Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola COM-VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. COM - VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. IMPLANTAR OU REVITALIZAR A COMISSÃO
Funções da COM-VIDA Promover o intercâmbio entre a escola e a comunidade Focalizar as questões socioambientais indicadas no processo de construção do PPP
Objetivos da COM-VIDA Criação de espaços na escola que possibilitem o pleno exercício da cidadania. Espaços para Debates Tomada de decisões compartilhadas entre gestores, professores e estudantes Os partícipes terão a possibilidade de Exercer controle social Realizar a gestão da escola sustentável
Acordo de Convivência É um conjunto de entendimentos feitos entre as pessoas para facilitar o funcionamento da Com-vida. Uma vez que todos ajudam a construir e concordam, tornam-se responsáveis por cumprir este acordo.
( identificado pelo mapeamento e listados no PPP da escola). ACORDO DE CONVIVÊNCIA Um Acordo de Convivência é pactuado entre estudantes, professores, gestores, funcionários e integrantes da comunidade ( identificado pelo mapeamento e listados no PPP da escola).
Oficina de Futuro “Um lugar onde ocorrem grandes transformações”
Metodologia de Oficina do Futuro 1- Árvore dos Sonhos Dinâmica: pessoas revelam seus sonhos para o futuro da escola, uma escola sustentável, podendo ser desejos de curto, médio e longo prazo
Metodologia de Oficina do Futuro Construindo a árvore dos sonhos Como é a escola dos nossos sonhos? Como é a comunidade de nossos sonhos?
Metodologia de escola do futuro AS PEDRAS NO CAMINHO
Metodologia de escola do futuro 2- O CAMINHO DAS PEDRAS A partir dos sonhos o coletivo deve identificar obstáculos e desafios para a concretização. produzir um quadro dos problemas que impedem a existência da escola dos sonhos, da escola sustentável
Metodologia de Escola do Futuro 3- PLANO DE AÇÃO O coletivo desenvolve propostas para a resolução compartilhada dos problemas e estabelece um cronograma para a realização das ações, identificando o que é necessário para implementá-las.
Com-vida –plano de ação Significa aquilo que deve ser feito para alcançar um objetivo – 1ª ação: FÓRUM AMBIENTAL – 05/06/2014 Materiais e custo Cada produto e serviço tem um custo Prazo Até quando cada ação deve ser realizada? Responsáveis Quem faz o que? Como avaliar? O grupo escolhe coisas que possam avaliar, o que está dando certo Divulgação das ações Educomunicação: Jornal mural, rádio, panfletos, TVs, atividades culturais
Revendo Etapas 1- Elaborar o diagnóstico socioambiental. 2- O diagnóstico deve auxiliar na revisão do PPP. 3-Crie a COM-VIDA (3 passos da Oficina de Futuro). 4- Crie um acordo de convivência
Para elaborar um acordo de convivência Precisa ter Respeito mútuo, solidariedade, tolerância, transparência e reconhecimento do espaço do outro
Só tem sentido em criar a Com-vida se for para modificar para melhor o dia a dia da escola e da comunidade Referência: Profª Christiane Gioppo
O sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade. Raul Seixas Norma Salomão Castilho Técnico-pedagógica de Biologia Coordenação de Educação Ambiental e Grêmio Estudantil Email: nsciencias@gmail.com Blogs: biocienciasnre.wordpress.com gremioonline.wordpress.com