Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metabolismo de B12 e Folato
Advertisements

Contagem Carboidratos
ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
DISTÚRBIOS SANGUÍNEOS
Células Sanguínea Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
Minerais Profa. Halene Maturana.
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
E.E. Camilo Bonfim Tema: Importância do Ferro para o Organismo
SISTEMA SANGUINEO “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito:
lDH Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico Monitores:
Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é a doença renal crónica?
Fósforo Vitória Souza José Aurélio.
SALVE OS VEGETAIS Chave para uma saúde equilibrada, a dieta vegetariana traz diversos benefícios ao corpo e à mente, além de ser variada e muito saborosa.
Oral – o que é o escorbuto
DIABETES.
Hemofilia Provavelmente a Hemofilia é uma das doenças sobre a qual existem mais investigações devido a que sua aparição, segundo algumas fontes históricas,
Escola Estadual Santo Afonso
SAÚDE NUTRICIONAL DA MULHER
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
B12- A VITAMINA QUE FALTA Como a dieta estritamente vegetariana não contém produtos de origem animal, a vitamina B12 deve ser conseguida em outras fontes.
Monitora: Luciana Fioretti
FARMACOLOGIA DO SANGUE
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
Orientação Nutricional
Quais são as funções do rim?
ANEMIA FERROPRIVA.
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
FERRO Anemia é a redução da taxa de hemoglobina circulante atribuída a condições patológicas, dentre as quais a deficiência de ferro é a mais comum (Unicef/UNU/WHO/MI,
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
HEMOGLOBINA.
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
VCM = 84 fl (VR= ) HCM = 32pg (VR=30-34)
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Faculdade de Biomedicina Disciplina de Laboratório Clínico
Principal via de administração de drogas: oral
VITAMINAS São nutrientes indispensáveis para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia mas são essenciais em pequenas.
Hipóteses Diagnósticas
Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas.
Falta nutriente, falta saúde
Carmen Vergueiro Disciplina de Hematologia e Oncologia FCMSCSP
ANEMIA MEGALOBLÁSTICA E ANEMIA FERROPRIVA
Farmacologia da Cannabis sativa
ANEMIA FERROPRIVA Monitores:.
Prof. Dr. Paulo Roberto Moura Lima
MONITORIA DE BIOQUÍMICA E LABORATÓRIO CLÍNICO
Minerais.
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO - PNSF
INTERAÇÃO FÁRMACO X NUTRIENTE
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
Anemias Fundação Universidade Federal do Rio Grande
ANEMIAS.
Dra. Mariele Vilela Rios
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
Dificuldade de aprendizagem
Sistema cardiovascular
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
Glóbulos Vermelhos A principal função dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos é transportar a hemoglobina. A hemoglobina por sua vez.
Vitaminas e Nutrientes
Leucemia.
O que é anemia ? A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue).
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
Faculdade de Biomedicina Disciplina de Laboratório Clínico
Transcrição da apresentação:

Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros

Anemia Definição de Anemia(OMS) : “Condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.”

Anemia A hemoglobina é o pigmento dos glóbulos vermelhos (eritrócitos): transporta o oxigênio dos pulmões aos tecidos. Os valores normais para a concentração de hemoglobina sanguínea é de 13g∕dL para homens, 12 g ∕dL para mulheres e 11 g ∕dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

Anemia Prevalência (OMS): 30% da população mundial é anêmica Mulheres em idade fértil e gestantes são mais afetadas Entre as crianças menores de 2 anos a anemia chega a quase 50%.

Anemias - Tipos Qualquer condição passível de comprometer a produção ou de aumentar a taxa de destruição ou de perda dos glóbulos vermelhos pode resultar em anemia, se a medula óssea não conseguir compensar a perda dos glóbulos vermelhos, ou mesmo um aumento das necessidades de ferro.

Anemia Ferropriva Anemia ferropriva: mais comum no mundo. Outros tipos de anemias: Anemia das carências de vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico; Anemias por defeitos genéticos; Anemias decorrentes de doenças da medula óssea

Anemia Ferropriva Sintomas: fadiga generalizada, anorexia, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas").

Anemia Ferropriva Sintomas pioram com a atividade física e aumentam quanto menor o nível de hemoglobina. Níveis de hemoglobina entre 9 e 11 g ∕dL: irritabilidade, indisposição e dor de cabeça, Entre 6 e 9 há aceleração dos batimentos cardíacos, falta de ar e cansaço aos mínimos esforços; Concentração de hemoglobina abaixo 6g ∕dL :os sintomas acima em repouso.

Anemia Ferropriva Prevenção: Alimentação variada Carnes em geral, leguminosas, nozes, castanha , açúcar mascavo, rapadura, alimentos enriquecidos com ferro, frutas secas, vegetais verdes escuros. Vitamina C : melhora absorção de ferro. Ferro de origem animal x Ferro origem vegetal.

Anemia Ferropriva Tratamento: Sulfato ferroso Absorção oral é de 10% em pessoas com reservas normais de ferro. Absorção pode aumentar de 20% a 30% em pessoas com reserva deficiente de ferro.

Anemia ferropriva – sulfato ferroso Absorção prejudicada pela presença de alimentos. O início do efeito terapêutico ocorre entre 7 e 10 dias. Pico plasmático: 2 horas após dose oral. A meia-vida de eliminação é de 6 horas. Excretado na urina e fezes.

Anemia ferropriva – ferro quelato O ferro quelato glicinato tem sido usado com sucesso. A favor: melhor tolerado que o sulfato ferroso. Contra: preço mais caro

Anemia ferropriva Absorção de ferro diminui na presença de: leite, antiácidos, cimetidina diminui sua absorção. Ferro diminui a absorção de alguns medicamentos como: levodopa, metildopa (antiparkinsonianos), penicilinas, quinolonas e tetraciclinas (antibióticos).

Anemia Ferropriva Sulfato ferroso: Deve ser administrado entre as refeições para obter melhor absorção. Em pacientes com problemas gastrintestinais, deve ser administrado junto às refeições para minimizar este efeito

Anemia Ferropriva Sulfato ferroso – reações adversas mais comuns: Irritação gastrintestinal, Dor epigástrica, Náusea, vômito, Fezes pretas, Constipação, Cólica estomacal.