Novo programa Língua Portuguesa Organização programática 1º ciclo
1º ciclo Caracterização Resultados esperados Contextos e recursos Descritores de desempenho Corpus textual Orientações De gestão Contextos e recursos
1- Caracterização Primeiro contacto com um modelo de educação formal; Etapa determinante do percurso escolar Ciclo que privilegia um desenvolvimento integral das actividade e áreas do saber Faculta aos alunos adequação de procedimentos e instrumentos de acesso à informação utilização TIC, construção do conhecimento, aprendizagens significativas essenciais ao crescimento pessoal e social Carácter transversal-avalia as aprendizagens em todas as áreas do saber contribuindo para o sucesso escolar
Currículo globalizante, organizado em 2 momentos 1º ano 2º ano 1º momento 3º ano 4º ano 2º momento
Traços distintos entre o primeiro e o segundo momento do 1º Ciclo Comunicação oral Relações essenciais entre a língua falada e a escrita 2º momento Organização textual Pontuação Alargamento lexical Sintaxe mais elaborada
1º momento – Comunicação oral Desenvolver comportamentos verbais e não verbais adequados. COMUNICAÇÃO ORAL: Dupla função Carácter Capacidade para que Adaptativo os alunos possam exprimir de modo mais fluente
2º Momento - escrita É essencial: - a aprendizagem de novas convenções sobre o modo como o texto escrito se organiza; -Conhecimento explicito da língua; - Uso correcto da pontuação; - Sintaxe mais elaborada; - Aprendizagem gradual conhecimento interpretação textual; - Descoberta de novas modalidades; - Redacção de textos: escrita pessoal
Simultaneamente processa-se à aprendizagem gradual de procedimentos de compreensão e interpretação textual associados: à promoção do desenvolvimento linguístico dos aluno; à formação como leitores ; ampliação do conhecimento experimental sobre a vida e sobre o mundo - convívio com textos literários -descoberta de diferentes modalidades de textos
Literários e paraliterários Heterogeneidade de textos a privilegiar no 1.º Ciclo (adequados à faixa etária). Literários e paraliterários narrativas Textos dramáticos Poesia Banda desenhada… Textos não literários Textos media Científicos enciclopédias … Textos multimodais Publicidade Jornais Revistas
Processos da escrita Planificação Textualização revisão
2- Resultados esperados Compreensão oral 1º momento Saber escutar Prestar atenção e reter o essencial de mensagens Compreender o essencial de textos vários 2º momento Saber escutar, para organizar e reter informação essencial em português padrão com alguma formalidade Distinguir facto de opinião, informação implícita e explícita essencial do acessório
Expressão oral 1º momento 2º momento Falar de forma clara e audível Esperar a vez e pedir a sua palavra Formular pedidos e perguntas Narrar situações vividas e imaginadas 2º momento Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo da palavra dos outros Planificar e apresentar exposições breves Produzir discursos orais em português padrão, com vocabulário e estruturas gramaticais adequados.
Leitura 1º momento 2º momento Ler com clareza textos variados com extensão e vocabulário adequados Compreender o essencial dos textos lidos Ler textos variados com fins recreativos 2º momento Ler diferentes tipos de textos e em suportes variados para obter informação e organizar conhecimento Ler para formular apreciações de textos variados Distinguir entre facto e opinião ,informação Implicíta e explicita Essencial e acessório
Escrita 1º momento 2º momento • Escrever textos curtos com respeito pelo tema, pelas regras básicas de ortografia e pontua- ção, assegurando a continuidade referencial e marcando abertura e fecho. 2º momento • Recorrer a técnicas para registar, organizar e transmitir a informação. • Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, utilizando instrumentos de apoio nomeadamente ferramentas informáticas. • Produzir textos de diferentes tipos em português padrão, com tema de abertura e fecho, tendo em conta a organização em parágrafos e as regras de ortografia e pontuação. Escrever, em termos pessoais e criativos, diferentes tipos de texto, como forma de usufruir do prazer da escrita.
Conhecimento explicito da língua 1º momento • Manipular e comparar dados para descobrir regularidades no funcionamento da língua. Explicitar regras de ortografia e pontuação. 2º momento • Explicitar regras e procedimentos nos diferentes planos do conhecimento explícito da língua. • Mobilizar o conhecimento adquirido para melhorar o desempenho pessoal no modo oral e no modo escrito • Reconhecer diferentes registos de língua e compreender em que contextos devem ser usados. • Respeitar as diferentes variedades do português e reconhecer o português padrão como a norma que é preciso aprender e usar na escola e nas situações formais fora dela
Papel do professor nas diferentes etapas da escrita processual Ensinar e treinar diferentes tipos de textos; Construir e fornecer materiais de apoio aos alunos; Promover a reflexão com vista ao aperfeiçoamento dos textos; Equipar a sala de aula com referências
3- Descritores de desempenho aquisições fundamentais no domínio da linguagem oral e escrita Desenvolvimento e aprofundamento
Os descritores estão organizados de acordo com as linhas orientadoras que reflectem a valorização que é dada no programa e a dimensão do APRENDER
■ Compreensão do oral: Escutar para aprender e construir conhecimento(s); ■ Expressão oral: Falar para aprender (aprender a falar; construir e expressar conhecimentos; participar em situações de interacção oral); ■ Leitura: Ler para aprender (aprender a ler, obter informação e organizar o conhecimento); Ler para apreciar textos variados; ■ Escrita: Escrever para aprender (para aprender a escrever; para construir e expressar conhecimentos); Escrever em termos pessoais e criativos; ■ Conhecimento explícito da língua: organizado de acordo com os planos do Dicionário Terminológico
4- Corpus textual a) Representatividade e qualidade dos textos; b) Integridade dos textos; c) Progressão; d) Diversidade textual;
5- Orientações de Gestão Uma actividade planificada com o objectivo de desenvolver uma competência específica deve coexistir com actividades onde as diferentes competências são trabalhadas de forma integrada.
5- Contextos e recursos Sala de aula equipada com referenciais expostos e de fácil acessibilidade, de forma a possibilitar ao aluno a descoberta autónoma. Biblioteca escolar Promover o contacto com os bens culturais Valorização e acesso às novas tecnologias de informação e comunicação.
Traduzido e adaptado de : Onde mais poderias iniciar na escrita uma mãozinha que, quem sabe, um dia poderá escrever um livro? Traduzido e adaptado de : “Soy Maestra
Sou professor A melhor forma de educar é mudar, sempre que for preciso, a forma como se direcciona o ensino, particularmente o da Língua Portuguesa.