacionais Não conseguir os recursos Não há1 Maior uniformidade entre a publicação docente Criação de políticas departamentais para publicação Escassez de recursos Não há3 Maior intercâmbio de docentes em eventos internacionais Criação de políticas departamentais para eventos Escassez de recursos Não há4 Aumento da inserção internacional – Publicações em conjunto Criação dos laboratórios de pesquisa e convênios internacionais Escassez de recursos Não há Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumento de 150% no número de alunos Criação de novos curso Aumento do tempo de defesa Perda de foco1

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos113 Percentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 50% Percentual de egressos que participam em Programas de PG (Doutorandos) 40% Demais destinos relevantes dos egressos10%

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Corpo discente altamente comprometido;  Baixo número de bolsas de mestrado;  Ambiente de estudo ainda inadequado;  Escassez de softwares para os trabalhos;  Carência de recursos para pesquisa de campo.  Não há uma APG na instituição;  Falta local para a realização de estudos experimentais.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Unificação da Pós- Graduação Construção do Prédio 74 C Construtora - atraso Chuvas1 Criação da Biblioteca de Humanidades Já licitada e em construção Construtora - atraso Chuvas2 Construção dos Laboratórios de Humanidades Solicitação CT-Infra 2010 Concorrência 3

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Criação e Coordenação do Dinter UFSM/USP Curso iniciado em agosto de 2010 Não há 4 Criação do Minter UFMA/UFSM Projeto com expectativa de início em março de 2010 Perda de focoNão há2 Participação dos docentes do programa em diversos projetos de extensão na comunidade Projetos Financiados por agencias estaduais e nacionais (Sebrae, Sedai, Finep, etc.) Perda de focoNão há3 Criação do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública Convênios com órgãos públicos para qualificação do quadro gerencial Perda de focoNão há.1

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Doutorado em Administração (Projeto já enviado);  Criação do Doutorado em Administração (Projeto já enviado);  Criação Mestrado Profissional em Gestão Pública (Projeto já enviado);  Criação dos Laboratórios de Pesquisa em Humanidades (CT-Infra 2010)  Criação do Mestrado Interinstitucional em Administração – Projeto Minter UFSM/UFMA (projeto em trâmite na UFSM);  Aumento do número de publicações em periódicos indexados. PRINCIPAIS METAS

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