  Democratizar o acesso a Educação Física.   Busca pela Autonomia.   Reflexão Crítica.   A Saúde.   O Lazer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

A Escola pode resgatar a Cidadania?
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Psicologia e práticas educativas.
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A Escola e as Mudanças Sociais
Currículo /Educação Física
ESPORTE E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
O brincar e a matemática
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Aula com base nos textos:
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
O que é ensinar história?
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Perguntas de Modelação
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Concepções de linguagem e ensino de português
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA MÊS DE JULHO Um espaço para formação, informação e reflexão.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
O porquê das lutas enquanto tema/conteúdo da Educação Física Escolar “Para além dos conteúdos tradicionais”.
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
Revisita ao PPP.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

  Democratizar o acesso a Educação Física.   Busca pela Autonomia.   Reflexão Crítica.   A Saúde.   O Lazer.

 “Não basta (o aluno) correr ao redor da quadra; é preciso saber por que se está correndo, como correr, quais os benefícios advindos da corrida, qual intensidade, freqüência e duração são recomendáveis.  Não basta saber as habilidades motoras específicas do basquetebol; é preciso aprender a organizar-se socialmente para jogar, compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível... aprender a respeitar o  adversário como um companheiro e não como um inimigo a ser aniquilado, pois sem ele simplesmente não há jogo” (Betti,1994)

 Após concluírem o ciclo básico de estudos, os alunos devem ter condições de manterem uma prática de atividade física, se assim o desejarem, sem o auxílio de um especialista.  FAZER  APRECIAR  Reflexão Crítica  Valorização da história de Vida de Alunos e Professores  Não ter uma posição apenas contemplativa da realidade.  Possibilitar uma formação crítica e autônoma.  Alunos cada vez mais independentes de seus professores.  Saúde

 Resistência histórica ao conteúdo  Falta de Espaço  Falta de Roupa adequada  Falta de material

 “Tema que pouco seduziu a  comunidade acadêmica Brasileira”  Carência de Estudos  Fisiologia  Treinamento/Competição  Drigo, et al 2003

 Problema ou Solução?  Resultado se obtém na escola?  Escola é lugar de Performance esportiva?

  Espaço intencionalmente organizado   Conhecimento específico   Realidade Social

  Não considerar que os alunos sejam tolos  “Os alunos realmente não desejam que as coisas sejam fáceis. O desafio de algo difícil, mas realizável é almejado por eles. Afirmam que querem aprender melhor, que quanto mais aprendem, melhor a aula se tornará.....

  No mínimo devemos oportunizar a prática.

 Artes Marcias  Tradição  Hábito  Repetição  Pedagogia  Educação Física Escolar  Contextualização  Abrangência dos movimentos

 Ponto de Partida para debates sociais  Por exemplo: Violência  Apropriação dos conhecimentos/Gestos  Desafio e enfrentamento de outras pessoas

 TAE KWON DO  LUTA GRECO-ROMANA KENDÔ  SUMÔ  Karatê  JUDÔ  JIU-JITSU AIKIDÔ  ESGRIMA  BOXE

 HABILIDADES MOTORAS  CAPACIDADES FÍSICA  Respeito a disciplina  “FAZER PENSAR”

 CONCEITUAL  Origens  Transformações  Contexto Histórico-Cultural  Filosofia  Influência da Mídia

 ATITUDINAL  Não Violência  Respeito  Resolução dos Problemas através do Diálogo  Justiça  Solidariedade

 PROCEDIMENTAIS  Jogos contextualizados  Equilíbrio/Desequilíbrio  Quedas  Golpes  Simulações

 A VIOLÊNCIA E AS RELAÇÕES SOCIAIS:BRIGAS  -Manifestações Espontâneas da vontade de  apropria-se de um objeto;  -de um território;  -Impor seu projeto;  FORMAS DA CRIANÇA REGULAR SEUS CONFLITOS

 A felicidade não é a ausência  de conflito...  É a  habilidade  de lidar  com ele...  Sanioto,2005