DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Pedagogia da pesquisa-ação
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Organização Curricular da Escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Metodologia Científica
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Prof. Alan Rodrigo Antunes
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
História nas atuais propostas curriculares
SILVANA BERBEL FERNANDES
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
ESTUDO DO MEIO.
Metodologia Científica
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Por que o jornal na escola?
Concepções em Educação Matemática
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA DOCENTES: TERESINHA FRÓES EMANUEL MONTEIRO

Alfabetização Científica e Tecnológica no 3º ano do ensino Fundamental Tema da pesquisa: Alfabetização Científica e Tecnológica no 3º ano do ensino Fundamental Título: Limites e Possibilidades: A alfabetização Científica e Tecnológica no terceiro ano do Ensino Fundamental.

PROBLEMÁTICA : Considerando as configurações da sociedade contemporânea, na qual há uma intensa produção e circulação do conhecimento cientifico e tecnológico, é notório o despreparo dos educandos e educadores para lidar com a imensidão de informações e conhecimentos que os cercam. Neste contexto buscamos através de uma analise dos PCN compreender nas orientações oferecidas para área de ciências e tecnologia possibilidades e limites para empreender a alfabetização cientifica e tecnológica no 3º ano do ensino fundamental. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências no ensino fundamental deve-se: Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo (...).

PROBLEMA Até que ponto o processo de alfabetização cientifica no terceiro ano do ensino fundamental na escola municipal, ocorre segundo os critérios estabelecidos no PCN de ciências?

HIPÓTESES O ensino de Ciências Naturais no terceiro ano do ensino fundamental é desenvolvido de acordo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais; O ensino de ciências aliado a tecnologia pode ajudar o educando a resolver problemas do convívio social;

OBJETIVO GERAL Reconhecer de que forma o ensino da alfabetização científica e tecnológica segue orientada nos Parâmetros Curriculares Nacionais ocorre no 3º ano do ensino fundamental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Verificar como ocorrem as aulas de Ciências Naturais no 3° ano do ensino fundamental; Identificar como são planejadas as aulas de alfabetização científica e tecnológica no 3° ano; Avaliar se as aulas de alfabetização científica no 3° ano ocorrem de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais; Compreender as implicações ocasionadas pelo domínio do conhecimento tecno-cientifico para a formação do educando;

JUSTIFICATIVA O presente trabalho se faz relevante para a compreensão do processo de alfabetização cientifica e tecnológica nas práticas pedagógicas, sobretudo no ensino fundamental I e sua relação com a inserção do aluno neste mundo contemporâneo de informações que se multiplicam e se transformam aceleradamente. A proposta deste projeto é significativa para o processo de formação do aluno enquanto cidadão e destaca uma preocupação com o ensino de ciências e tecnologias no terceiro ano do ensino fundamental.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Os anos que antecedem a Lei nº 5.692/71 o ensino de Ciências não era parte integrante das propostas curriculares de todas as séries de ensino. Em nossos dias, o Ensino de Ciências tornou-se parte integrante da estrutura curricular brasileira, sendo fundamental para a formação de um cidadão crítico e participativo na sociedade. Na sociedade contemporânea, estamos imerso em mundo letrado, no qual a alfabetização cientifica torna-se um fator preponderante para inserção social do sujeito e para sua formação cidadã.

Neste sentindo Sasseron (2008) destaca: A preocupação com a formação geral dos estudantes demanda estender estas fronteiras: não basta mais que os alunos saibam apenas certos conteúdos escolares; é preciso formar-lhes para que sejam capazes de conhecer estes conteúdos, reconhecê-los em seu cotidiano, construir novos conhecimentos a partir de sua vivência e utilizar os mesmos em situações com as quais possam se defrontar ao longo de sua vida. A educação escolar deixa de ter a obrigação de explorar apenas os assuntos de cada disciplina e precisa formar os alunos para viver em sociedade. Um papel bastante amplo se comparado com a educação que se previa antes da LDB.

O próprio parâmetro curricular do ensino fundamental revela que: Na sociedade na qual convivemos com a supervalorização do conhecimento científico e a intervenção da tecnologia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico. (BRASIL,1997 p. 21)

Neste sentido faz se necessário que o profissional da área de educação perceba que o processo de alfabetização cientifica e tecnológica envolve mais que o universo da simples leitura. Sendo a escola o espaço por excelência, responsável pela formação critica do sujeito, cabe a está promover o acesso ao conteúdo construído historicamente pelo homem, portanto torna-se fundamental o acesso ao conhecimento cientifico e tecnológico enquanto produção histórica da humanidade. Dessa forma, utilizar a ciência e a tecnologia em favor da educação faz parte de um avanço e que torna cada vez mais fácil e mais interessante para os educandos, interagirem com o conhecimento que circula em nossa sociedade.

A METODOLOGIA: A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho envolve a pesquisa de campo do tipo qualitativa aliada a técnica de entrevista estruturada, apoiada na analise documental.

OS INSTRUMENTOS: Nessa pesquisa qualitativa optamos por utilizar os seguintes instrumentos de coleta de dados: a analise documental e a entrevista estruturada.

A ABRANGÊNCIA: Este projeto foi idealizado para ser realizado em uma escola municipal do ensino fundamental I. A pesquisa será realizada entre professores do 3º ano, coordenadores e equipe gestora.

CRONOGRAMA A tabela a seguir resume as atividades programadas para serem realizadas durante o programa de pesquisa apresentado.

DEZ/JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV X Estruturação do Projeto de Pesquisa X Levantamento bibliográfico Revisão da literatura Elaboração da Metodologia de Pesquisa Pesquisa de campo: coleta de dados / Organização e análise dos dados Redação final do artigo para o concurso interno / Apresentação da pesquisa LEGENDA Organização do Projeto Redação do artigo parcial Apresentação da pesquisa  

REFERENCIAS: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. - 6ª Ed. – 4ª reimpressão – São Paulo: Atlas, 2011. LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. S. Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986. MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. – 7ª Ed. – 4ª reimpressão – São Paulo: Atlas, 2011. SASSERON, L.H. e CARVALHO, A.M.P., “Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo”, Investigações em Ensino de Ciências, v.13 n.3 pp. 333-352, 2008.