ANÁLISE DO GASTO PÚBLICO REALIZADO VIA LICITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SBC EVANDRO MEIRA BARADEL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Advertisements

ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
CONTABILIDADE REGIONAL
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
07 – INICIALIZANDO UMA EMPRESA
TURÍSTICOS PONTOS DE VITÓRIA
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
I Encontro CVS/Abimed/Abraidi *RDC 59 * POSICIONAMENTOS São Paulo 18/11/05 CVS – Diretoria Técnica -10o.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
Voto e cidadania.
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
República Federativa do Brasil Lei de Diretrizes Orçamentárias 2008 PROJETO DE LEI Abril de 2007.
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
SIMBRACS 2013 COMPRAS GOVERNAMENTAIS Brasilia, 13 de novembro de 2013.
PROFª MSc. MARIA CECILIA PALÁCIO SOARES
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
Administração Tributária
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Site: Custos Logísticos Site:
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
PRODUTO INTERNO BRUTO Bibliografia: Lanzana, Antonio Evaristo Teixeira. Fundamentos e atualidades. 3ªEDIÇÃO. EDITORA ATLAS.
Macroeconomia Política Fiscal
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS
Sistema Bec Inclusão das Universidades no sistema de Aquisição pela Bolsa Eletrônica de Compras.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
Desafios brasileiros: saúde pública
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
Planejamento na Gestão Pública
Lei Orçamentária Anual - LOA
Direito Administrativo II Bens Públicos
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
Fundamentos de Macroeconomia. Parte 2 - O Curto Prazo O Mercado de Bens.
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Prof. Ricardo Justo.
POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO GOVERNAMENTAL A construção de Governo Eletrônico na Administração Federal do Brasil.
INOVAÇÃO Referencial Teórico Profª Andréa Ribeiro.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
CUSTO DE CAPITAL e ORÇAMENTO DE CAPITAL ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
Análise de Dados Excel é popular elaboraçãodecálculos análisededados testedehipóteses O Excel é popular, em grande parte, por causa das possibilidades.
Audiência Pública Audiência Pública 2º Quadrimestre 2015.
POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCUTINDO MODELOS
Municipalização Descentralização da execução das políticas públicas, sem os correspondentes recursos financeiros para fazer frente a novas responsabilidades.
Sistema Integrado de Suprimentos - SIS
Administração Financeira Dividendos. Conceito Tipos.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Finanças da Educação na cidade do Recife (2010 – 2014) Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) ABRIL de 2014.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água Universalização do Saneamento Básico nos Municípios com até
Elton Carioni Carsten Eleições Fluxo do processo Arrecadação de recursos Realização de Gastos Sobras ou dívidas de campanha Prestação de contas.
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
Introdução ao Direito Administrativo Aula 1: As interfaces entre o direito administrativo e as políticas públicas ou por que estudar Direito em um curso.
A política de compras públicas no Brasil e as micro e pequenas empresas Renato Garcia Poli/USP VIII Conferencia Anual sobre Compras.
Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Tema: Financiamento da Educação, desperdício.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DO GASTO PÚBLICO REALIZADO VIA LICITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SBC EVANDRO MEIRA BARADEL

Objetivos Geral: disseminar o estudo do gasto público via licitação, principalmente no tocante a eficiência, deixando-se de lado a visão de que licitação é apenas um mero conjunto de normas; Específico: identificar o fluxo do gasto público realizado via licitação no município em análise. Quanto fica no município? Quanto vai embora?

Problema Qual é a relação entre o gasto público realizado por meio de licitações neste município e as empresas sediadas na própria cidade?

Hipóteses i) o município de SBC faz parte do rol dos maiores municípios do estado de São Paulo, logo, possui máquina pública que tende a atrair empresas de fora da cidade, principalmente as situadas na capital. ii) esse interesse exterior acabou por se intensificar nos últimos anos por conta da iniciativa da prefeitura em adquirir bens e serviços por meio de licitações eletrônicas, o que se espera que provoque quebra de barreiras regionais.

Importância das compras municipais Interesse econômico, social e político; Ex: fomento de determinados setores/atividades (caso da madeira de origem legal e/ou certificada); Em 2002, somando-se os três níveis, foram licitados o equivalente a 103 bilhões de reais. Uma redução de 5% em tais gastos já daria para cobrir a despesa com o Bolsa Família no ano de 2003; Dos 103 bilhões, 42 são provenientes de licitações da esfera municipal. Fonte: MARQUES. Felipe.S. Compras governamentais no Brasil e nos Estados Unidos: implicações para os municípios. Revista de Administração Municipal – Municípios, Rio de Janeiro: ano 53, n. 264, p , out./dez

Resultados da Análise - I

Resultados da Análise - II

Resultados da Análise - III

Considerações A hipótese “i” foi confirmada mediante 45% das empresas ganhadoras estarem sediadas na capital paulista, sendo elas vencedoras de aprox. 67% dos itens licitados; A hipótese “ii” não se confirmou completamente, uma vez que 80% das empresas vencedoras são da RMSP, comportamento tipicamente esperado em licitações presenciais. Não se pode dizer que houve quebra de barreira de fato, principalmente no que se refere à participação de empresas do interior do estado.

Próximos Passos Trata-se de uma análise inicial que deverá ser ampliada com dados amostrais dos anos de 2008 e Apenas para se ter uma ideia, somando- se os pregões eletrônicos realizados em SBC nos últimos três anos, já se atinge a marca de mais de licitações.

Obrigado.