EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE

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Cadeia de Suprimento: Estratégia, Decisões e Desempenhos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia.
Transcrição da apresentação:

EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE DE REAÇÃO. PRIORIDADE DE QUALQUER NEGÓCIO DEVE SER O DE MONTAR UMA ORGANIZAÇÃO CAPAZ DE REAGIR RAPIDAMENTE A DEMANDA DO CLIENTE. O ENFOQUE DA ORGANIZAÇÃO DEVE PRIORIZAR OS PROCESSOS PELOS QUAIS A DEMANDA É ATENDIDA. ANALIZAR ESTES PROCESSOS É CONHECER TODA A CADEIA DE ABASTECIMENTO. REAÇÃO SÓ É POSSÍVEL SE HOUVER A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PARCEIROS DA CADEIA: FORNECEDORES FUNCIONÁRIOS CLIENTES

Administração de Materiais Passado Presente e Futuro Mercado Mercado vendedor Baixa concorrência Exportação restrita Mercado comprador Concorrência ativa Orientado à globalização Produtos Pouca variedade Ciclo de vida longo Baixa tecnologia Grande variedade Ciclo de vida curto Alta tecnologia Produção Capacidade à plena carga Baixa flexibilidade Grandes lotes Prazos de entrega longos Baixo custo Fabricação em vez de compra Alta flexibilidade Pequenos lotes Prazos de entrega curtos Compra em vez de fabricação Nível de Serviço Alto nível de serviço Grandes estoques Processo logístico lento Tempo de transporte lento Pequenos estoques Processo logístico rápido Tempo de transporte rápido Tecnologia da Informação Processamento de dados manual Burocracia Processamento de dados eletrônicos Sem burocracia Estratégia do empreendimento Orientada à produção Orientada ao mercado Fonte: MCB University Press Limited. Hans F. Buch, “Integrated Material Management. International Journal of Physical Distribution and Material Management. 18, nº 7 (1988), pág. 28.

Forças Externas que afetam a Cadeia de Abastecimento Culturas & Regras Governamentais Informação & Comunicação Meio Ambiente Mercado & ¨Demanda Globalização Competição Intensa

Estratégias de competitividade Qualidade Velocidade Confiabilidade Flexibilidade Compromisso Custo

Administração de Materiais X Administração As quatro funções principais do administrador são: Planejar Organizar Dirigir Controlar Administração de Materiais X Administração Das quatro funções básicas da administração podemos dizer que a administração de materiais e patrimônio interage diretamente com três, que são Planejamento, Organização e Controle, tendo também o apoio da Direção, pois envolve diretamente pessoas.

“A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”. A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Toda boa administração deve considerar... PREÇO BAIXO OBJETIVOS PRINCIPAIS ALTO GIRO DE ESTOQUES CONTINUIDADE DO FORNECIMENTO BAIXO CUSTO DE AQUISIÇÃO E POSSE CONSISTÊNCIA DE QUALIDADE DESPESAS COM PESSOAL E APERFEIÇOAMENTO, BOAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES, BONS REGISTROS

Administração de Materiais “Suprimentos, peças, montagens e bens necessários para produzir um produto”. (Megginson, 1998:550) “Todas as coisas contabilizáveis que entram, na qualidade de elementos constitutivos e constituintes, na linha de produção (...) além de outros itens que fazem parte da rotina diária da empresa”. (Messias, 1987:21)

Administração de Materiais Atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto terminado ao cliente Procedimento Esclarecimento O que deve ser comprado Implica a especificação de compra Como deve ser comprado Modo mais recomendável Quando deve ser comprado Identifica a melhor época Onde deve ser comprado Melhores segmentos do mercado De quem deve ser comprado Conhecimento dos fornecedores Por que preço deve ser comprado Evolução dos preços no mercado Em que quantidade Para haver economia