JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS RITO SUMÁRIO
Advertisements

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Intervenção de terceiros
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
Da justificação da ausência
Ação Cautelar de Produção Antecipada de Provas ( art. 846 a 851, CPC)
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
Prática Jurídica I Petição Inicial.
Liquidação de sentença
PETIÇÃO INICIAL.
TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Tutela Antecipada e Liminar
1 UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO DIREITO PROCESSUAL CIVIL I 3º SEMESTRE.
BUSCA E APREENSÃO art. 839 a 843 do CPC
DA BUSCA E APREENSÃO CONCEITO: Arts. 839 a 843
PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC
Da posse em nome do Nascituro 877 a 878 do CPC
A PETIÇÃO INICIAL NO PROCESSO CIVIL
Alimentos provisionais 852 a 854 do CPC
Prática Jurídica I Contestação.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Ação de Prestação de Contas
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
Produção antecipada de provas
Processo Cautelar.
FALTA OU INSUFICIÊNCIA DE PROVA APOSTILA 2
DO PROTESTO E DA APREENSÃO DE TÍTULOS– art. 882 à 887 do CPC Protesto cambiário (Theodoro Jr. vol :725) - exemplos de títulos cambiários: duplicata.
Professor Sergio Torres Teixeira
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
Ação de Nunciação de Obra Nova
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
ARRESTO 813 a 821 do CPC Conceito: é a medida cautelar de apreensão de bens que tem por fim garantir futura execução por quantia certa. O arresto consiste.
CONVENÇÃO DE Arbitragem
Da declaração incidente art. 325 Toda vez que houver dúvida quanto à existência ou inexistência de relação jurídica, abre-se a possibilidade do interessado.
Recuperação Judicial Juízo do local do principal estabelecimento
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
PROCEDIMENTO ORDINÁRIO E SUMÁRIO
Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
Protestos, notificações e interpelações
Arrolamento de bens arts. 855 até 860 do CPC.
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
1. Ponto 4.1: Litisconsórcio
Aluna: Mayara Guimarães Ramos
UNIDADE 15 – DA DISTRIBUIÇÃO E REGISTRO DA PETIÇÃO INICIAL
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Andrezza Eliab Oliveira Simões
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
Reza o Código de Processo Civil: “Art.2- Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional, senão quando a parte ou interessado a requerer, nos casos e formas.
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL
CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
A Constituição Federal incluiu o mandado de segurança entre os direitos e garantias fundamentais, estabelecendo no seu art. 5º, LXIX, que “conceder-se-á.
Professora Larissa Pochmann
Saneamento do Processo
Direito Processual Civil V Aula – Prof. Luiz Henrique Borges Varella.
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
INEFICÁCIA E REVOGAÇÃO DOS ATOS PRATICADOS ANTES DA FALÊNCIA Arts. 129 a 138.
Transcrição da apresentação:

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC É medida judicial destinada a documentar, a oitiva de testemunhas, a existência de um fato ou de relação jurídica (art. 863 do CPC).

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC Não é preciso que esteja destinada a servir de prova em processo regular, bastando que o interessado dela necessite,por exemplo, para instruir um processo administrativo.

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC Embora tenha sido inserido entre os processos cautelares, parece-nos que não tem essa natureza, porque prescinde do fumus boni juris e do periculum in mora.

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC Não é preciso que a prova seja colhida logo, sob pena de ficar prejudicada. Para isso, a ação adequada é a produção antecipada de provas, que se presta a colhê-la para possível uso em processo jurisdicional.

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC Colhida a prova, o juiz não declarará a existência de fato ou da relação jurídica, ainda que nem se cogite do processo jurisdicional, ou não exista litígio. Não se exige o ajuizamento da ação principal.

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC O juiz não julga a justificação, mas limita-se a colher a prova, com a finalidade de documentar ato ou relação jurídica. O valor dela será apreciado por quem tenha de decidir sobre a existência de um ou outro.

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC Procedimento: A justificação deve ser requerida no foro em que ocorreram os fatos que se pretende comprovar, ou o domicílio dos interessados.

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC Na petição inicial, o autor exporá sua intenção, e indicará o fato ou relação jurídica que pretende documentar. Verificando-se presentes os requisitos, o juiz deferirá a justificação e determinará a citação de todos os interessados (art. 862 do CPC). Não há réus, já que lhe falta caráter contencioso.

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC Os interessados não são citados para apresentar defesa ou resposta, mas para acompanhar a produção da prova. Caso o interessado não possa ser identificado, deverá ser requerida a citação por edital, devendo haver a intervenção do Ministério Público (art. 862, p.u. do CPC).

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC Na data designada, o juiz inquirirá as testemunhas, sobre os fatos alegados, sendo facultado ao requerente juntar documentos (art. 863 do CPC). As testemunhas devem ser arroladas na inicial. Se houver juntada de documentos, a parte contrária terá vista, em cartório, por vinte e quatro horas, mas não cabem discuções sobre o seu conteúdo.

JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC Nos termos do art. 866 do CPC, os autos serão entregues ao requerente, independentemente de traslado, transcorridas quarenta e oito horas da decisão.