Teorias da aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Pedagogia da pesquisa-ação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Revisão de conteúdos e recuperação de atividades anteriores Avaliação.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Projeto Individual Progressivo Atividades Complementares Estágio
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Concepções de Aprendizagem.
Educação no contexto do Trabalho
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Didática: organização do trabalho pedagógico
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Transposição informática e sistema cognitivo
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
SILVANA BERBEL FERNANDES
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Tomás de Aquino – o mestre da razão e da prudência
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
13 Liderança nos Grupos - Atividades
SITUAÇÕES.
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
5 Princípios da Educação Libertária - Material de Apoio Educação Braslieira Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades.
Introdução O que diz a lei O papel do professor As funções da música na sociedade A contribuição de Alan Merriam Qual a sua contribuição para a Educação.
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Atividades
Atividade complementar 04
37 Seriados da TV: Ritmo – Material de Apoio
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Estudo 18 Escalas Diatônicas Maiores e Menores Bom trabalho! 26 Formação.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Currículos e Programas
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Teorias da aprendizagem 5 Introdução à teoria de Piaget – Material de Apoio Piaget e a pré-escola Teorias da aprendizagem Construtivismo Psicogênese Transportando o sono Posteriormente trasnformados em links, que remeterão às telas seguintes. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 16

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 5 Introdução à teoria de Piaget – Material de Apoio Piaget e a pré-escola MACEDO, Lino. A Perspectiva de Jean Piaget. Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_02_p047-051_c.pdf. Acesso em fev. 2009. A teoria de Jean Piaget é uma importante referência para entendermos o desenvolvimento e a aprendizagem humana. Neste texto, pode-se conhecer um pouco as características dos estágios de desenvolvimento, propostos por Piaget, relacionados ao período pré-escolar. Além disso, o autor indica questões importantes para uma possível aplicação da teoria piagetiana na pedagogia. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 17

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 5 Introdução à teoria de Piaget – Material de Apoio Teorias da aprendizagem MOURA, Ana Maria Mielniczuk; AZEVEDO, Ana Maria Ponzio; MEHLECKE, Querte. As teorias de aprendizagem e os recursos da internet auxiliando o professor na construção do conhecimento. Disponível em http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=188&sid=102. Acesso em fev 2009. O objetivo deste artigo é abordar as diversas teorias da aprendizagem (empirismo, o apriorismo e construtivismo) e os recursos da Internet para auxílio do professor no processo de construção do conhecimento. Será analisada a importância do trabalho cooperativo no processo ensino-aprendizagem, especialmente em ambientes de educação a distância, onde a interação e a ação são fundamentais para que se concretize o conhecimento. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 18

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 5 Introdução à teoria de Piaget – Material de Apoio Construtivismo BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf. Acesso em fev 2009. Se você - apesar de já ter ouvido falar muitas vezes- ainda não conseguiu saber o que é exatamente Construtivismo, leia esse texto de Fernando Becker, pois nele é apresentada de forma clara e objetiva, a definição desse conceito. O autor percorre a história para mostrar que o conhecimento vai se construindo com a história da humanidade, e a partir dessa idéia vem a noção de construção. Além disso, por meio de exemplos, ele aponta o que significa ser construtivista no espaço escolar. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 19

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 5 Introdução à teoria de Piaget – Material de Apoio Psicogênese PIAGET, Jean. A psicogénese dos conhecimentos e a sua significação epistemologica. In PIAGET, Jean eCHOMSKY, Noam (org.), Teorias da Linguagem, Teorias da Aprendizagem, trad. port. de Rui Pacheco ,  Lisboa: ed. 70, 1985, pp. 51-62. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/traducoes/piaget.htm. Acesso em fev 2009. O texto é um excerto do livro Teorias da Linguagem, Teorias da Aprendizagem, escrito e organizado por Jean Piaget e Noam Chomsky. Leia o trecho abaixo e anime-se a ler o texto completo. “Cinquenta anos de experiências fizeram-nos saber que não existem conhecimentos resultantes de um registro simples de observações, sem uma estruturação devida às atividades do sujeito. Mas também não existem (no homem) estruturas cognitivas a priori ou inatas: só o funcionamento da inteligência é hereditário e só engendra estruturas por uma organização de ações sucessivas exercidas sobre objetos. Daqui resulta que uma epistemologia conforme com os dados da psicogênese não poderia ser nem empirista nem pré-formista, mas consiste apenas num constructivismo, com a elaboração contínua de operações e de estruturas novas. 0 problema central é, então, compreender como se efetuam estas criações e por que razão, visto resultarem de construções não pré-determinadas, se podem tomar logicamente necessárias, durante o desenvolvimento.” Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 20

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 5 Introdução à teoria de Piaget – Material de Apoio Transportando o sono COELHO,Helena Wöhl e SILVA, Laura Franch Schmidt. Transportando o sono Disponível em http://prolicenmus.ufrgs.br/repositorio/moodle/material_didatico/repositorio_objetos/transportando_o_sono/ Acesso em ago 2009. Esta canção mostra o conceito de assimilação generalizadora utilizado por Piaget em sua teoria. Na brincadeira entre pai e filha os personagens tentam estender a aplicação de um esquema a um máximo de objetos. Assim fazendo, eles se esforçam para alargar o domínio de um esquema dado a um máximo de situações. Logo, o avião é associado ao Zepelin, a mula a folclórica Mula Sem Cabeça e assim por diante. Você pode trabalhar com seus alunos a partir dessa canção pensando em que tipo de carro, avião, navio, música, instrumento eles seriam. Outra possibilidade é trabalhar com a rima entre as palavras como acontece na canção A Sopa do grupo Palavra Cantada. Será que seus alunos conseguem improvisar? Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 21