1 6 – Administração de Compras Quando falamos em compras, vem á mente um sentido de negociação. Mas devemos levar em conta que para uma negociação é preciso.

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Transcrição da apresentação:

1 6 – Administração de Compras Quando falamos em compras, vem á mente um sentido de negociação. Mas devemos levar em conta que para uma negociação é preciso ter dois pólos, um comprando e um vendendo. Prof. Juliano Santiago Angeli

2 6 – Administração de Compras Ambos devem saber negociar e tirar o máximo de proveito desse ato, mas é preciso considerar que se de um lado há alguém comprando pelo que julga ser o melhor preço, do outro há um oponente vendendo pelo seu melhor preço também. Portanto em toda negociação deve haver argumentos de ambas as partes. Prof. Juliano Santiago Angeli

3 6 – Administração de Compras O bom negociador deve saber distinguir o gerenciamento das informações do gerenciamento da relação. Gerenciar as informações é desenvolver a capacidade de transformá-las em conhecimento, uma vez que elas são fornecidas, na sua maior parte, pela mídia escrita e falada. Prof. Juliano Santiago Angeli

4 6 – Administração de Compras Já o gerenciamento da relação ocorre quando entramos em contato com o outro – oponente, no caso passamos a gerenciar não apenas as informações, mas o contato. Prof. Juliano Santiago Angeli

5 Métodos de Negociação Todo negociador sempre deve negociar para ganhar. Existem duas formas para ganhar: Às custas da outra parte; Tendo os interesses mais relevantes atendidos. Prof. Juliano Santiago Angeli

6 Métodos de Negociação Ganhar ás custas do outro é uma negociação de risco em que um sempre ganha e um sempre perde. É a chamada negociação ganha/perde. Na ocasião em que os interesses sejam relevantes, nasce a negociação ganha/ganha, ou seja os sois lados ganham. Prof. Juliano Santiago Angeli

7 Métodos de Negociação Só existe um bom negócio quando ambas as partes ganham, é a negociação eficaz. Nos dias de hoje, com a maior interdependência das pessoas, empresas e instituições, a busca de parcerias, a terceirização e outras formas conjuntas de obter qualidade e produtividade, a negociação eficaz tornou-se não somente uma boa idéia, mas, uma necessidade. Prof. Juliano Santiago Angeli

8 Métodos de Negociação Finalizando existe a negociação antiproducente, ou seja, a negociação perde/perde. Este tipo de negociação todos perdem, e a negociação foca quem perde menos. Como exemplo pode-se focar o atraso de uma mercadoria causando prejuízo à todos. Prof. Juliano Santiago Angeli

9 Fornecedores Entende-se por fornecedores todas as empresas ou indivíduos interessados em suprir as necessidades de outra empresa em termos de matéria-prima, produtos, mercadorias, mão-de-obra e serviços. Prof. Juliano Santiago Angeli

10 Fornecedores A eficiência do comprador pode ser medida pelo grau de atendimento e pelo seu relacionamento com o fornecedor, que deve ser o mais adequado e conveniente possível. Segundo o professor Maurício Kuehme Júnior, os fornecedores podem ser classificados em três categorias distintas: Prof. Juliano Santiago Angeli

11 Fornecedores Fornecedores monopolistas: trata-se dos fornecedores de produtos exclusivos, em que o comprador é quem mantém o interesse na aquisição e o fornecedor, além de ter conhecimento do monopólio, dedica pouca atenção aos seus clientes. Prof. Juliano Santiago Angeli

12 Fornecedores Fornecedores habituais: fornecedores tradicionais que sempre são consultados em uma compra e prestam melhor atendimento, pois deles dependem novas vendas. Possuem uma linha de produtos padronizados e comerciais. Prof. Juliano Santiago Angeli

13 Fornecedores Fornecedores especiais: aqueles que ocasionalmente prestam serviços, mão- de-obra ou fabricação de produtos que requerem equipamentos especiais ou mesmo processos específicos não encontrados nos fornecedores habituais. Prof. Juliano Santiago Angeli

14 Compras e Estoques (Inter- Relação Existe uma relação direta entre compras e estoques. Isso que dizer que se compra porque existe a necessidade e, se existe a necessidade, é porque o estoque esta no ponto de ressuprimento. Sempre que o estoque atingir o ponto de ressuprimentos, o departamento de compras deve-se ser acionado. Prof. Juliano Santiago Angeli

15 Compras e Estoques (Inter- Relação Na empresa, as compras devem obedecer aos fatores de decisão para sua efetivação, que são: qualidade, quantidade, prazo e preço. Prof. Juliano Santiago Angeli

16 Relação com o MRP O processo de compras relaciona-se de maneira inconfundível com o MRP, pois se tratando da necessidade de material, é imperioso estar atento a isso. Quando se começa o processo de fabricação de um determinado produto, é preciso verificar o estoque (na verdade antes que comece o processo) de matérias-primas para seu procedimento, o que é a grande chave de relação entre os dois setores. Prof. Juliano Santiago Angeli