Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso ( ) Introdução Visamos contribuir para o debate a respeito da globalização e da inserção.
Educação Permanente em Saúde :
PRINCIPAIS ATORES E PRESSUPOSTOS
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
EDUCAÇÃO BÁSICA E A OPÇÃO PELO CURRÍCULO DISCIPLINAR
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
O Marxismo de Adam przeworski
Instrumental metodológico
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rumos da América Latina no Século XX
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Curso Direito à Memória e à Verdade
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
A sociologia de Florestan Fernandes
Introdução a Questão Social
Projeto de Pesquisa Orientador: Prof. Msc. Rogério Santos Costa. Orientador: Prof. Msc. Rogério Santos Costa.
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Aula 5 – BASES DA MEDIAÇÃO.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Revoluções do Século XX (II)
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
SOCIEDADE DE CLASSES, ESTADO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO, A GESTÃO EDUCACIONAL, A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Ciência, tecnologia e sociedade
Sociologia Por quê?.
Serviço Social Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
CAMINHANDO UMA PROPOSTA DE RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL A.S. Eronides Figueira de Almeida 2009.
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Revolução Russa.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Política Externa Brasileira
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
Introdução ao Serviço Social
O CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA
Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
Retomando....
Política externa no 2º governo vargas
Fundamentos históricos teóricos e metodológicos do serviço social ii
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Dos anos 1990 a 2014 – uma análise da história da política exterior brasileira Aline Tereza Borghi Leite HPEB II.
Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social
DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Educação Popular em Saúde
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.
Rosa Lúcia prédes trindade
A América Latina nas Primeiras Décadas do Século XX
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social Serviço Social Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social profa Ma. Enilda.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social profa Ma. Enilda Maria Lemos

Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social Tele aula 1 – Tema 1: O movimento de reconceituação do Serviço Social Teleaula 2 – Tema 2: A perspectiva modernizadora do Serviço Social Teleaula 3 – Tema 3: A perspectiva da reatualização do conservadorismo e a perspectiva da intenção de ruptura

Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social Teleaula 4 – Tema 4: A questão social e o Serviço Social Tele aula 5 – Tema 5: Considerações acerca do neoliberalismo Teleaula 6 – Tema 6: O movimento ambientalista Teleaula 7 – Tema 7: A assistência social e o Serviço Social

Tema 1: O Movimento de Reconceituação do Serviço Social Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social Tema 1: O Movimento de Reconceituação do Serviço Social Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social

Conteúdo Alguns fatores que mostram a dependência latino-americana no pós II Guerra Mundial O intercâmbio do Serviço Social com o Serviço Social norte-americano no movimento de reconceituação O movimento de reconceituação do Serviço Social latinoamericano O movimento de reconceituação do Serviço Social no Brasil

Objetivos Reconhecer a influência norteamericana no Serviço Social latinoamericano Compreender o movimento histórico da reconceituação do Serviço Social latino-americano Destacar os fatores que dificultaram o processo de reconceituação brasileiro

Alguns fatores da dependência latino-americana no pós II Guerra Mundial

Não da para discutir o movimento de reconceituação do S Não da para discutir o movimento de reconceituação do S. Social latino-americano isoladamente. Fora da dependência norteamericana.

Década de 1940 - Aliança dos Estados Unidos com a América Latina - fornecimento de matéria prima e mercado para os norte-americanos, (Faleiros, 1983, p. 21). http://www.ufsm.br/cepef/cambara.html Acessado em 31 de janeiro de 2008.

De 1960 a 1980, a América Latina foi marcada pelo “[ De 1960 a 1980, a América Latina foi marcada pelo “[...] processo de mobilização popular-reforma e autoritarismo político [...]” (FALEIROS, 2006, p. 141).

“[. ] as classes dominantes [ “[...] as classes dominantes [...] respondiam seja com projeto de reformas seja com a repressão, articulando uns e outros em função das ameaças reais ou percebidas” (FALEIROS, 2006, p. 142).

João Goulart e outros tentaram “[ João Goulart e outros tentaram “[...] a via de aglutinação de massas em torno de mudanças parciais” (FALEIROS, 2006, p. 142). Quando as mobilizações constituíam uma força capaz de levar adiante a luta contra a dominação, elas eram reprimidas.

Como acontece a dominação imperialista? www.wpfind.com/sujeira/tags Acesso em 04 de fev. 2008.

“O traço específico do imperialismo total consiste no fato de que ele organiza a dominação externa a partir de dentro e em todos os níveis da ordem social, [...]” (FERNANDES, 1981, p. 18 apud IAMAMOTO, 2004, p. 77, nota de rodapé n. 3).

“Nessa dinâmica, as políticas internas se entrosam com as relações externas de dependência/dominação dos Estados Unidos.” (FALEIROS, 2006, p. 142).

Intercâmbio com os Estados Unidos O intercâmbio dos Estados Unidos com os países da América Latina foi impulsionado pela política adotada pelo governo do Presidente Roosevelt.

Com a “[. ] política da Boa Vizinhança do presidente Roosevelt [ Com a “[...] política da Boa Vizinhança do presidente Roosevelt [...] há uma aproximação muito intensa com os Estados Unidos” (YASBEK, 1980, p. 49).

29/01: 1943 - Política da boa vizinhança http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php Acessado em 4 de fevereiro de 2008.

Intercâmbio do Serviço Social latinoamericano com o Serviço Social norteamericano

Esse intercâmbio começou no Congresso de Atlantic City (1941), como diz Yasbek (1988, p. 49). Os programas de DC (governo e comunidade local), implantados pela ONU e pela OEA realizaram intercâmbio.

Com o intercâmbio, o S. Social latino-americano passou a se orientar pela teoria funcionalista.

O funcionalismo

Por que o Serviço Social se apóia no funcionalismo? http://abcnutri.blogspot.com/2007_10_01_archive.html Acessado em 31 de janeiro de 2008.$

Porque não questiona as estruturas sociais internas que fazem parte das estratégias de dominação do capital internacional.

O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina

Fatos da década de 1960 os movimentos libertários internacionais, os questionamentos da dependência norteamericana, a revolução cubana. É nesse contexto que as instituições burguesas são colocadas em xeque.

O “[...] Serviço Social passa a questionar seu papel na sociedade, seu atrelamento às classes dominantes, sua teoria e sua prática corretora de “disfunções” sociais” (AMMANN 1984, p. 146, p. 147).

Os assistentes sociais que eram contra o imperialismo norte-americano e o S. Social tradicional, organizaram o movimento de reconceituação latino-americano.

O movimento de reconceituação optou pelos subalternos, discutiu a dominação externa, começou a pensar num Serviço Social que olhasse para a América Latina. orientou as produções teóricas para as questões do continente.

Diz Faleiros (1983, p. 133) que o movimento acena com a possibilidade de se tentar compreender as relações entre Serviço Social e sociedade.

A “[...] ruptura com o Serviço Social tradicional se inscreve na dinâmica de rompimento das amarras imperialistas, de lutas pela libertação nacional e de transformações da estrutura capitalista excludente, concentradora, exploradora (FALEIROS, 2006, p. 143).

A luta para romper com o Serviço Social tradicional faz parte da luta pela transformação do capitalismo,

O movimento de reconceituação é “[ O movimento de reconceituação é “[...] parte integrante do processo internacional de erosão do Serviço Social tradicional [...]” (NETTO, 2006, p. 146).

Alguns pontos da reflexão de Marilda Villela Iamamoto

compreender a influência norteamericana no S compreender a influência norteamericana no S. Social a partir da dependência latinoamericana; questionar a teoria e a prática do S. Social tradicional; construir um projeto profissional para a América Latina; ,fazer a opção pelos subalternos; discutir a formação profissional.

Qual foi o marco inicial da reconceituação do Serviço Social na América Latina?

Netto (2006): vários analistas consideram o I Seminário Regional Latino-Americano de Serviço Social, realizado em Porto Alegre, em maio de 1965, como o marco desse processo.

O I Seminário “[...] é o marco inaugural de um movimento de intensa revisão crítica do Serviço Social [...]”, o movimento de reconceituação do Serviço Social latinoamericano. (MARTINELLI, p. 16, textos&contextos).

O movimento de reconceituação: ▪ lutou contra as práticas tradicionais e por criar um Serviço Social latino-americano; ▪ lutou para que as produções teóricas não se prendessem ao modelo norte-americano.

O desfecho do movimento de reconceituação

O grupo pretendia criar uma unidade profissional latinoamericana “[ O grupo pretendia criar uma unidade profissional latinoamericana “[...] sem a tutela imperialista [...]” (NETTO, 2006, p. 150). Essa união foi desfeita pelas: . ditaduras burguesas . posições distintas entre os a. sociais

. posições distintas entre os a. sociais “um pólo investia num aggiornamento do Serviço Social e outro tencionava uma ruptura com o passado profissional [...]” (NETTO, 2006, p. 147).

Para Faleiros (1983, p. 133), o movimento de reconceituação acena com a possibilidade de tentar compreender as relações da sociedade e seus vínculos com a profissão. blogtecnologias.wordpress.com/redes-sociais/ Acesso em 04 de fev. 2008.

Tendências manifestadas no movimento: . de conciliação e de reformas . de transformação da ordem vigente . outras para “[...] modernizar e minimizar a dominação” (FALEIROS, 2006, p. 143).

O movimento de reconceituação conseguiu colocar na pauta dos encontros profissionais assuntos de interesses latino-americanos, em lugar do debate pan-americanista dos encontros patrocinados pelos Estados Unidos.

DVD 8 Regime militar: Costa e Silva a Médici Tempo: 9: 55 a 19: 38 Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. TVescola. DVDescola 8. História: Regime militar.

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil

O Serviço Social fez “[...] uma mudança no discurso, nos métodos de ação e nos rumos da prática profissional [...] adequando o Serviço Social à ideologia dos governantes” (IAMAMOTO, 2006, p. 215).

Segundo Iamamoto (2006, p. 215), no Brasil o debate da reconceituação só criou força quando a ditadura entrou em crise] e a sociedade civil emergiu novamente.

Na crise da ditadura, os cursos de pós-graduação expandiram o diálogo do Serviço Social com as ciências afins, entretanto, as elaborações teóricas não se apoiaram nas fontes clássicas.

A ditadura militar brasileira dificultou o processamento das idéias da reconceituação, mas elas não foram extintas, “[...] no entanto, suas expressões são isoladas [...]”, como foi a experiência do “Método BH”. (IAMAMOTO, 2006, p. 214).

O movimento de reconceituação foi considerado “[ O movimento de reconceituação foi considerado “[....] um marco decisivo no desenvolvimento do processo de revisão crítica do Serviço Social no continente” (IAMAMOTO, 2006, p. 205).

Informação complementar

O Serviço Social “tradicional” é “[ O Serviço Social “tradicional” é “[...] a prática empirista reiterativa e burocratizada que os agentes realizavam e realizam efetivamente na América Latina” (NETTO, J. P. “La critica conservadora..., 1981, p. 44 apud IAMAMOTO, 2004, p. 206, nota de rodapé n. 250)”.