Por Elizandro de Almeida Esquiam

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
MODELAGEM MATEMÁTICA.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Reorientação curricular
Liliani Lecco Dettogni
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Marina Menna Barreto Matemática e.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
De Marina Menna Barreto
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Modelagem como metodologia de ensino
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Decisões.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
O profissional da gestão escolar e suas implicações
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Inclusão que bicho é esse?
Odilei Avelino dos Santos
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
Ministério de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Por Elizandro de Almeida Esquiam Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática Matemática e Educação Sexual: modelagem do fenômeno da absorção/eliminação de anticoncepcionais orais diários Marina Menna Barreto 2007 Por Elizandro de Almeida Esquiam

Estrutura utilizada Introdução Capítulo 2 – Educação Sexual na Adolescência Capítulo 3 – Modelagem Matemática Capítulo 4 – Modelo Matemático da absorção de anticoncepcionais orais de uso diários Capítulo 5 – Fundamentação Teórica da Proposta Didática Capítulo 6 – Proposta Didática Capítulo 7 – Implementação da Proposta Didática Considerações Finais Referências Apêndices

Introdução Por que escolhi esse assunto? Necessidade de contextualizar o ensino de matemática Por que escolhi esse assunto? Necessidade de contextualizar o ensino de matemática Por que escolhi esse assunto? Necessidade de contextualizar o ensino de matemática O que me perturba ou me inquieta em relação a esse assunto? Questão colocada pelos alunos. - Por que preciso estudar Matemática? - Qual a utilidade desta disciplina para minha vida? Tema em investigação? Modelo matemático particular que descreve a absorção/eliminação de anticoncepcionais orais de uso Diário, contribuindo para o tema Transversal “Orientação Sexual”

Capítulo 2 Educação Sexual na Adolescência Estudos de caso 1- Através de pesquisa bibliográfica: O problema da gravidez na adolescência no Brasil e sua relação com a Educação Pública. 2- Como se dá a Educação Sexual: em uma escola pública de Porto Alegre

Capítulo 3 Modelagem Matemática Breve explanação sobre modelagem matemática situando o modelo matemático do anticoncepcional, visando como metodologia de pesquisa.

Capítulo 4 Modelo Matemático da absorção de anticoncepcionais orais de uso diários Foi desenvolvido o modelo,com base sugerido no esquema de Bassanezi (2004) para as etapas da construção. Foram tratados definições de modo geral, definições e soluções de equações, análise gráfica e algébrica

Capítulo 5 Fundamentação Teórica da Proposta Didática Referencial teórico pedagógico Educação Matemática Teoria do Construtivismo Social Modelo visto como uma estratégia de Ensino e Aprendizagem Aprendizado situação não matemática próxima do aluno.

Capítulo 6 Proposta Didática Adaptação do modelo para uma linguagem de ensino Médio, utilizando conceitos de matemática básica Funções e gráficos Progressões Geométricas Variável Potências

Capítulo 7 Implementação da Proposta Didática Descreve e analisa duas experiências distintas: Primeira: com alunos do Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca Realizada em sala de aula regular, 16 e 18h/aula, com 50 alunos de 2 turmas da 1ª série do Ensino Médio, no período de 17 de abril a 21 de maio de 2007, realizado pela própria mestranda. Segunda: com alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS Realizada em sala de aula (Laboratório de Ensino) do Instituto de Matemática da UFRGS, 4 horas, com 6 alunos voluntários sorteados (3 de cada sexo, entre 15 e 16 anos) da 2ª série do Ensino Médio, no dia 9 de abril de 2007, e fez parte do trabalho da disciplina Laboratório de Práticas de Ensino de Matemática III.

Considerações Finais Referências Apêndices Entende Valoriza Articulação Disciplinas Temas Transversais Educação Matemática Aprendizado sobre Educação Sexual Referências: Modelagem Matemática: Bassanezi (2004), Barbosa (1999, 2000, 2001), Biembengut (2003) Contextualização de Ensino de Matemática: Lima (1999, 2005-a) Absorção de Drogas no organismo: Bassanezi (1988) e Lima (2005-b) PCN's, Orientações Curriculares para o Ensino Médio – MEC Ministério da Saúde – cartilhas, Portal da Saúde, UNESCO Apêndices A, B, C, D e E: A = Outras fundamentações Farmacologia e Fisiologia B = Atividades voltadas ao modelo matemático C = Vídeo D e E = Questionário 1 e 2