Seminário CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

Seminário CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO Alunas: Eni Oliveira Branco, Fabiula Nicolletti, Marcia Vanroo Willemann e Michele Ap. de Jesus.

Contribuições dos espaços não-formais para a educação Neste Seminário será apresentado as contribuições dos espaços não-formais de educação, mas, para compreendermos a definição de espaço não – formal de educação , devemos procurar saber definir o que sugere o espaço Formal de Educação.

Espaço Formal O espaço Formal de Educação é o espaço escolar que está relacionado com ás Instituições Escolares de Educação Básica e do Ensino Superior, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Em que é a escola com todos os seus espaços, como as salas de aula, a biblioteca, o pátio, o refeitório, a cantina, os laboratórios e as quadras de esportes. Ou seja, um espaço formal é um espaço escolar. Porém, apenas o espaço em si, não traz fundamentação teórica e características metodológicas de auxiliam em tal tipo de ensino. O espaço se remete apenas à um lugar em que a educação realizada é formalizada, cuja qual é garantida por Lei e organizada de forma que cumpram com uma padronização nacional.

Espaço não-formal Já o espaço não-formal de educação se define como qualquer espaço diferente da escola onde pode ocorrer uma ação educativa, porém existem infinitos lugares não escolares onde ocorrem uma ação educativa que podem ser Instituições (lugares que possuem equipe  técnica responsável como : Museus, Centros de Ciências , Parques Ecológicos Jardins Botânicos, Institutos de Pesquisa) e Não- Instituições ( lugares naturais ou urbanos que não dispõem de estruturações institucionais  porém, é possível realizar práticas educativas como em parques, rua, casa, praça, terrenos, cinema ). Ressaltando que não é o espaço em si que vai influenciar nos tipos de aprendizagem formal ou informal.

Diferença entre o espaço formal e não formal Segundo Jacobucci pág. 57, “De forma sintética, pode-se dizer que os espaços formais de Educação referem-se a Instituições Educacionais, enquanto que os espaços não-formais relacionam-se com Instituições cuja função básica não é a Educação formal e com lugares não- institucionalizados.”

Contribuições dos espaços não-formais para a educação Os espações não formais contribuem muito para a educação, auxiliando para um processo mais rico em conhecimentos, possibilitando a interdisciplinaridade, ou seja, abranger mais de uma área do conhecimento. Além do mais, os espaços não- formais atiçam a curiosidade, a troca de ideias, de informações, de emoções por proporcionar aos indivíduos ali inseridos a possibilidade de abrir os olhos e ver muito além do que o visto dentro das quatro paredes de uma sala de aula.

Referências Análise e produção textual III / Aline Cassol Daga, Anderson Jair Goulart Carolina Zarth, Josa Coelho Irigoite ; [design instrucional: Daniela Viviani]. – 1ª ed. – Florianópolis : DIOESC : UDESC/CEAD/UAB, 2013 JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não- formais de educação para a formação da cultura científica. Disponível no moodle. Acesso em 19 de setembro de 2014. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponivel em (http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf). Acesso em 21 de setembro de 2014. Imagem 1: Disponível em (http://blogs.diariodonordeste.com.br/diarinho/tag/escola/). Acesso em 21 de setembro de 2014.

Referências Imagem 2: Disponível em (http://jornalriocarioca.com/jornal/?p=3280). Acesso em 2 de setembro de 2014. Imagem 3: Disponível em (https://verainfedu.wordpress.com/category/software-de-autoria/). Acesso em 21 de setembro de 2014. Imagem 4: Disponível em (http://universooitavoato.blogspot.com.br/2011/05/18-de-maio-dia- internacional-dos-museus.html). Acesso em 21 de setembro de 2014. Imagem 5: Disponível em (http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock- texto-do-jardim-zool%C3%B3gico-dos-desenhos-animados- image17264144). Acesso em 21 de setembro de 2014.