Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método (1976-2004): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
A ESPECIFICIDADE DA FILOSOFIA
X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
A visão Grega da Ciência
Escola Superior de Educação
PENSAMENTO SISTÊMICO 18 à 20.
cenários e perspectivas.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra.
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita.
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
Didática e Metodologia no Ensino Superior
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Filosofia / Silenciais
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
EDGAR MORIN.
EAD: Fim das Barreiras Espaciais? l As bases teóricas da EAD são frágeis. l Dificuldade de estabelecer fundamentos neste campo. l Não se produz esforços.
Pesquisa em grupoterapia
“ O saber e o fazer docente”
PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria de Lourdes O. Reis da Silva.
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
CURSO IMAGEM - PROF WEMERSON HORTA
Os sete saberes necessários para a educação do futuro
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Deficiência Mental Leve
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Especialização em Docência do Ensino Superior
24/04/2015 (arquivo editado pelos alunos).  Valorização da experiência  “saber é poder” A observação é essencial para comprovar os modelos racionais.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME)
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
Complexo e multideterminado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Filosofia Moderna.
26. CONGRESSO DO SINPPEM TEMAS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E CAMINHOS Arte e Cultura: um antídoto contra o sono, ou uma dimensão de aprendizagem? Marta.
Oficina de Desenvolvimento de Lideranças Facilitadora: Profa. Renata Guimarães de Carvalho.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
cenários e perspectivas.
EDGAR MORIN Formadores: Janaina R. Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste
Faculdade Piaget - Brasil
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Prof. Dr. Robson Santos Revisitando Teorias Pedagógicas.
Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia e a práxis do educador Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia.
Prática profissional do professor: uma questão de ética Profa. Rosália de Fátima e Silva DEPED / CCSA PAP, 2009.
Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa Disciplina: Ciências Humanas e Sociais da.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias Digitais em Espaços Educativos

O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza  A vida da vida  O conhecimento do conhecimento  As idéias  A humanidade da humanidade  A ética

Método Religação Método da Complexidade hologramático recursivo dialógico Caminho Trajetória

O método é um caminho. O caminho se faz ao andar.

Reforma do Pensamento concretizada em Reforma do Ensino

A reforma da educaçãO Sete saberes Ensino teórico racionalidade, complexidade, humanismo e ciência Ensino de civilização contemporânea.

Educar na era planetária Complexidade ≠ Complicação Complexidade é o problema da dificuldade de pensar. Pensamento é combate contra lógica palavras conceitos.

Não existe educação se não há aprendizagem.

Pensamento complexo Método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana Experiência da pluralidade e da Incerteza Multiculturalidade Planetarização Caminho para transcender à ordem dos saberes constituídos.

“... caminho que se dissolve ao caminhar e, que ao mesmo tempo, transfigura, através da experiência da viagem, de maneira que quem retorna é outro...” Antonio Machado

Conhecimento Teoria Método

Método de formular o pensamento que vai refletir na prática educacional MétodoTragédia Tragédia da complexidade Tragédia da informação Tragédia da reflexão

“... é preciso que na educação e na aprendizagem seja considerada a problemática da consciência do inacabamento, para que obra e projeto enfatizem seus próprios limites, em lugar de ocultá-los”. Edgar Morin