Controle de Qualidade Total

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Transcrição da apresentação:

Controle de Qualidade Total Leila Mariz 23/11/2006 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi

Tópicos Sobrevivência e Produtividade Controle da Qualidade Total (TQC) Conceito de Controle de Processo Método de Controle de Processo Referências

Sobrevivência e Produtividade

PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO : Garantir a sobrevivência das organizações Cenário Atual Processo de Globalização Concorrência internacional Desenvolvimento tecnológico Novas exigências Competitividade SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO : Garantir a sobrevivência das organizações

Qualidade Preferência do cliente Projeto Perfeito Sem defeitos Baixo custo Segurança do cliente Prazo certo Local certo Quantidade certa Preferência do cliente SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE

Produtividade Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais e/ou melhor com cada vez menos Produtividade SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE OUTPUT INPUT VALOR PRODUZIDO VALOR CONSUMIDO QUALIDADE CUSTOS FATURAMENTO CUSTOS “Produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade” Deming

Como Melhorar a Produtividade ORGANIZAÇÕES HUMANAS SOFTWARE MELHORIA DOS PROCESSOS APORTE DE CAPITAL HARDWARE BAIXO RETORNO POUCO TEMPO SÓ DEPENDE DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA ALTO RETORNO MUITO TEMPO DEPENDE DA MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE HUMANWARE APORTE DE CONHECIMENTO

Como Melhorar a Produtividade Base Conceitual do Programa de Melhoria de Produtividade Realizar aporte de conhecimento para aumentar o ATIVO DE CONHECIMENTO Aprendizado CONTÍNUO GERENCIAR o moral das equipes EVITAR saídas após aumento do ATIVO DE CONHECIMENTO Ter TEMPO RESULTADOS SÃO LENTOS, PORÉM DEFINITIVOS.

Competitividade e Sobrevivência “Ser competitivo é ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes” Sobrevivência Competitividade SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE Produtividade Qualidade – Preferência do Cliente Projeto Perfeito Fabricação Perfeita Segurança Do Cliente Assistência Perfeita Entrega No Prazo Custo Baixo

Competitividade e Sobrevivência Informação como Fator de Competitividade Captar necessidades do cliente Pesquisar e desenvolver novos produtos Pesquisar e desenvolver novos processos Comercializar Dar assistência ao cliente

Controle da Qualidade Total (TQC)

Os Objetivos de uma Empresa Contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas Satisfação das Pessoas PESSOAS MEIOS CONSUMIDORES QUALIDADE E PREÇO EMPREGADOS CRESCIMENTO DO SER HUMANO ACIONISTAS PRODUTIVIDADE VIZINHOS CONTRIBUIÇÃO SOCIAL CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

Controle da Qualidade Total Idéias americanas aperfeiçoadas no Japão após a Segunda Guerra Foi montado pelo Grupo de Pesquisa do Controle de Qualidade da JUSE (Japanese Union of Scientists and Engineers) Também conhecido como CWQC (Company Wide Quality Control) CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

Controle da Qualidade Total ORGANIZAÇÕES HUMANAS MEIOS OU CAUSAS FINS OU EFEITOS CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) SATISFAÇÃO DAS PESSOAS QUALIDADE TOTAL

Controle da Qualidade Total DIMENSÕES DA QUALIDADE TOTAL PESSOAS ATINGIDAS QUALIDADE (de todos envolvidos) CLIENTE, VIZINHO CUSTO (final e intermediário) CLIENTE, ACIONISTA, EMPREGADO E VIZINHO ENTREGA (condições e indicadores) CLIENTE MORAL (satisfação) EMPREGADO SEGURANÇA (empregados e usuários) CLIENTE, EMPREGADO E VIZINHO T O A L CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) M E D I R R E S U L T A D O S

Controle da Qualidade Total (Princípios Básicos) Orientação Pelo Cliente (o que o cliente quer?) Qualidade em Primeiro Lugar (maior produtividade) Ação Orientada Por Prioridades Ação Orientada Por Fatos e Dados (evitar intuições) Gerenciamento ao longo dos processos (preventivo) Controle da Dispersão (isolar causas) Não aceitar ida de defeitos para o cliente Prevenção de problemas (evitar repetição) Ação de Bloqueio (evitar o mesmo erro) Respeito Pelo Empregado Como Ser Humano Comprometimento da Alta Direção (visão e estratégia)

Conceito de Controle de Processo

Conceito de Processo Relacionamento Causa/Efeito “Sempre que algo ocorre (fim, efeito, resultado) existe sempre um conjunto de causas (meios) que podem ter influenciado” “Processo é um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos” CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO EMPRESA MEIOS OU CAUSAS FINS OU EFEITOS

Conceito de Processo DIAGRAMA DE ISHIKAWA EFEITO CAUSAS MATÉRIA-PRIMA MÁQUINA MEDIDA EFEITO CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO MEIO AMBIENTE MÃO-DE-OBRA MÉTODO CAUSAS

Conceito de Processo Itens de controle Itens de verificação Índices numéricos estabelecidos sobre os EFEITOS de cada processo Itens de verificação índices numéricos estabelecidos sobre as principais CAUSAS que afetam um item de controle Resultados de um item de controle são garantidos pelo acompanhamento dos itens de verificação. CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO

GERENCIAR é essencialmente resolver problemas. Conceito de Processo Definição de problema “resultado indesejado de um processo” “um item de controle com o qual estamos insatisfeitos” CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO GERENCIAR é essencialmente resolver problemas.

Conceito de Controle de Processo Três ações: Estabelecer a diretriz de controle META(valores) MÉTODOS(procedimentos) Manter o nível de controle Atuar no resultado e/ou na causa Alterar a diretriz de controle Implantação de melhorias CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO

Método de Controle de Processo

VERIFICAR OS RESULTADOS Ciclo PDCA Plan Do Check Action ATUAR CORRETIVAMENTE DIRETRIZ DE CONTROLE Meta Métodos MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO TREINAR, EDUCAR EXECUTAR COLETAR DADOS VERIFICAR OS RESULTADOS

O Ciclo PDCA Manutenção e Melhorias Processo repetitivo Plan Do Check Action Meta: Faixa de Valores Método: procedimentos-padrão PLANO MELHORIA Processo não-repetitivo Plan Do Check Action Meta: Valor definido Método: procedimento próprio PLANO

Melhoria contínua

O Ciclo PDCA manter e melhorar diretrizes MANUTENÇÃO CHECK ACTION MANTÉM SIM PLAN DO MELHORIAS ACOMPANHA MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO ACTION REM. SINTOMA BLOQUEIO CAUSA RESULTADO NÃO IDÉIAS MELHORA

O Ciclo PDCA Método de Solução de Problemas QC STORY 8 6 5 4 3 2 1 7 Plan Do Check Action 1- Identificação do problema 2- Observação 3-Análise do processo 4- Plano de Ação 5- Ação 6- Verificação 7- Padronização 8- Conclusão

Referências Falconi, Vicente. TQC http://www.correios.com.br http://www.casan.com.br http://www.cesp.com.br http://www.gerdau.com.br http://www.sebrae-sc.com.br http://www.wrobel.com.br http://www.fpnq.org.br/ http://www.juse.or.jp/e/ http://www.voctech.org.bn