Outsourcing Estratégico Licenciatura em Comunicação Empresarial Ano Lectivo 2008/2009 1º Ano João Roque Marketing Estratégico
Outsourcing Consiste no recurso estratégico a meios externos para realização de tarefas ou actividades que normalmente seriam desenvolvidas no interior da Empresa.
Objectivo Recorrer a empresas especializadas para o desempenho de tarefas específicas reduzindo os custos internos e aumentando a eficiência e qualidade dos produtos.
Apresentamos a Volkswagen O principal objectivo da Volkswagen é produzir carros de boa qualidade, porém dentro da Volkswagen existem também outros serviços como venda, consórcio, vencimentos etc., que são os serviços terciarizados por outras empresas caracterizando o Outsourcing. Resumindo, a Volkswagen consegue concentrar-se em produzir carros de boa qualidade deixando os outros serviços na mão de parceiros especializados.
VantagensDesvantagens Perca do controle dos custos dos serviços terceirizados. Aumento da dependência de terceiros. Despedimentos na fase inicial. Perca de controle sobre o processo de criação de eventuais competidores. Maior agilidade nas decisões.Optimização dos processos.Maior poder de negociação. Aumento da especialização do serviço.
Referências Bibliográficas: Gonçalves, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. RAE-Revista de Administração de Empresas, Jan/mar São Paulo. V. 40. p Gonçalves, José. O outsourcing de processos de negócios. Artigo técnico. ACE – Sistemas Comerciais Rascão, José. Análise Estratégica, Sistema de Informação para a Tomada de Decisão Estratégica, Edições Sílabo, Lda. 2001