Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
Responsabilidade Social
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
O Estudo da Comunicação
MERCADO CATARINA E FABIANY
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Internacionalização de PMEs
Marketing para EMPREENDORES
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A Responsabilidade Corporativa Natura
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
PREÇO “A diferença entre determinação de preços e preços estratégicos é a mesma diferença entre reagir às condições de mercado e administrá-las.
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Briefing relacionamento com o cliente
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
romoção (propaganda/comunicaçã o)
Concorrência “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrotas; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Profª. Selma Maria da Silva
Profª: Cristiane M. Zanini
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
RMP Consultoria de Negócios
O processo de decisão de compra
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Comportamento do consumidor
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Comportamento do consumidor
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Introdução ao Marketing
Curso: Superior de Tecnologia
Planejamento e Responsabilidade Social
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Conceito Evolução Principais autores Características
Planejamento Estratégico de MKT
O Ambiente de Marketing
Centro de Ensino Superior do Amapá
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Tecnológico de Marketing
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Introdução à Administração
Economia Popular Solidária
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
Comportamento de compra do consumidor
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
Importância do Investimento. Noção de investimento O investimento representa a aquisição de capital novo que assegura a manutenção, a expansão e/ou a.
Segmentação de Mercado
Transcrição da apresentação:

Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS

O tema consumo consciente é um assunto muito comentado nos dias de hoje. Apesar de todos os esforços pela melhoria do planeta, a busca das grandes companhias e entidades não é suficiente pela preservação ambiental. Pensar sobre responsabilidade socioambiental também deve ter iniciativas dos consumidores. Além de exigente o consumidor tem estado mais atento e crítico em relação às atitudes tomadas pelas empresas. Nos Estados Unidos uma ferramenta revolucionadora chamada GoodGuide (Guia do Bem) beneficia os consumidores com informações rápidas e confiáveis sobre os impactos socioambientais de determinado produto ou marca. Barra Bonita/SP 2010 Introdução

Comportamento do Consumidor É uma tomada de decisão que busca a solução de um problema, onde o indivíduo busca regular a sua ação de modo a atingir o máximo de ganhos e perdas, ou então comportamentos que não levem a nenhum resultado. Barra Bonita 2010

Informações + Outras informações Crenças Utilidade Comparar Opções Necessidade Capacidade/ Recurso Pré-Compra Compra Compro Posicionamento Promoção Propaganda Barra Bonita 2010

Consumidor Consciente/”Verde” É um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade. Ou seja; é o indivíduo que busca para o consumo apenas produtos que causam menor ou nenhum prejuízo ao meio ambiente. Barra Bonita 2010

Rotulagem Ambiental É a certificação de produtos/serviços com qualidade ambiental que atesta através de uma marca colocada no produto ou embalagem, que determinado produto/serviço apresenta menor impacto ambiental em relação a outros produtos “comparáveis” disponíveis no mercado. Barra Bonita 2010

Identificando o Consumidor Homens e Mulheres; Faixa etária de 18 a 50 anos de idade; Funcionários públicos, assalariados e empreendedores; Localizados na Cidade de Brotas e adjacentes (zona urbana e rural). Barra Bonita 2010

Descobrindo o Comportamento do Consumidor Atenção ao rótulo na aquisição de um produto; O direcionamento das informações sobre os impactos ambientais nos rótulos ajudam a orientar a escolha dos consumidores. O rótulo ambiental funciona como uma relação de confiança que se cria sobre o produto certificado. Barra Bonita 2010

Aquisição de um produto Descobrindo o Comportamento do Consumidor O consumidor ao adquirir um produto o que vêm primeiro à memória é o preço e, não o valor do produto em si. O valor social, agregado as suas ações ambientais não influencia a prática das mesmas. Barra Bonita 2010

Descobrindo o Comportamento do Consumidor Produto Socioambientalmente responsável Para que o princípio “socioambientalmente corretos” possa expandir é fundamental que os consumidores dêem preferência a produtos “socioambientamente responsável”. O consumidor ao adquirir um produto socioambientalmente responsável estará investindo no seu próprio bem estar, bem como estará contribuindo com a recuperação e preservação do planeta. Barra Bonita 2010

Descobrindo o Comportamento do Consumidor Percepção do Produto Socioambientalemnte Responsável É de grande importância que exista a preocupação com as causas ambientais, tanto por parte das empresas produtoras como pelos consumidores. As empresas que aderem à rotulagem ambiental e sua norma regulamentadora atingem uma nova categoria de consumidor: o ecologicamente consciente; pois transmitirão através do rótulo de seus produtos informações necessárias referentes ao desempenho ambiental do produto e da empresa. Barra Bonita 2010

Descobrindo o Comportamento do Consumidor Resultados de Ações Socioambientais As práticas assistencialistas deram lugar ao investimento social positivo com preocupações metodológicas, estudos e o acompanhamento fazem as práticas empresariais serem destinadas aos projetos sociais. Barra Bonita 2010

Descobrindo o Comportamento do Consumidor Percepção do Consumidor referente a Ações Socioambientais Ainda há uma deficiência por parte das empresas ao lançarem o produto sustentável; pois estas deveriam distinguir melhor o valor agregado ao produto (responsável), quer seja na embalagem, no rótulo, na exposição, na comunicação; enfim usar uma estratégia de marketing mais agressivo para conscientizar todas as classes sociais. Barra Bonita 2010

Conclusão É o dever e compromisso da empresa assumir uma atitude transparente e responsável em suas relações com os seus diversos públicos-alvo. A inserção de imagens, ícones que representem práticas socioambientais serão bons atrativos para a atenção dos consumidores e, estes reconhecerem a importância e a diferença que faz para si e para o próximo. A responsabilidade socioambiental resgata a função social da empresa, tendo por finalidade a promoção da qualidade na relação entre o consumidor e as práticas que respeitem a população e o meio ambiente para a construção de uma sociedade mais justa e qualitativamente melhor para viver o ser humano. Barra Bonita 2010