MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em um tempo” Os objetivos, planos e a base de recursos não são mais importantes do que o que a empresa fez ou está fazendo no momento.
MINTZBERG Enfoque Standard: ênfase na análise Concepção estratégica a partir de intenções estratégicas - Estratégia deliberada Enfoque Mintzberg: ênfase na ação Uma série de atos convergentes que a empresa realizou – Estratégia realizada Um conjunto de ações consistentes não formalmente intencionadas antecipadamente - Estratégia emergente - aprendizado
MINTZBERG A empresa teria uma estratégia mesmo não dispondo de planos ou de alguém que se dedique a estabelecer objetivos formais Um padrão significa que os atos da empresa são congruentes (propriedade, coerência, conveniência) O conceito de Mintzberg apóia-se no contraste entre análise e ação e entre controle e aprendizado.
OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA Plano: curso de ação com um propósito consciente modelo tradicional empresas burocráticas. Padrão: de uma série de atos congruentes consistência em comportamento ao longo do tempo inclui a conduta resultante (de um plano) empresas inovadoras.
OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA ComPlô (manobra): ser melhor que o competidor. Posição: meio de situar uma empresa em determinado ambiente localização de determinado produto em determinados mercados enfoque analítico standard.
OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA Perspectiva: interior à organização e à mente do estrategista modo de perceber o mundo e uma posição eleita maneira fundamental de uma organização fazer as coisas. Estratégias puras produto raro continuum entre deliberada e emergente.
10 ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO 3 Escolas de natureza prescritiva: como deve ser e não como são formuladas as estratégias. 6 Escolas de natureza descritiva: estratégias são formuladas a partir de aspectos específicos do processo 1 Escola de natureza sintética: combinação em busca de integração.
As 3 escolas de natureza prescritiva A ESCOLA DO DESIGN: Formulação de estratégia como um processo de concepção A ESCOLA DO PLANEJAMENTO: Formulação de estratégia como um processo formal A ESCOLA DO POSICIONAMENTO: Formulação de estratégia como um processo analítico
As 6 escolas de natureza descritiva A ESCOLA EMPREENDEDORA: Formulação de estratégia como um processo visionário A ESCOLA COGNITIVA: Formulação de estratégia como um processo mental A ESCOLA DE APRENDIZADO: Formulação de estratégia como um processo emergente emerge em passos curtos e a organização “aprende”
As 6 escolas de natureza descritiva A ESCOLA DO PODER: Formulação de estratégia como um processo de negociação A ESCOLA CULTURAL: Formulação de estratégia como um processo coletivo A ESCOLA AMBIENTAL: Formulação de estratégia como um processo reativo
A escola de natureza sintética A ESCOLA DE CONFIGURAÇÃO: Formulação de estratégia como um processo de transformação Mudanças estratégicas.
A evolução das escolas Solidez e influência do posicionamento Lado macro da escola do poder: alianças, estratégia coletiva, etc. Configuração e aprendizado: obsessão por mudança estratégica.
ÁREAS GERAIS DE CONCORDÂNCIA A RESPEITO DA NATUREZA DA ESTRATÉGIA
ÁREAS DE CONCORDÂNCIA “Não é possível separar organização e ambiente ... a organização usa a estratégia para lidar com as mudanças nos ambientes”. A estratégia é complexa: “as mudanças trazem novas combinações de circunstâncias ... a essência da estratégia permanece não programada, não-rotineira, não-repetitiva ...” A estratégia (as decisões estratégicas) afeta o bem-estar da organização.
ÁREAS DE CONCORDÂNCIA “O estudo da estratégia inclui tanto as ações decididas, ou o conceito de estratégia, e também os processos pelos quais as ações são decididas e implementadas” “Os teóricos ... concordam que as estratégias pretendidas, emergentes e realizadas podem diferir entre si”.
ÁREAS DE CONCORDÂNCIA “...as empresas têm...estratégia corporativa (em que negócios devemos estar?) e estratégia de negócios (como iremos competir em cada negócio?)” A estratégia envolve vários processos de pensamento: exercícios conceituais, analíticos, feitos pelos líderes das organizações...
Cada vantagem estratégica tem uma desvantagem associada: A estratégia fixa a direção (mapeia o caminho) A estratégia focaliza o esforço (coordenação das atividades) Sem visão lateral para desviar dos perigos Falta de visão periférica para novas possibilidades
Cada vantagem estratégica tem uma desvantagem associada: A estratégia define a organização (dá significado) A estratégia provê consistência (reduz ambigüidade e provê ordem) Não perceber a rica complexidade do sistema A criatividade floresce na inconsistência