PODER DE DIREÇÃO DO EMPREGADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
D. trabalho aula 4.
Advertisements

CONVENÇÃO E ACORDO COLETIVOS DO TRABALHO
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
Profa. Grasiele A. F. Nascimento 2008
Profa. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Aula 2
O DIREITO DO TRABALHO - histórico
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
AUTONOMIA PRIVADA COLETIVA - 1
NEGOCIAÇÃO COLETIVA 1 1.CONCEITO – Sérgio Pinto Rodrigues (2005: 799) assim define: “A negociação coletiva é uma forma de ajuste de interesses entre as.
Direitos da Personalidade
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direitos da personalidade
ACORDO E CONVENÇÃO COLETIVA
Responsabilidades.
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
PCS: Visão Jurídico Trabalhista
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
Relações individuais do Direito do Trabalho
Segurança do Trabalho Curso: Administração Profa. MSc Camila Ilário.
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
REGULAMENTO COM FONTE DE DIREITO DO TRABALHO
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
P RINCÍPIOS DO D IREITO DO T RABALHO Conforme enumeração de Américo Pla Rodriguez.
Princípios do Direito do Trabalho
DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL
Convenção Coletiva de Trabalho
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
Legislação Trabalhista – Parte II
TRABALHO ORIGENS HISTÓRICAS.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
 O contrato não se altera, mas suas cláusulas;  A regra geral é que o contrato de trabalho não pode ser modificado unilateralmente (Art. 468 da CLT);
ALTERAÇÃO DO CONTRATO Conceito: alteração do conteúdo originalmente formulado ao contrato de trabalho. Regra geral: art. 468, CLT A força obrigatória dos.
ESTUDO DO CONTRATO DE TRABALHO
RELAÇÃO COM OUTROS RAMOS DO DIREITO e FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
Prof. Msc. Roseniura Santos
Prof. Me. Mariane Helena Lopes
PROCESSUAL. Princípios Ampla defesa e Contraditório; Juiz Natural; Proibição de uso de provas ilícitas; Anterioridade da Lei e Prévia Cominação Legal;
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Professora Ana Carolina
PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO
Direito Administrativo
Direito Penal Parte Geral.
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
Direito à Informação Tatiana Isabel Backes. Importância da Informação para o homem Homem das cavernas teria maior êxito na caçada se tivesse posse de.
Legislação Trabalhista
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho I - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes Contrato de Trabalho.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
Formas de Solução dos Conflitos Trabalhistas
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
31/03/10 Direito do trabalho. Profa. Luzia Zorzal, MS2 Direito do trabalho  Possui conjunto de princípios, normas e instituições atinentes à relação.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Interpretação: Processo de definição do sentido e alcance da norma.
ALTERAÇÃO CONTRATUAL Conforme dispõe o art. 444 da CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre negociação das partes interessadas.
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
1 Fontes do Direito do Trabalho Ordenamento Jurídico : “Conjunto de Normas emanadas de autoridades competentes vigorantes num dado Estado’ (Maria Helena.
Transcrição da apresentação:

PODER DE DIREÇÃO DO EMPREGADOR “É a forma como o empregador define como serão desenvolvidas as atividades do empregado decorrentes do contrato de trabalho.” - O poder de direção decorre do art. 2º da CLT e do contrato de trabalho. - Compreende: Poder de organização O empregador estabelece a atividade que será desenvolvida, a estrutura jurídica, o número de funcionários, os cargos, funções, local de trabalho, etc. Elabora o regulamento de empresa.

b) Poder de controle Empregador tem direito de fiscalizar e controlar as atividades de seus empregados. Art. 5º, X da CF/88: “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.” Art. 5º, III da CF/88: “ Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.” c) Poder disciplinar Não é necessária a gradação das punições

REGULAMENTO DE EMPRESA “É um conjunto sistemático de regras, escritas ou não, estabelecidas pelo empregador, com ou sem a participação dos trabalhadores para tratar de questões de ordem técnica ou disciplinar no âmbito da empresa, organizando o trabalho e a produção.” - Vai versar sobre direitos e deveres do empregador e do empregado. Regulamento de Empresa X Contrato de Trabalho Regulamento de Empresa X Quadro de Carreira Regulamento de Empresa X Convenção ou Acordo Coletivo

CLASSIFICAÇÃO: 1) Quanto à forma: Unilaterais ou bilaterais 2) Quanto à validade: Dependentes ou não de homologação 3) Quanto à natureza: Públicos ou privados. 4) Quanto à obrigatoriedade: Obrigatórios ou facultativos. CONTEÚDO: Cláusulas contratuais 2) Cláusulas disciplinares VALIDADE: Deve ser publicado, ou seja, afixado em local visível no estabelecimento, de modo que os obreiros tomem conhecimento. PRAZO DE VIGÊNCIA: Pode ser por prazo indeterminado ou determinado.

INTERPRETAÇÃO: Será interpretado como se interpretam as normas jurídicas em geral. LIMITES: Cf/88 e as leis; normas coletivas da categoria; decisões das autoridades competentes; a moral, os bons costumes e a ordem pública; a dignidade do trabalhador como pessoa humana. CAMPO DE APLICAÇÃO: Deve ser observado pelos empregados e empregadores, bem como a todos os que estiverem no âmbito da empresa.

ALTERAÇÃO: Súmula 51 do TST: “ I – As cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento.” CONTROLE EXTERNO: Poderá haver tanto pelo judiciário quanto pelos sindicatos e fiscalização trabalhista.