O que é o Atelie O programa Ateliê foi criado para atender a demanda existente de ações de extensão relacionadas à arquitetura e ao urbanismo e provindas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Formosa: Exercício de entender suas relações.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Educação Escolar Indígena
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Responsabilidade Social nas Empresas
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Promovendo Soluções Sociais
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
Autoavaliação Institucional e a CPA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Política Nacional de Habitação
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
Ensino Médio e Educação Profissional
Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.
Política Educacional Brasileira
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Constituição de Grêmios Estudantis
Uma Escola do Tamanho do Brasil
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
PET/DIREITO – PROGRAMA DE ENSINO TUTORIAL EM DIREITO.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

O que é o Atelie O programa Ateliê foi criado para atender a demanda existente de ações de extensão relacionadas à arquitetura e ao urbanismo e provindas de instituições governamentais, ong's, associações comunitárias e comunidade em geral que não teria a possibilidade de arcar com os custos da contratação de profissionais, e concomitantemente oferecer oportunidade aos acadêmicos de vivenciar o cotidiano, deveras distinto do universitário, de comunidades carentes e desassistidas. Des-mistificar a idéia de arquitetura como atividade voltada ao publico elitizado. Através do Ateliê, será promovida a discussão intelectual, técnica, artística, consolidando a relação entre extensão, ensino e pesquisa

FeNEA

FeNEA- EMAU O Escritorio Modelo de Arquitetura e Urbanismo - EMAU é um projeto conceituado e fomentado pela FeNEA – Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Ele visa a melhoria da educação e da formação profissional, através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo. Visa também estabelecer uma relação transformadora com a sociedade, afirmando assim a necessidade do carácter social do ensino universitário. A extensão, assim como o ensino e a pesquisa, é fundamental para a formação profissional, pois é um instrumento de interação do meio acadêmico com a sociedade e, neste sentido, o EMAU busca ser um modelo de extensão universitária. Os trabalhos desenvolvidos nos EMAUs são experiências de troca, onde os estudantes, e professores, levam às comunidades parceiras os conhecimentos de arquitetura e urbanismo adquiridos e produzidos na universidade, retornam à comunidade acadêmica o conhecimento adquirido em suas atividades e estabelecem assim um canal de comunicação, de interação. Funciona com gestão estudantil, orientação profissional e decisões horizontais.

O eixo norteador ético destes princípios são os quatro postulados da UNESCO e União Internacional de Arquitetos para educação em Arquitetura e Urbanismo: · Garantir qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos; · Uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos; · Equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído; · Arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.

Cidades Brasileiras As cidades brasileiras abrigavam, há menos de um século, 10% da população nacional. Atualmente são 82%. Incharam, num processo perverso de exclusão e de desigualdade. Como resultado, 6,6 milhões de famílias não possuem moradia, 11% dos domicílios urbanos não têm acesso ao sistema de abastecimento de água potável e quase 50% não estão ligados às redes coletoras de esgotamento sanitário. Em municípios de todos os portes, multiplicam-se favelas. A evidente prioridade conferida ao transporte individual em detrimento do coletivo tem resultado em cidades congestionadas de tráfego e em prejuízos estimados em centenas de milhões de reais. Fonte: Ministério das Cidades

Grupos de trabalho O Ateliê um programa no qual vários projetos de extensão se adaptam e recebem suporte. Cada projeto tem seu Grupo de Trabalho que fica responsável pela elaboração do projeto, apresentar soluções. Os acadêmicos podem participar de um ou mais projetos. O principal e a sua responsabilidade perante os colegas e o publico que será atendido.

Projetos Geodésica Parceria com o Movimento Panamby. Evento 24 horas de Cultura UFMT KK, Yuri, Andre Campos, Guilherme Trabalho concluído

Projetos Movéis reciclados Parceria CUCA-Cuiabá Abril de Guilherme Trabalho concluído

Projetos Escola Hermelinda Luna, Vanderson, Thadeu, Desire e Guilherme Trabalho concluído

Projeto Jd Vitória Em AndamentoDiscentes:Yuri Muniz, Guilherme Almeida Docente: Dorcas Araújo. Antiga creche abandonada. Projeto para ocupação comunitária.

Projetos- Jornal Muita gente ajuda Heliara, Luna, Guilherme, Lais, Marcia…

OBJETIVOS ACADÊMICOS Integrar o ensino, pesquisa e extensão. Pesquisa extensiva Ensino e Extensão – Flexibilização Curricular O Forúm de Pro-Reitores de Extensão, traz em sua publicação:” Recomenda-se neste sentido a adoção de medidas como as que se seguem Os Programas e Projetos de extensão podem ser formalizados como disciplinas (obrigatórias, optativas ou eletivas) ou atividades secundárias, previamente definidas, ou reconhecidas ao final do tempo de participação.”

EMAUS- BRASIL AMA - Atelie Modelo de Arquitetura – UFSC CÉLULA – UFES EMAU UFMG CASAS - Centro de Ação Social em Arquitetura Sustentável UNB OCAS- UEL AFA - Ateliê Flutuante de Arquitetura – PUC POA Existem mais! Acesse:

Contato