Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
A informática na Educação Indígena
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
CRIAÇÃO O Programa oferece Mestrado Profissionalizante e foi credenciado pela CAPES em novembro de 2004 estando vinculado à Área 46 - Ensino de Ciências.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Ministério da Educação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Cja- Colégio Jorge Amado
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Deise Kramer Lima Fernandes
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
PIBID Total de custeio do projeto ,00
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Jogos Educativos na Internet Participantes: Fernanda Krauzer Girotto; Eliane Albrecht; Daniela Lannes da Silva; Ranaí Gonçalves Sangic; Vanessa Scheeren.
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
Curso Pré-Vestibular: Sob a perspectiva de integração entre diferentes áreas do PIBID Bruna Souza Bruno Collares Gilberto Silva Sara Cordoni.
Autora: Graziela Langone Fonseca
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP
Edição Atual. Produção dos novos jornais do mês de abril/2014 confeccionados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Rogério Gentil Bellot, Rogério Toto, Vera Carolina Cambréa Longo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – 2015 SUBPROJETO 1 - EDUCAÇÃO FÍSICA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC/CAPES/FNDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DO IFPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID Subprojeto – MATEMÁTICA

PIBID - Matemática Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia Coordenador/Orientador: Francisco Egger Moellwald (FACED) Professores/Orientadores: Elisabete Zardo Búrigo (IM), Marcus de Azevedo Basso (IM) e Maria Alice Gravina (IM). Grupo de bolsistas por escola: Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira Alessandro Bagatini Bruna Bruno Marques Collares Fernanda Michele Kettermann Maria Luiza dos Santos Cardoso Francielle da Silva Marques Sara Oppermann Cordoni Gabriel Dummer Camargo Vanessa Girelli Tonet Patrícia Lima da Silva

O que é o PIBID Matemática É um projeto que está sendo desenvolvido no Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia e na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, que foram selecionados atendendo aos seguintes critérios, estabelecidos pela CAPES: Possuir índice IDEB e resultado no ENEM abaixo da média nacional Atender comunidades da periferia urbana; Oferecer, além do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. As ações são orientadas por um docente da Faculdade de Educação e três docentes do Instituto de Matemática.

Ações Previstas Estudo da memória da escola; Utilização de recursos de tecnologia da informação e da comunicação; Atualização de metodologias de ensino e aprendizagem de matemática; Criação de novos materiais concretos para o laboratório de matemática; Participação da comunidade no ambiente escolar; Melhoria dos Índices IDEB e ENEM.

AÇÕES REALIZADAS

Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia Coordenadora na escola: Ruth Reuniões Semanais Primeiro contato com alunos e professores da escola. Apresentação aos alunos, das atividades que estavam sendo executadas e a serem realizadas

Atividade de apresentação/interação: Número Secreto Atividades Propostas Atividade de apresentação/interação: Número Secreto 1) Cada aluno fica com um número; em voz alta anuncia “Eu tenho nº ....”; em seguida informa quem será o número secreto seguinte, através de alguma operação. o aluno que tem esse número diz em voz alta o seu número, e assim por diante.

Atividades Propostas Reforço para que os alunos tirassem suas dúvidas e resolvessem exercícios junto com os bolsistas. Confecção de materiais; Conversas com professores; Observação e “análise” dos problemas da escola e de que modo estes são solucionados;

Atividades Propostas Oficina com os 2ºs anos: com enfoque na avaliação do Projeto UNIBANCO

Nossos Aprendizados Conhecimento da realidade da maioria das escolas; Inserção em espaços escolares, nos quais pretenderemos atuar; Experiência com planejamento de aulas e atividades para nossa formação; Convivência com problemas que grande parte das instituições enfrentam; Contato com alunos;

Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira Coordenadora na escola: Deisi Aloy

Atividades Propostas Organizar o Laboratório de Matemática Produzir materiais que auxiliem no ensino-aprendizagem da Matemática

Atividades Propostas Oficinas com jogos e materiais manipulativos. Preparação para a Prova Brasil e o ENEM. Encontro para a discussão de problemas matemáticos.

Poliedros Poliedros produzidos pelos alunos dos terceiros anos do Ensino Médio no Laboratório de Matemática.

Maratona dos Poliedros Atividade realizada com os poliedros desenvolvidos pelos alunos. Mesa 01: Desenhar a planificação dos poliedros; Mesa 02: Desenhar a vista em três dimensões; Mesa 03: Separar os poliedros: Mesa 04: Encontrar a característica segundo a relação de Euler: V-A+F=2 Ilustração da divisão da Mesa 03

OBMEP Todos os alunos foram inscritos; Toda a escola se envolveu na aplicação das provas; 22 alunos passaram para a segunda fase; - 5 alunos de Nível 1; - 5 alunos do Nível 2; - 12 alunos do Nível 3. Reuniões de estudo com os alunos que passaram para a 2ª fase.

Outras atividades Oficina sobre o Plano Cartesiano com a 6ª série; Oficina sobre o “Segredo dos Números” nas 5ªs séries; Resoluções de problemas da OBMEP com alunos da 5ª, 6ª e 7ª série; Oficinas de resolução de problemas com alunos da 8ª série e 3º ano do Ensino Médio, revisando conteúdos para a Prova Brasil.

Nossos Aprendizados Convivência com a realidade escolar; Conhecimento de exames que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica; Planejamento de oficinas; Seleção de problemas e de materiais de Matemática e sua importância no ensino; Afirmação da carreira docente.

SITE

GRUPO PIBID MATEMÁTICA Sugestão: NOVA FOTO com os integrantes atuais.

Contatos Bruna Santos de Souza – bruh_89@hotmail.com Bruno Marques Collares – collares.bruno@hotmail.com Fernanda Michele Kettermann – fernanda.kettermann@ufrgs.br Francielle da Silva Marques – marques_francielle@hotmail.com Gabriel Dummer Camargo – gabriel.dummer@ufrgs.br Gilberto Silva dos Santos – gilberto.santos@ufrgs.br Maria Luiza dos Santos Cardoso – luiza.cardoso@ufrgs.br Patrícia Lima da Silva – paty_lima14@hotmail.com Sara Oppermann Cordoni – saracordoni@yahoo.com.br Vanessa Girelli Tonet – nessa_mat@yahoo.com.br