Qualidade de Software Gestão de Projetos - PMBOK

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Project Management Institute
FACULDADE DOS GUARARAPES
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Ciclo de vida e organização do projeto
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gerenciamento de Projetos PMI/PMBok
Responsabilidade Profissional
PMBoK.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
PMBoK Project Management Body of Knowledge
A estrutura do gerenciamento de projetos
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento da Integração
Os processos de gerenciamento
Qualidade de Software - FURB
Planejamento do gerenciamento de riscos
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Projeto em Engenharia de
Gerenciamento de Projetos e
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
Gerenciamento de Projetos: Por que é melhor conhecê-lo?
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Projeto: Capacitação em GP
Gestão da Inovação Tecnológica
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerenciamento da Integração
GESTÃO DE PROJETOS 1. PROGRAMA: 1 – INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2 PROJETOS EM OPERAÇÕES.
Gerência de Projetos (continuação)
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Elaboração e Análise de Projetos
Elaboração e Análise de Projetos
EAD 615 – Gerenciamento de Projetos
Profº Adilson Lima Administração Gestão de Projetos Profº Adilson Lima
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Gerência de Projetos (continuação) Prof. Tales Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 3º Módulo.
Gerência de Projetos.
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Planejamento da Informação Gestão Cotidiana x Gestão por Projetos
Gerenciamento de Projetos
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
O que é gerenciamento de projetos
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Um estudo comparativo entre PMBOK e SWEBOK
Integração.
ADMINISTRAÇÃO Prof. WAGNER RABELLO JR.
Gerência de Projetos de Software (PMBOK)
Fundamentos da Gestão de projetos Escritório de Projetos
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Gestão de Projetos Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS RELACIONADOS À GOVERNANÇA DE TI
Gerenciamento de Projetos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerência e Desenv de Projetos – Cláudio Martins 1 Gerência de Projetos Cláudio Roberto Martins Processos da gerência de projetos.
DISCUSSÃO BASEADA NO PMI®
Gestão de Projetos Metodologias de gestão de projetos
UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES GESTÃO DE PROJETOS.
Gerenciamento de Projetos: Uma Revisão do PMBOK
Início do projeto exemplo
Não é casual. Constitui esforço deliberado, racional e formal. “Projeto de um estado futuro desejado e de meios efetivos para torná-lo realidade”. É um.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

Qualidade de Software Gestão de Projetos - PMBOK Prof. Fábio Botelho

Projetos e seu gerenciamento O gerente de projetos Partes interessadas Agenda Introdução Projetos e seu gerenciamento O gerente de projetos Partes interessadas 2

Introdução Gerenciamento de projetos (GP) é uma área de atuação e conhecimento que tem ganho cada vez mais reconhecimento e importância. Um dos principais difusores do gerenciamento de projetos e da profissionalização do gerente de projetos é o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI - Project Management Institute). Fundado nos Estados Unidos em 1969, o PMI é uma associação profissional mundialmente difundida, atualmente com meio milhão de membros em mais de 180 países.

Introdução Duas das principais iniciativas do PMI na difusão do conhecimento em gerenciamento de projetos são: certificações profissionais em gerência de projetos — Project Management Professional (PMP) e Certified Associate in Project Management (CAPM) publicação de padrões globais de gerenciamento de projetos, programas e portfólio, sendo a mais popular delas o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK® - Project Management Body of Knowledge).

Introdução Editado na forma de livro, o Guia PMBOK está atualmente na quarta edição de 2008 e traduzido oficialmente para diversos idiomas, inclusive o português do Brasil. As edições anteriores foram publicadas nos anos de 1996, 2000 e 2004. O PMBOK formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos, como a própria definição de projeto e do seu ciclo de vida. Também identifica na comunidade de gerenciamento de projetos um conjunto de conhecimentos amplamente reconhecido como boa prática, aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo.

Projetos e seu gerenciamento Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos.

Projetos e seu gerenciamento As nove áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento: Integração Escopo Tempo Custos Qualidade Recursos humanos Comunicações Riscos Aquisições

Projetos e seu gerenciamento Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. A Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos.

Projetos e seu gerenciamento

Projetos e seu gerenciamento A aplicação dos conhecimentos requer a adoção eficaz de processos apropriados. Cada área de conhecimento abrange diversos processos no gerenciamento de projetos. Um processo é um conjunto de ações e atividades interrelacionadas que são executadas para alcançar um objetivo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas, e as saídas resultantes.

Projetos e seu gerenciamento Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos são: Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento Os grupos de processos de gerenciamento de projetos têm grande correspondência com o conceito do Ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act): Planejar - Fazer - Verificar - Agir (corrigir e melhorar).

Projetos e seu gerenciamento

Projetos e seu gerenciamento O Guia PMBOK documenta (define e descreve) processos de gerenciamento de projetos e os apresenta didaticamente, organizados em um capítulo por área de conhecimento. Em cada processo, são abordados suas entradas e saídas, suas características, bem como os artefatos, técnicas e ferramentas envolvidas.

Projetos e seu gerenciamento

Projetos e seu gerenciamento EAP – Estimativa Analítica de Projetos / WBS – Work Breakpoint Structure TAP – Termo de Abertura de Projeto / Project Charter

O gerente de projetos Pessoa designada pela organização responsável pela condução do projeto, com a missão de zelar para que os objetivos do projeto sejam atingidos. O trabalho do gerente de um projeto pode ser sintetizado em dois grandes elementos: Planejar (antes) e Controlar (durante) as atividades do projeto e seu gerenciamento. Comunicar: os gerentes de projetos passam a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros da equipe e outras partes interessadas do projeto.

O gerente de projetos Além disso, os gerentes de projetos devem dominar diversas habilidades interpessoais que utilizam com frequência, dentre as quais pode-se destacar: Comprometimento, responsabilidade, ética e honestidade; Transparência, franqueza, clareza e objetividade; Liderança, agregação, motivação e entusiasmo; Solução de conflitos e problemas; Negociação, influência e persuasão; Decisão, iniciativa e proatividade; Organização e disciplina; Autocontrole, equilíbrio e resiliência; Empreendedorismo; Eficácia.

O gerente de projetos O PMI mantém um Código de Ética e Conduta Profissional, criado para dar confiança à profissão de gerenciamento de projetos e auxiliar os praticantes a se tornarem melhores profissionais. Para isso, o código descreve as expectativas que os profissionais de gerenciamento de projetos tem de si e de seus colegas.

O gerente de projetos Ele exige que os profissionais demonstrem compromisso com a conduta ética e profissional, sendo específico quanto à obrigação básica de responsabilidade, respeito, justiça e honestidade. Mais que ser um facilitador, o gerente de projetos deve fazer a diferença no bom andamento e no sucesso dos projetos.

Partes interessadas Partes interessadas, intervenientes ou — do termo em inglês — stakeholders são todas as pessoas e organizações envolvidas no projeto, ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela realização ou pelos resultados do projeto. Ao longo do planejamento e da execução do projeto, o gerente do projeto e sua equipe devem gerenciar as diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas

Partes interessadas Alguns exemplos de possíveis partes interessadas podem incluir: Patrocinador (Sponsor): pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros para a realização do projeto, e que também provê o aval estratégico e político que viabiliza e promove o projeto e o defende; A equipe do projeto, que inclui o gerente do projeto, a equipe de gerenciamento do projeto, e outros membros da equipe que executam trabalho no projeto; Clientes e usuários; Presidente, donos e executivos; Acionistas e investidores; Gerentes funcionais; Fornecedores e parceiros comerciais;

Partes interessadas Alguns exemplos de possíveis partes interessadas podem incluir (cont.): Concorrentes; Governo, em suas diversas esferas e poderes; Organismos de regulação e fiscalização internos e externos, incluindo auditorias, agências, conselhos, sindicatos e associações institucionais, profissionais e oficiais; Organizações não governamentais (ONG); Comunidades, vizinhança e população abrangida pelas ações e resultados do projeto.

Referências Bibliográficas homepage Técnicas para Gerenciamento de Projetos de Software. Martins, José Carlos Cordeiro. Editora Brasport, 2007 http://www.pmi.org. Página na Web do Project Management Institute – PMI. Acesso em 24/10/2011 http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html

Perguntas