WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Identificação do problema e sua relação com a área de Materiais Desde 1940 a Engenharia Metalúrgica se propõe a prever.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Senai MLBacha.
Advertisements

Universidade Federal de Goiás
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Engenharia de Software
12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.
Considerações gerais Lei 66 –B / 2007 de 28 de Dezembro
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
ESCOLA DE ENGENHARIA CIÊNCIAS TÉRMICAS I Profa Drª Sílvia Velázquez.
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
3. Sistemas de Informação e a Produção
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Planejamento Estratégico Analise de Ambiente Externo
Impactos da Operação Logística para o Setor Elétrico Brasileiro
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Elemento que transforma recursos de entrada em produtos e/ou serviços
TECNOLOGIA AUTORA: VALDEANE CASSIA E. BEZERRA PROFESSORA DE PORTUGUÊS.
AUTORA: DENYSE PETTERLE MANFROI PROFESSORA DE ARTE
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Inovação e Transferência de Tecnologia Fevereiro 2003 Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia PROGRAMA PREN (Assignment 1) Trabalho realizado por:
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
Motores de nanotubos de carbono Nanotubos de carbono energeticamente estáveis Síntese mecânica Bits quânticos do estado sólido Materiais nanomecânicos.
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A Importância da Educação Continuada
1 Mesa Redonda A sinergia entre metalurgia, materiais e mineração Sinergia entre as Engenharias Metalurgia, Materiais e Mineração André Luiz V. da Costa.
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica
Prof. Dr. Celso Socorro Oliveira (ORIENTADOR)
Física.
Engenharia de Software
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
2005 Cin - Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Iniciação Científica Visual # Tool Bolsista: Rodrigo Cavalcante Mendes Orientadores:
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
WORKSHOP REGIONAL DE CAPITALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Maputo, 7-11 maio 2012.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Roberto R. de Avillez Minha área de atuação/conhecimento; Difração de raios X, Cristalografia e Método.
Matemática em Ambiente Computacional
Expectativas - Inovação Mackenzie Gestão de Negócios na Internet São Paulo –
WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Identificação do problema e sua relação com a área de Materiais Luciano Piana CENPES/PDP/TMEC Caso A - REVESTIMENTOS CERÂMICOS,
Cap. 7 – Indústria e sociedade
WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Local: Espaço Amex Prédio IAG, 3º andar – Campus PUC-Rio Rua Marquês de São Vicente 225 – Gávea – RJ Grupo Transformação.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica - LNCA Plataforma do Conhecimento no contexto.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cepel Workshop – PUC-RJ Grupo de Transformação de Fases e Caracterização de Materiais Rio de Janeiro 18 de fevereiro.
WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Identificação do problema e sua relação com a área de Materiais Alvaro Saavedra Petrobras/Cenpes a) Semelhante ao caso.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Aula 4.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Introdução a Informática
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
ANAZAWA, R. M. Caracterização mecânica e microestrutural de um aço 300M com microestrutura multifásica. 2007, 193 p. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica)
Comportamento Organizacional
Hiperdia Tarsila Cunha.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO Profº Adalberto J. Tavares Vieira Universidade do Estado de Santa.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
III WORKSHOP DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 11 e 12 de Agosto de 2014 Tema Mestrando: Orientador: Co-orientador: Título.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Seminário de Pesquisa em Administração Pesquisas quali e quanti para investigar desempenho na administração pública Dr. Adalmir de Oliveira Gomes Professor.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Identificação do problema e sua relação com a área de Materiais Desde 1940 a Engenharia Metalúrgica se propõe a prever o comportamento e desempenho de metais/ materiais. Exceto em algumas áreas limitadas, a Engenharia Metalúrgica e de Materiais vem “explicando” mas não “prevendo” até a década de 2000 A década de 2000 viabilizou o conceito de “Materials by Design”, a inversão do sentido da seta compreensão/ explicação/ previsão que liga os conceitos fundamentais e o desempenho dos materiais. “Materials by Design”

WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Relevância e impacto econômico ou social Crise de demanda de Energia – universalização dos bens, entrada da China, melhoria de vida nos países “periféricos” Necessidade de energia limpa ou limpeza posterior dos produtos na energia (geração e transporte) A demanda por materiais para atender estas demandas exige desenvolvimento MUITO mais rápido de materiais

WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Objetivos gerais do programa de pesquisa e/ou desenvolvimento Estabelecer competência e ferramentas para o Projeto de Materiais (Materials Design) Termodinâmica (CALPHAD) Ab-initio Modelamento de Evolução Estrutural Difusão Phase Field Meso escala Características e Desempenho dos Materiais

WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Desafios científicos e/ou tecnológicos Ferramentas de modelamento validadas Ferramentas de caracterização (já disponíveis) Bridging the gap!