MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Advertisements

PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Estratégia 2 Universidade de Brasília
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
Avaliação Psicomotora
ABRANGÊNCIA Planejamento Financeiro Orçamento
Planejamento Estratégico AULA 1 Janeiro/2011
Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes.
Referencial Rumo à Excelência
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abrangência do Planejamento
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
1.Introdução à Administração
Henry Mintzberg Andrea Rivieri dos Santos
Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. A palavra vem do grego strátegos, que significa "a arte do.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
- Minister (subordinação ou obediência)
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Empreendedorismo pode ser aprendido
“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower
GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
O PROCESSO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Design !? 1.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
AS 10 LINHAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Capítulo 1 A administração hoje.
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
Conceito Evolução Principais autores Características
Seu novo mundo ROAD. EMPREENDEDORISMO O Empreendedor criatividade; planos originais visão; enxergar a ação no futuro coragem; fazer a ação mesmo com riscos.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Cognição nas organizações
Introdução ao Planejamento
A Administração e suas perspectivas
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Planejamento e Estratégia
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Gestão Empresarial Prof. Junior Barbosa. A Estratégia, Os Processos e as Competências Pensamento Estratégico - Aprimorando o entendimento do negócio (Visão.
Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
©2003 South-Western Publishing Company 1 Liderança Estratégica Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 12.
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
Escolas de estratégia.
Um século de História de Inovação
Transcrição da apresentação:

MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em um tempo” Os objetivos, planos e a base de recursos não são mais importantes do que o que a empresa fez ou está fazendo no momento.

MINTZBERG Enfoque Standard: ênfase na análise Concepção estratégica a partir de intenções estratégicas - Estratégia deliberada Enfoque Mintzberg: ênfase na ação Uma série de atos convergentes que a empresa realizou – Estratégia realizada Um conjunto de ações consistentes não formalmente intencionadas antecipadamente - Estratégia emergente - aprendizado

MINTZBERG A empresa teria uma estratégia mesmo não dispondo de planos ou de alguém que se dedique a estabelecer objetivos formais Um padrão significa que os atos da empresa são congruentes (propriedade, coerência, conveniência) O conceito de Mintzberg apóia-se no contraste entre análise e ação e entre controle e aprendizado.

OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA Plano: curso de ação com um propósito consciente  modelo tradicional  empresas burocráticas. Padrão: de uma série de atos congruentes  consistência em comportamento ao longo do tempo  inclui a conduta resultante (de um plano)  empresas inovadoras.

OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA ComPlô (manobra): ser melhor que o competidor. Posição: meio de situar uma empresa em determinado ambiente  localização de determinado produto em determinados mercados  enfoque analítico standard.

OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA Perspectiva: interior à organização e à mente do estrategista  modo de perceber o mundo e uma posição eleita  maneira fundamental de uma organização fazer as coisas. Estratégias puras  produto raro  continuum entre deliberada e emergente.

10 ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO 3 Escolas de natureza prescritiva: como deve ser e não como são formuladas as estratégias. 6 Escolas de natureza descritiva: estratégias são formuladas a partir de aspectos específicos do processo 1 Escola de natureza sintética: combinação em busca de integração.

As 3 escolas de natureza prescritiva A ESCOLA DO DESIGN: Formulação de estratégia como um processo de concepção A ESCOLA DO PLANEJAMENTO: Formulação de estratégia como um processo formal A ESCOLA DO POSICIONAMENTO: Formulação de estratégia como um processo analítico

As 6 escolas de natureza descritiva A ESCOLA EMPREENDEDORA: Formulação de estratégia como um processo visionário A ESCOLA COGNITIVA: Formulação de estratégia como um processo mental A ESCOLA DE APRENDIZADO: Formulação de estratégia como um processo emergente emerge em passos curtos e a organização “aprende”

As 6 escolas de natureza descritiva A ESCOLA DO PODER: Formulação de estratégia como um processo de negociação A ESCOLA CULTURAL: Formulação de estratégia como um processo coletivo A ESCOLA AMBIENTAL: Formulação de estratégia como um processo reativo

A escola de natureza sintética A ESCOLA DE CONFIGURAÇÃO: Formulação de estratégia como um processo de transformação Mudanças estratégicas.

A evolução das escolas Solidez e influência do posicionamento Lado macro da escola do poder: alianças, estratégia coletiva, etc. Configuração e aprendizado: obsessão por mudança estratégica.

ÁREAS GERAIS DE CONCORDÂNCIA A RESPEITO DA NATUREZA DA ESTRATÉGIA

ÁREAS DE CONCORDÂNCIA “Não é possível separar organização e ambiente ... a organização usa a estratégia para lidar com as mudanças nos ambientes”. A estratégia é complexa: “as mudanças trazem novas combinações de circunstâncias ... a essência da estratégia permanece não programada, não-rotineira, não-repetitiva ...” A estratégia (as decisões estratégicas) afeta o bem-estar da organização.

ÁREAS DE CONCORDÂNCIA “O estudo da estratégia inclui tanto as ações decididas, ou o conceito de estratégia, e também os processos pelos quais as ações são decididas e implementadas” “Os teóricos ... concordam que as estratégias pretendidas, emergentes e realizadas podem diferir entre si”.

ÁREAS DE CONCORDÂNCIA “...as empresas têm...estratégia corporativa (em que negócios devemos estar?) e estratégia de negócios (como iremos competir em cada negócio?)” A estratégia envolve vários processos de pensamento: exercícios conceituais, analíticos, feitos pelos líderes das organizações...

Cada vantagem estratégica tem uma desvantagem associada: A estratégia fixa a direção (mapeia o caminho) A estratégia focaliza o esforço (coordenação das atividades) Sem visão lateral para desviar dos perigos Falta de visão periférica para novas possibilidades

Cada vantagem estratégica tem uma desvantagem associada: A estratégia define a organização (dá significado) A estratégia provê consistência (reduz ambigüidade e provê ordem) Não perceber a rica complexidade do sistema A criatividade floresce na inconsistência