Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Advertisements

CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Projeto língua portuguesa
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Planejamento Urbano Municipal e Regional
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
Introdução INTRODUÇÃO
Planejamento PNAIC 2014.
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
As Dificuldades para o Ensino e aprendizagem da Filosofia na Educação Básica Pública. E.E.P. FRANCISCO BRANT Prof. Supervisor: Westerley A. Santos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
J ULHO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
PORTIFÓLIO.
Subprojeto: Geografia
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI “ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI SALA DO EDUCADOR 19º e 20º ENCONTRO COM A.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Aula 01 - A ciência geográfica
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
Coordenadora de Geografia: Josandra Melo Professor Supervisor: Giusepp Cassimiro Aluna Bolsista: Vnessa Freitas. Análises dos bairros de Campina Grande-PB.
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Josandra Araújo Barreto de Melo (Coordenadora) Luiz Arthur Pereira Saraiva (Supervisor) Viviane Paiva dos Santos (Bolsista)

SUGESTÃO DE AULA PROPOSTA PELA BOLSISTA PIBID Duração da Aula: 2 aulas de 50 min. Tema: A Urbanização Brasileira. Conteúdo: O Processo de Urbanização da cidade de Campina Grande-PB. Recursos Utilizados: Música e Fotografia.

Objetivo Geral: Entender o processo de urbanização, considerando as aspectos positivos e negativos do mesmo. Objetivo Específico: Conhecer o conceito de urbanização.  Verificar como ocorreu o processo de urbanização brasileiro.  Comparar o processo de urbanização, levando em consideração a escala nacional e local.

Metodologia 1ª Etapa: No início da aula o professor pode iniciar uma elucidação sobre: O que é Urbanização? E como ocorreu o processo de urbanização no Brasil. Recurso: Para este momento o professor pode levar para os alunos, um texto complementar sobre o tema. Sugestões: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/ur banizacao-do-brasil-consequencias-e- caracteristicas-das-cidades.htm http://www.mundovestibular.com.br/articles/7203/ 1/Processo-de-Urbanizacao- Brasileira/Paacutegina1.html

2ª Etapa: Após a explicação e a leitura do texto, o professor pode apresentar algumas fotografias do processo de urbanização da cidade de Campina Grande, mostrando as mudanças que o espaço geográfico sofreu com a urbanização. Pois assim ele está trazendo o conteúdo para a realidade do aluno. Recurso: Fotografias. Sugestões: https://www.facebook.com/BlogRHCG/photos_st ream http://cgretalhos.blogspot.com.br/ http://www.omb100.com/campinagrande/historia

Fonte: http://cgretalhos.blogspot.com.br/

Fonte: http://cgretalhos.blogspot.com.br/

3ª Etapa: Após analisar as imagens com os alunos, o professor coloca a música "A Cidade" (Nação Zumbi) e, faz junto com os alunos uma interpretação da letra da música relacionando-a com o tema. Recurso: Música e copias da letra da música para os alunos. Sugestões: Outras música para trabalhar este tema: Realidade Urbana (Salvação);  A Cidade (Adriana Calcanhoto); Sampa (Caetano Veloso); Manguetown (Nação Zumbi); Cidade em chamas (Engenheiros do Hawai); Entre outras.

Atividade Peça aos alunos que com base na interpretação da música e nos demais recursos utilizados durante o estudo desse tema, elaborem um comentário que explique a seguinte frase: "O espaço urbano quando não oferece oportunidades, multiplica a pobreza. E formule a seguinte questão: “Que imagens traduziriam visualmente o assunto tratado nessa(s) música(a)?” Diga aos alunos que eles podem fazer a atividade em casa e na próxima aula use-as para fazer uma última discussão acerca do tema.

Referências http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41116 (Acesso em Junho de 2013) http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/plano- aulasobreurbanizacao.htm (Acesso em Junho de 2013) SOUZA, Marcelo Lopes (2001). Mudar a Cidade: uma introdução crítica ao planejamento e a gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. RODRIGUES, Arlete Moysés. “Direito à Cidade e o Estatuto da Cidade” In: Revista Cidades, v.2 nº. 3, 2005, p.89 -110. CARLOS, Ana Fani Alessandri. “O Direito à Cidade e a Construção da Metageografia” In: Revista Cidades, v.2 nº. 4, 2005, p.221-247. CARLOS, Ana Fani Alessandri. “O sentido da cidade: as possibilidades da análise geográfica” In: Sposito, M.E. (org.) Urbanização & Cidades: perspectivas Geográficas. GASPERR/UNESP, Presidente Prudente, 2001.