Supervisora Sílvia Martins Rodrigues RETOMADA DO 1º ENCONTRO Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
NÃO ADIANTA NOS ENCONTRARMOS PARA: Falar que ganhamos pouco .... Trocar “mazelas”... Falar mal dos outros... Procurar soluções que não dependem de nós.
PARA QUE NOS ENCONTRAMOS? Para unir nossos esforços para: Que os alunos aprendam mais e melhor; Para encontrar formas de auxiliar o professor!
DOCUMENTOS OFICIAIS CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CADERNO DO PROFESSOR CADERNO DO ALUNO LIVRO DIDÁTICO
CURRÍCULO conteúdos Situações de aprendizagem – seqüência didática Competências e habilidades
DIÁRIO DE CLASSE RESUMO DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES 06/03-Preparação coletiva de um roteiro de observação do jardim da escola para identificação de seres vivos e fatores não vivos 06/03 - Condições necessárias para a existência de seres vivos 07/03 – Observação do jardim da escola e preenchimento do roteiro em grupo de 5 alunos 07/03 – continuação 08/03 – Confecção de relatórios em grupo. (Avaliação 1: Relatório = 1ponto) 08/03 – questionário 09/03 – Leitura individual e silenciosa do texto “ .....” (Caderno do Aluno – págs. 6 e 7) e questionário - correção do quest. 09/03 – correção do questionário
OBRIGATORIEDADE DO USO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SP ESTATUTO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO RESOLUÇÃO SOBRE O CURRÍCULO LDB
MOTIVOS PARA USAR O CADERNO DO PROFESSOR OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DO PROFESSOR As seqüências didáticas já estão prontas; MAIOR MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS O uso de estratégias e ambientes de aprendizagem diferentes torna o aluno mais participativo e aumenta sua chance de aprendizagem; BASE PARA O SARESP O sucesso do aluno no SARESP independente de bônus melhora a auto-estima da equipe escolar;
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO É saber o que está acontecendo dentro das salas de aula: como por que quando aspectos positivos; aspectos negativos
PARA QUE Para identificar: Pontos positivos que devem e precisam ser disseminados, valorizados, parabenizados. Pontos negativos que precisam ser contidos ou ao menos, minimizados: Com competência, Com tranqüilidade, Com entusiasmo.
QUANDO? Sempre.
O ACOMPANHAMENTO DO CURRÍCULO Precisa ser feito levando em consideração todas as dificuldades dos professores. É preciso pedir, mas também é preciso OFERECER algo para ele: Auxílio: “Como eu posso te ajudar?” Compreensão: “Eu sei que é difícil...” Entusiasmo: “ Vamos tentar juntos?”
OBJETIVO FACILITAR MELHORAR ENRIQUECER A RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO
COMO O NÚCLEO PEDAGÓGICO PODE AJUDAR: Encontros: trocar idéias para o HTPC, para o acompanhamento do currículo e para Visitas: olhar do especialista sobre o currículo: SUGESTÕES IDEIAS
COMO ESTIMULAR O USO DO CADERNO DO PROFESSOR HTPC: estudo de situações de aprendizagem existentes no caderno do professor; revisão do Plano de Aulas de acordo com o Caderno do Professor preparação de simulados do SARESP baseados no caderno do professor – matriz de referência do SARESP.
O PROFESSOR COORDENADOR: É O ARTICULADOR FUNDAMENTAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO